Como pedir transferência de community college para universidade?

Uma estratégia que algumas pessoas usam para conseguir fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, mesmo sem ter logo de cara todos os requisitos necessários para entrar em uma faculdade, é aplicar para uma community college. Depois, já nos EUA, é possível se preparar melhor e transferir para uma “universidade padrão”. Se você estiver pensando em fazer isso, trouxemos aqui um guia para te ajudar nesse processo de transferência de community college para universidade!

Como é o processo de transferência de community college para universidade?

Existem algumas etapas que você precisa seguir para transferir de community college para universidade, especialmente se quiser transferir também os créditos das aulas que fez na primeira. Vamos repassar o processo – que é feito quando você já está na community college – em três passos.

Mas uma advertência rápida antes de começarmos: o processo de transferência é diferente em cada universidade. Então, por mais que você siga estas etapas gerais, ainda vai precisar fazer uma pesquisa para se certificar de que atende aos requisitos de transferência para a instituição desejada.

1-community-college-para-universidade

Passo 1: Marcar uma reunião com o escritório de transferências da community college

A maioria das community colleges tem um escritório que auxilia nas transferências, com conselheiros que podem te ajudar em todo o andamento. Marque uma reunião com eles logo no início do processo e continue em contato para poder tirar todas as suas dúvidas. Esses orientadores são superqualificados e podem te auxiliar a garantir que você atenda aos requisitos de transferência da universidade de destino.

Passo 2: Pesquise sobre sua universidade-alvo

Antes de iniciar o processo de transferência da community college para universidade, você precisa ter certeza de para qual faculdade vai tentar se transferir. Como os requisitos variam de instituição para instituição, saber quais critérios você precisa atender com antecedência vai aumentar suas chances de ser transferido(a) com sucesso.

A boa notícia é que as universidades publicam os requisitos de transferência em seus sites, geralmente nas páginas dedicadas à admissão. Pesquise esses critérios e os use como um mapa para planejar todos os seus passos até a aplicação. Isso vai te ajudar bastante a longo prazo.

E se você ainda não tem certeza de qual universidade deseja ir, tudo bem! Pesquisar os requisitos de transferência em todas as suas faculdades em potencial vai te auxiliar a restringir suas opções.

Por exemplo, digamos que você esteja pensando em se inscrever em duas universidades, uma no estado que você já está e a outra de fora do estado. Com a pesquisa, você pode descobrir que os critérios de transferência para instituição no mesmo estado são muito mais fáceis de cumprir, o que pode influenciar a sua decisão!

2-community-college-para-universidade

Passo 3: Reúna os documentos necessários e aplique

Depois de escolher sua universidade e se encontrar com o escritório de transferências da community college, é hora de iniciar sua inscrição para a universidade. Aqui, normalmente você vai precisar aplicar como todos os outros novos candidatos, embora algumas instituições possam ter um processo de inscrição separado para "alunos de transferência", que conta com formulários um pouco diferentes. Verifique se esse é o caso da universidade que você escolheu!

Você provavelmente vai ter que enviar documentos adicionais para fazer a solicitação de transferência de community college para universidade, como um essay específico, uma cópia do seu histórico escolar da community college e cartas de recomendação. Se você tiver feito sua pesquisa corretamente, já vai ter providenciado esses documentos com antecedência. E isso é muito importante!

Algumas dessas coisas – como o histórico escolar oficial, por exemplo – não são algo que você consegue de última hora. E, se você não souber como conseguir determinados documentos, volte a falar com o escritório de transferência, pois eles podem te ajudar nessa tarefa!

Quando você deve pedir a transferência da community college para universidade?

Isso depende dos seus objetivos e da sua situação. Se você está numa área que prioriza o conhecimento prático ao invés do teórico, como Enfermagem ou TI, você pode passar 2 anos na community college e depois transferir para a universidade. Essa também é uma boa estratégia se você tiver certeza que a universidade vai aceitar todos os créditos das aulas que você fez.

3-community-college-para-universidade

No entanto, se você acha que não será capaz de transferir muitos créditos, então pode fazer sentido pegar, na community college, apenas as aulas que serão transferidas, e seguir com o processo.

O mesmo se aplica caso o curso para o qual você vai transferir exigir que você tenha feito a maior parte das aulas na universidade em que vai se formar. Se for esse o caso, você não precisa perder seu tempo fazendo aulas na community college que não vão te ajudar a conquistar seu diploma

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe como é o processo de transferência de community college para universidade, já pode ir atrás da sua oportunidade internacional. E a nossa mentoria especializada pode te ajudar em todo esse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

14 Mar 2021

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024