Ser um artista é muito associado a sonhos de crianças. Quem nunca quis ser um cantor, escritor ou ator famoso quando crescesse? Mas a verdade é que uma carreira no mundo das artes pode continuar sendo o seu sonho quando adulto. Por isso neste texto vamos tirar as suas principais dúvidas de como ser um artista profissional!
O que é ser um artista?
A primeira coisa que é preciso saber é que existem várias formas de ser um artista. Tecnicamente, um artista é uma pessoa que trabalha criando arte. E isso pode significar se envolver com música, desenho, teatro, cinema, escrita, fotografia, etc.
Pode-se dizer que os artistas são pessoas que trabalham com criatividade. Para se expressar dessa maneira é preciso ter tanto técnica quanto sensibilidade. Muitas vezes os artistas são divididos em dois grandes grupos conforme o tipo de trabalhos que eles desenvolvem.
Artes cênicas
As artes cênicas, ou artes performativas são todas as formas de arte que dependem de uma apresentação para uma audiência. Ou seja, são as profissões que se relacionam à música, à atuação e à dança.
Como estudar na Julliard School com bolsa?
É importante lembrar que para ser um artista cênico você não precisa ser a pessoa que se apresenta no palco. Um compositor, um coreógrafo ou o diretor de uma peça de teatro também são pessoas envolvidas nas artes cênicas.
(Foto: Bigter Choi/Pixabay)
Artes visuais
A ideia mais tradicional que se tem de arte está relacionada às artes visuais. Alguns dos campos que fazem parte dessa modalidade são a pintura, a escultura, a fotografia, a arquitetura e o cinema.
As artes visuais podem ser tanto parte das belas-artes (que tem função apenas estética) quanto das artes aplicadas (que tem um uso prático do dia a dia). Atualmente disciplinas como o design (seja o gráfico, o de experiência, o de moda ou qualquer outro) também são consideradas artes visuais.
Como ser um artista profissional?
Há quem diga que todos têm um lado artístico. Mas, independente do tipo de arte que você pratica, existe uma linha que separa os amadores dos artistas profissionais. Algumas dicas para chegar ao ponto de ganhar dinheiro com a sua arte são:
1. Inspire-se
Antes de criar suas próprias obras, é preciso ter uma grande bagagem de inspiração. Existe até um nome científico para isso: museu imaginário. O conceito, desenvolvido por André Malraux, explica que tudo que fazemos é baseado nas experiências que vivemos e nas obras que conhecemos.
Para ser um artista profissional é preciso ter conhecimento do que já foi feito no seu meio. Por outro lado, as experiências da sua vida vão ser essenciais para dar às suas obras aspectos únicos, demonstrando a sua personalidade e criando o seu próprio estilo.
2. Estude e pratique muito
Mais do que se inspirar é preciso estudar. Isso deve ser feito de duas formas. A primeira delas é aprender sobre as técnicas e os materiais da sua arte favorita. Você pode fazer isso pesquisando sobre as várias correntes e os trabalhos de outros artistas do seu ramo e entendendo como eles atingiram aqueles resultados.
Por outro lado, dominar somente a teoria não vai fazer de você um profissional. Para deixar de ser um artista amador é preciso tirar seus conhecimentos do papel. Aplique as técnicas que você aprendeu e aprimore as que você já tem. Quanto mais você praticar, melhor ficarão os seus trabalhos.
3. Foque no seu portfólio
Outro ponto positivo da prática é que ela te faz construir um portfólio. Esse documento é uma reunião de seus melhores trabalhos que serve tanto para demonstrar suas qualidades técnicas quanto sua personalidade enquanto artista.
Para quem trabalha com desenhos, pinturas, esculturas ou composições pode ser mais fácil montar um portfólio. Afinal, cada obra que você faz fica registrada automaticamente. Porém, se você é um artista da música, da dança ou do teatro, lembre-se de registrar suas performances em vídeo, por exemplo.
Pode parecer bobeira para um amador, mas um bom portfólio é muito importante para artistas profissionais. É por meio desse documento que você vai conseguir vagas em universidades renomada de artes ou uma colocação no mercado de trabalho,
4. Procure cursos para se especializar
A maioria das pessoas começa a fazer arte estudando sozinha, porém se você quer mesmo se profissionalizar o ideal é fazer um curso especializado. Ao redor do mundo existem milhares de cursos assim em cada tipo de arte.
A Royal College of Art, por exemplo, tem até cursos de pós-graduação para quem quer fazer arte em vidro, cerâmica ou metais. Já a CalArts oferece graduações especializadas nos mais diversos tipos de instrumentos musicais.
Isso não quer dizer que seja impossível atingir o nível de artista profissional sem um curso universitário. Porém, esses ambientes podem deixar o seu caminho mais tranquilo. Além de aprender muito, você terá acesso à ampla rede de contatos dessas instituições.
Muitas universidades mantêm relações com seus ex-alunos e contratam artistas de peso para serem professores. O ator James Franco é um dos maiores exemplos disso, tendo lecionado em instituições como a NYU, a UCLA e a USC, todas nos EUA.
5. Amplie seus horizontes
Algumas pessoas consideram as carreiras no mundo das artes muito restritas. Mas isso é mentira. Qualquer profissão pode ser dividida em diversas subáreas. Então, um dos pontos que podem te ajudar a se desenvolver profissionalmente é aumentar o seu entendimento do que é ser um artista.
Não é preciso ser um(a) bailarino(a) do Bolshoi ou um(a) cantor(a) famoso para se considerar um artista. Existem outros espaços que podem ser ocupados no mercado, como dar aulas de dança e teatro ou mesmo atuar no setor publicitário ou editorial.
É importante se lembrar que a maioria das pessoas começa de baixo. Você sabia, por exemplo, que a cantora Kesha já atuou como backing vocal para Britney Spears e até participou de um vídeo da Katy Perry antes de se tornar famosa?
Isso vale para quase todas as produções artísticas. Se você quer ser um(a) diretor(a) de cinema, provavelmente vai ter que ganhar experiência de outras formas antes. Pode ser trabalhando no mercado publicitário ou em cargos mais baixos em produtoras de audiovisual. É preciso ter dedicação e paciência para fazer acontecer.
Quanto um artista ganha?
No Brasil é comum escutar que arte não dá dinheiro. Mas isso não é necessariamente verdade no restante do mundo. O Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS) dos Estados Unidos faz uma média do que cada categoria profissional recebe, seja por ano ou por hora.
Uma boa notícia para quem quer se tornar um artista é que essas profissões podem receber, sim, um salário digno. Segundo o relatório do governo estadunidense, artistas plásticos, dançarinos, atores e músicos conseguem faturar mais que o dobro do valor do salário mínimo por hora.
25 profissões mais bem pagas dos EUA
Enquanto um trabalhador dos Estados Unidos recebe entre 7,25 e 15 dólares de piso salarial (dependendo do estado) os artistas podem ganhar o dobro deste valor. A maioria dos artistas recebem em torno de 20 dólares. Algumas categorias, como a dos músicos, recebem ainda mais, passando a marca dos 30 dólares/hora.
Qual a melhor faculdade para ser um artista?
A verdade é que não existe uma receita de como ser um artista. Ainda assim, estudar em boas universidades pode te ajudar em um mercado que é bastante competitivo. Nesses lugares você vai poder não só aprender com artistas renomados como criar um bom networking que vai te ajudar a se tornar um artista profissional.
Por isso, clique aqui para saber quais são as melhores universidades de artes cênicas ou aqui para descobrir as melhores do mundo quando o assunto é arte e design!