BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como transferir entre universidades nos EUA?

Dados do Inside Higher Ed, mídia especializada em faculdades dos Estados Unidos, indicam que cerca de um terço de todos os alunos vão mudar de universidade pelo menos uma vez antes de obter seu diploma do ensino superior. 

Seja por conta de uma mudança nos planos, por uma oportunidade melhor ou até mesmo para realizar um sonho, é comum que os estudantes pensem na possibilidade de uma transferência.

Por isso, preparamos esse guia para explicar como você pode transferir entre universidades nos EUA. É preciso checar se vale a pena, se a transferência pode ser feita e o passo a passo do processo também. Então, confira agora tudo o que você precisa saber sobre como transferir entre universidades nos EUA.

Quem pode pedir transferência entre universidades nos EUA?

A transferência de universidades envolve deixar a college em que você está matriculado e, em seguida, se inscrever em uma nova faculdade ou universidade dos EUA. Quando o aluno realiza a transferência, tem duas opções:

  1. Continuar a trilhar o caminho universitário pelo seu diploma original;
  2. Mudar para um novo programa de graduação e buscar um novo diploma.

Por isso, as condições de transferência podem mudar, dependendo do seu programa, das universidades envolvidas e do momento do curso quando ocorre a transferência.

É comum que os estudantes possam transferir a maioria das notas e dos créditos para manter o progresso da graduação. Assim, mesmo com a mudança, é possível obter o diploma na nova instituição em um prazo similar ao previsto na universidade de origem.

Por isso, pode-se dizer que todos os alunos podem pedir a transferência, desde que estejam atentos às exigências. E não existe uma restrição que impeça os estudantes internacionais de também fazerem a mudança entre universidades nos EUA. 

Porém, é preciso atenção especial para saber os requisitos de inscrição e as políticas de transferência — tanto da universidade atual quanto daquela que você planeja se matricular. 

De forma geral, normalmente, é preciso ter cumprido uma parcela do curso para solicitar a transferência. Na maioria dos casos, o aluno deve ter estudado por 6 meses na universidade ou concluído 8 créditos para aplicar como estudante de transferência.

Caso não cumpra esses pré requisitos, você deve aplicar como um calouro. Ou pode solicitar uma letter of release, ou seja, uma carta de liberação da sua instituição atual. Nesses casos, um conselheiro estudantil deve ajudá-lo no processo.

(YS/Unsplash) 

Por que pedir transferência entre universidades nos EUA?

São diversas razões que podem influenciar a decisão de pedir a transferência entre as universidades na terra do Tio Sam. Vamos conferir algumas das mais comuns:

  • O estudante deseja mudar de curso, mas a universidade atual não oferece opções na sua área de estudo;
  • A situação financeira do aluno mudou, por isso, será preciso considerar outras opções, tanto mais caras quanto mais baratas;
  • Um programa oferece mais possibilidades ou benefícios em outra universidade; 
  • O aluno está enfrentando um choque cultural e quer experimentar um novo ambiente universitário ou uma comunidade diferente em que possa se encaixar melhor; 
  • O estudante espera trazer bons resultados porque acredita na missão da college daquela universidade;
  • O candidato se inscreveu em um programa de 2 anos e agora quer ingressar em um curso de bacharelado. 

Outros motivos pessoais, como não se dar bem com um colega, sentir saudades de casa ou estar enfrentando dificuldades para manter as notas, podem não ser boas razões para pedir a transferência.

É necessário refletir sobre a situação para garantir que esses motivos não vão fazer parte de um ciclo vicioso — para evitar pedir uma nova transferência depois, já que o processo é burocrático.

A ideia é pensar em razões que envolvem seu crescimento pessoal e acadêmico, e não apenas problemas imediatos — que podem ser resolvidos sem a necessidade de trocar de universidade. É sempre uma boa dica ter esses motivos em mente porque pode ser o tema pedido para o seu essay quando se trata de transferência estudantil.

Embora a maioria das universidades permita a transferência, é fundamental lembrar que muitas estabelecem prazos para isso. Normalmente, os candidatos podem transferir antes do início de um semestre ou entre os períodos do curso.

Algumas colleges permitem que os candidatos solicitem transferência na primavera ou no outono, mas outras só autorizam que a solicitação seja realizada no outono.

Linha do tempo de aplicação nos EUA: quais são os prazos?

Por isso, a dica é pesquisar todos os cronogramas de inscrição e transferência para verificar se as datas são adequadas para o que está sendo planejado ou se terá que aguardar para pedir a mudança. 

Passo a passo para transferir entre universidades nos EUA

Agora, você já sabe que é possível fazer uma transferência entre universidades nos Estados Unidos. E se você já decidiu pedir a mudança de instituição de ensino, organizamos esse passo a passo para que você não deixe passar nenhuma informação importante.

1. Entre em contato com o Conselho Acadêmico ou Setor de Estudantes Internacionais 

Os alunos, especialmente os intercambistas, são sempre aconselhados a buscar orientação do Conselho Acadêmico ou do Setor de Estudantes Internacionais antes de dar início ao processo de transferência. 

É que os orientadores são capazes de indicar quais são os critérios atuais da política de transferência e também esclarecer as dúvidas. Por isso, a recomendação é que esse deve ser o seu primeiro passo: falar com seu orientador estudantil ou com o próprio coordenador do curso sobre seus planos.

Lembre-se de perguntar aos responsáveis sobre as obrigações financeiras que podem estar incluídas nos casos de transferência. Para estudantes internacionais, também devem ficar de olho no visto.

2. Cheque os requisitos do visto

Para ser estudante intercambista nos EUA, é obrigatório ter seu visto aprovado. E quando se recebe a aprovação do visto, existem certos requisitos que precisam ser cumpridos para que a permanência no país esteja legalizada.

As normas são voltadas para a instituição atual onde você está matriculado. Portanto, pode ser necessário aplicar para universidades que cumprem com as mesmas qualificações, ou alterar seu visto.

Caso você deseje transferir para uma instituição que não é elegível para o seu tipo de visa, pode ser necessário cancelar o visto atual e dar entrada em um novo processo. Desta forma, os requisitos do visto se tornam um fator de peso para decidir se a transferência pode, de fato, acontecer.

15 tipos de vistos americanos para brasileiros

Vale lembrar ainda que a mudança da universidade deve ocorrer para uma instituição de ensino certificada SEVP (Student and Exchange Visitor Programme). Já que é por meio desse programa de estudantes e visitantes estrangeiros que o governo norte-americano gerencia as autorizações. 

3. Verifique as obrigações financeiras

Mudar de universidade exige planejamento financeiro. É que o custo das mensalidades de cada universidade varia. Portanto, você pode ter que pagar mais ou menos, dependendo se sua nova universidade for mais cara ou mais barata que a atual.  

Também vale conferir se você terá direito a empréstimos ou bolsas, já que se você estiver transferindo no meio do ano letivo pode não ter direito aos auxílios. Isso porque você já pode ter utilizado na universidade atual. 

Além disso, os candidatos são obrigados a liquidar todas as dívidas financeiras com a universidade corrente. Cada instituição estabelece um prazo para que o custo total do semestre seja quitado. Se a mudança de universidade acontecer antes dessa data final, o aluno pode acionar o setor financeiro para verificar se há possibilidade de reembolso. 

4. Entre em contato com a nova universidade

Quando se considera a possibilidade de transferência, o estudante deve entrar em contato com a universidade desejada. O objetivo é checar sua política de mudança, as exigências de documentação e outras demandas que possam existir.

Além dos critérios de troca de universidade, também é interessante conferir o currículo do curso, a infraestrutura do espaço, as taxas cobradas e a qualificação do corpo docente. Tudo isso deve ser verificado para você ter certeza que a transferência é uma boa opção. 

(Weigler Godoy/Unsplash) 

5. Reúna a documentação necessária 

Além de pesquisar bastante, é fundamental ficar de olho na papelada necessária. Para conferir a política exata de transferência da universidade que você almeja se transferir, a dica é procurar no Google ou outro buscador da internet: “[Nome da instituição] transfer policy". O motivo é que cada instituição pode estabelecer documentos específicos.

É comum que as universidades peçam os seguintes comprovantes:  

  • Documento I-20 válido: esse é o comprovante do vínculo com a universidade e nele, consta o nome do estudante, país, instituição de ensino, curso e custo dos estudos.
  • Visto F-1 ou J-1: é com esse registro que se identifica a autorização da permanência em terras norte-americanas para estudar. Importante reforçar que o visto M-1 não é aceito para transferências.
  • Comprovante de quitação de todas as dívidas financeiras na universidade atual;
  • Pagamento da taxa de aplicação da nova instituição;
  • Atestado de que ambas as universidades são abertas à política de transferência de alunos;
  • Credenciais acadêmicas e notas da instituição local que você frequentou;
  • Cartas de recomendação: o indicado é que pelo menos dois professores ou um professor e um assistente de classe escrevam os documentos, mas atenção: não reutilize as cartas de recomendação do ensino médio!
  • Teste de proficiência em inglês, como o TOEFL ou o IELTS;
  • Notas do SAT ou ACT: algumas escolas não vão pedir que as notas sejam enviadas, porém, outras exigem que elas sejam apresentadas. É possível refazer os testes, caso você deseje melhorar sua nota ou ainda se a data de realização dos ENEMs americanos já tem mais de 5 anos;
  • Essay: muitas instituições pedem essa espécie de redação para verificar as habilidades do candidato e não é incomum o tema ser voltado ao que motivou a vontade de ser transferido. 

(Romain Dancre/Unsplash)

Também será necessário apresentar boas notas. Isso porque os critérios que as universidades buscam em estudantes que estão transferindo são bem similares àqueles dos ingressos. Então, é muito importante que a sua aplicação se destaque com notas altas, atividades complementares e a recomendação de professores que realmente valorizam seu trabalho.

Se tiver dúvidas de qual professor pedir a recomendação, a dica é pensar: qual deles eu tenho mais afinidade? Qual pode falar com mais propriedade e confiança das minhas qualidades como aluno? E ainda se assegure de ter sempre uma segunda, terceira e até quarta opção em mente para garantir que a carta de indicação seja feita dentro do prazo. 

Revise os critérios para transferir entre universidades nos EUA

Como vimos, todos os alunos podem pedir transferência entre universidades americanas. Porém, é preciso estar ciente das normas e políticas das instituições antes de decidir se a transferência é a solução mais indicada para você.

É que o estudante deve ter cumprido alguns meses de estudo antes de pedir a transferência para poder aplicar dessa forma e não como um calouro. Também é necessário verificar se os créditos já cumpridos serão mantidos ou pedidos durante o processo.

Além disso, o processo pode ser bastante burocrático, por isso é ideal separar um tempo para pesquisar sobre as instituições e as especificidades de cada uma delas. A intenção aqui é justamente para não perder os prazos determinados para uma aplicação de transferência entre as universidades dos EUA.

Se você planeja mudar de universidade no futuro, já pode começar a reunir os documentos necessários para a transferência o mais rápido possível, porque pode levar tempo para organizá-los ou conseguir uma segunda via daqueles que estiverem faltando. 

E se você ainda tiver dúvidas sobre a decisão, o indicado é aguardar um pouco mais para analisar se quer mesmo fazer o processo de transferência. Afinal, é uma atitude que demanda tempo, organização e a documentação pedida. 

Dessa forma, vale destacar que normalmente, a maioria das universidades aceita estudantes transferidos com até dois anos de estudo em outra universidade. Algumas instituições podem não aceitar a sua aplicação, caso tenha ultrapassado esse período. Por isso, fique atento para não ultrapassar esse deadline

Vale a pena transferir entre universidades nos EUA?

Seja porque o estudante deseja mudar de curso ou porque um programa oferta mais vantagens acadêmicas do que o seu atual, é importante ter em mente que a transferência entre as universidades norte-americanas é possível. 

Apesar de demandar dedicação para organizar os pré-requisitos, essa é uma boa ideia — até mesmo caso você não tenha sido aceito na sua universidade dos sonhos de primeira. 

Se você quer se preparar para pedir sua transferência dentro dos EUA ou aplicar como calouro para uma universidade internacional, você pode receber uma ajuda especializada. É que a nossa mentoria pode te orientar em todo o processo! Clique aqui e faça agora mesmo o nosso teste de perfil!

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

14 Fev 2022

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025