O mês de julho é mercado por ser tempo de férias escolares no Brasil! Para muitas pessoas, o momento é de descanso, por isso, os livros e cadernos ficam de lado. Mas você já pensou em treinar o inglês, espanhol ou aquele idioma de interesse sem deixar de curtir a folga? 

Essa possibilidade é real. Dá para treinar idiomas sem pesar na rotina durante as férias. E é para te ajudar nisso que preparamos esse artigo! Vamos conferir algumas dicas para afiar a língua estrangeira mesmo durante a folga da escola ou do trabalho.

(Ilyuza Mingazova/Unsplash)

1. Faça amizades internacionais 

Que as redes sociais vieram para aproximar pessoas de todo o mundo, não restam dúvidas! Grupos em aplicativos mensageiros e nas redes sociais são ótimas formas de trocar ideias e experiências com pessoas de todo o mundo, por isso, se você quer treinar enquanto fica batendo papo não deixe passar essa chance. Você pode até mesmo estabelecer um language partner — um voluntário que vai treinar com você!

Além disso, existem alguns aplicativos e sites voltados especialmente para favorecer essa troca. Um exemplo é o Polyglot Club, plataforma gratuita para se registrar e conversar com gente de todo o mundo. Só se lembre de não passar dados pessoais e de tomar cuidado para manter limites com pessoas desconhecidas!

2. Ouça um podcast

Se você está planejando passar algum tempo na praia, no campo ou em casa mesmo durante as férias, você pode aproveitar seu tempo ouvindo um podcast em outro idioma. 

Além de podcasts, as notícias e as entrevistas realizadas em outra língua são ótimos para que você treine o seu listening. Dessa forma, você vai curtir algum assunto do seu interesse, enquanto está treinando seu vocabulário, gramática e os diferentes sotaques. 

A dica especial é que você pode ouvir algum podcast sobre viagens, intercâmbio e o país que você está de olho em conhecer. E quando cansar de ouvir em outras línguas, não esqueça do nosso podcast (que apesar de ser em português, vai te ajudar demais a ir pro exterior)!

(AllGo/Unsplash)

3. Leia um livro

Não há nada melhor do que ler um bom livro para relaxar! E além de incentivar a imaginação, a leitura é uma parte importante do processo de aprendizado para outras línguas. Além do inglês, você pode ler em espanhol, alemão, mandarim ou seja lá qual é o idioma que você quer aprender.

Você pode ir à biblioteca antes de sair de férias ou pode deixar um livro pronto para o seu leitor digital. Dependendo do seu nível de domínio do idioma, você vai escolher qual será a obra para a leitura! Se você já é avançado, pode encarar uma história adulta ou até mesmo acadêmica. Para os iniciantes, livros que você já conhece a história ou uma obra infanto-juvenil são a pedida certa. 

4. Veja séries e filmes

Eu sei que você provavelmente estava esperando as férias para maratonar aquela série no seu streaming favorito ou quem sabe ir ao cinema. E fique sabendo que as várias horas vendo TV são ótimas para treinar as línguas estrangeiras!

Você vai poder assistir legendado no começo e até mesmo retirar as legendas do player quando estiver confiante o suficiente para acompanhar na língua original. E se você cansou do inglês, espanhol ou português, acesse aqui algumas dicas de séries para assistir em idiomas inusitados na Netflix.

7. Siga estrangeiros nas redes sociais

Seja acompanhando os posts diários ou os vlogs semanais, seguir os estrangeiros no Instagram, Facebook, TikTok ou YouTube, por exemplo, são formas ótimas de acompanhar um conteúdo descontraído, enquanto você treina o ouvido para o sotaque e conhece mais da rotina das pessoas no país onde vivem. 

Por isso, vale dar aquela pesquisada nas redes sociais para saber mais sobre algum influencer que produz conteúdo que você tem interesse e acompanhar as postagens. Assim, você treina os idiomas estrangeiros até mesmo sem perceber!

(Cathryn Lavery/Unsplash)

6. Planeje suas próximas férias

Além de descanso e curtição, as férias podem ser um excelente gancho para impulsionar sua carreira, sua vida profissional, suas relações pessoais e experiência de vida. Quer saber como? Uma ótima possibilidade são os summer jobs ou winter jobs. 

Se você não conhece, essa é uma chance de estágio (que pode ser remunerado) no exterior, seja em universidades ou em grandes empresas estrangeiras. Por isso, que tal aproveitar suas férias atuais para planejar as próximas?

Pesquisar as oportunidades nos sites oficiais já vai te ajudar a afiar o idioma.Você pode aproveitar para fazer anotações em inglês ou espanhol para também reforçar a escrita. Além disso, essa pode ser aquela motivação para estudar línguas estrangeiras com foco total quando as aulas voltarem!

 

Por que aprender outra língua?

Agora, você já sabe que treinar outros idiomas durante as férias não precisa ser algo chato. Na realidade, várias atividades que envolvem lazer e diversão podem colaborar (e muito) para desenvolver o inglês, o espanhol, o coreano ou aquela língua que você está aprendendo!

E treinar idiomas é muito importante, tanto para quem está começando a aprender para começar a se adaptar com a pronúncia e regras gramaticais, quanto para quem já está avançado. É que você pode esquecer algumas palavras ou expressões da língua e treinar no dia a dia vai te ajudar a manter tudo isso fresco na memória.

Independente do seu motivo para aprender idiomas, uma língua estrangeira tem grande impacto no seu currículo. Só para se ter uma ideia, uma pesquisa salarial feita pela Catho — um site de busca de empregos, mostrou que saber inglês é um grande diferencial e pode até aumentar o salário.

E se você quer aprofundar ainda mais no idioma, uma oportunidade no exterior vai fazer muita diferença no aprendizado, além de proporcionar contato com nativos e pessoas de todo o mundo. Seja para summer job ou estudar fora no Brasil, a nossa equipe de mentores vai te ajudar a conquistar a oportunidade certa. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para juntar-se ao nosso time de mentorados!