BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Conheça os melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUA

Arquitetura é uma daquelas carreiras onde é possível misturar ciência, matemática, arte e muita criatividade. Se você sonha em estudar esse curso na graduação, uma boa pedida para se especializar ainda mais é fazer também um mestrado na área. Pensando nisso, separamos no texto de hoje os melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUA, um dos países do mundo que mais atraem estudantes estrangeiros.​​

Os Estados Unidos têm muitos programas de mestrado em Arquitetura, e vários deles estão inclusive entre os melhores do mundo. Uma das principais vantagens de fazer mestrado nos EUA, além da qualidade de ensino, é a possibilidade de optar por programas combinados que permitem que os alunos se formem em dois mestrados que se complementam entre si. 

Quais são os melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUA?

Para chegar a lista que você verá agora, utilizamos como parâmetro os resultados obtidos pelos arquitetos que fizeram o Architect Registration Examination (ARE), um exame obrigatório nos EUA para profissionais formados na área que desejam obter uma licença para começar a atuar profissionalmente.

Além das taxas de aprovação no exame ARE 5.0 realizado em 2020 (em todas as seis divisões do teste), as instituições incluídas na lista também ficaram acima da pontuação média nacional nessa avaliação e têm as maiores taxas de aprovação combinadas em todas as seções da prova.

6 melhores lugares para estudar Arquitetura no exterior

Por fim, para serem elegíveis na nossa lista de melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUA, essas escolas também deveriam oferecer pelo menos um grau de mestre em Arquitetura, que poderia ser um M.Arch (Master of Architecture), um MA (Master of Arts) ou um MS (Master of Science).

Vale lembrar que, embora os alunos possam fazer esse exame com apenas um diploma de bacharel, a taxa de aprovação neste exame reflete a capacidade de ensino da escola no campo da Arquitetura como um todo. 

10. Escola de Arquitetura da Universidade Tulane

Onde fica? Nova Orleans, Louisiana

Melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUAFoto/Wikipedia

A Escola de Arquitetura da Universidade Tulane oferece aos alunos duas maneiras de conquistar um mestrado em Arquitetura (M.Arch): um programa de três anos e meio voltado para aqueles sem formação em Arquitetura (ou seja, formados em outras áreas) e um programa acelerado de dois anos para pessoas com diploma de bacharel em Arquitetura, Design Ambiental e áreas relacionadas.

O programa de Arquitetura da Universidade Tulane oferece uma mistura de estudo teórico em sala de aula  com experiência do mundo real a partir de atividades que impactam diretamente os moradores da região de Nova Orleans. Por exemplo, a instituição conta com um centro de design colaborativo onde os alunos podem ajudar grupos carentes da comunidade local com suas necessidades arquitetônicas.

Para os alunos interessados ​​em aumentar sua formação em Arquitetura, a Tulane também oferece programas de formação dupla para obtenção de um segundo diploma de mestrado em Estudos de Preservação ou em Imóveis Sustentáveis. Isso geralmente requer apenas um semestre extra de estudo.

9. Faculdade de Ambientes Construídos da Universidade de Washington

Onde fica? Seattle, Washington

A Universidade de Washington tem um dos melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUAFoto/arch.be.uw.edu

A Universidade de Washington (UW) tem programas de mestrado em Arquitetura de dois e três anos designados por STEM.

O programa mais curto é específico para alunos que já começam o mestrado com um diploma de bacharel em Arquitetura ou Design Ambiental com todos os pré-requisitos exigidos. Já aqueles que estudaram outras áreas na graduação fazem o percurso de três anos.

Depois de concluírem o primeiro ano do programa, esses alunos podem participar de um estágio de verão pago patrocinado pelo Conselho Consultivo do Departamento de Profissionais de Arquitetura da UW. 

Os alunos da UW também podem tirar proveito de um programa de mestrado simultâneo, no qual eles ganham, além do mestrado em Arquitetura, um mestrado em Arquitetura Paisagista.

8. Escola de Arquitetura e Meio Ambiente da Universidade de Oregon

Onde fica? Eugene, Oregon

Os mestrados em Arquitetura na Universidade do Oregon também são designados como STEM.

O M.Arch Track I leva três anos e um semestre para ser concluído. Os alunos começam seus estudos no campus de Eugene e depois têm a opção de terminar em Portland, que é a maior cidade do estado do Oregon. 

Já o M.Arch Track II, por sua vez, é para alunos com formação pré-profissional relacionada à Arquitetura. Os alunos desta categoria podem obter seus diplomas em qualquer um dos campi da universidade, sem a necessidade de dividir a formação em mais de uma cidade. 

Independentemente das duas opções acima, os alunos devem escolher uma área de foco profissional para seu diploma. Pode ser uma especialização, uma certificação ou um dos programas de graduação simultâneos com foco em Arquitetura de Interiores ou Planejamento Comunitário e Regional.

Os mestrandos podem agregar valiosas experiências ao seu currículo de mestrado por meio de algumas das oportunidades disponíveis dentro e fora do campus, como estágios, projetos comunitários e viagens de estudos ao exterior.

7. Escola de Arquitetura da Universidade Estadual de Montana (Bozeman, MT)

Onde fica? Bozeman, Montana

Os alunos da Universidade Estadual de Montana podem ganhar seu mestrado em Arquitetura em apenas três semestres depois de concluírem seu bacharelado na área na instituição. Isso porque a Escola de Arquitetura dessa universidade fornece um programa de graduação + mestrado com duração de cinco anos e meio. 

Os alunos que não seguem esse caminho ainda podem conquistar um mestrado na universidade, mas devem concluir várias disciplinas de graduação primeiro. Para ajudar nesse processo, a instituição oferece um programa intensivo de três meses durante o verão que inclui todas as matérias do primeiro ano do programa.

Outro ponto forte da Escola de Arquitetura da Universidade Estadual de Montana é o fato de que os alunos têm a chance de ajudar a comunidade local por meio do Community Design Center, uma iniciativa que ajuda organizações sem fins lucrativos e outros grupos com projetos de design.

6. Escola de Arquitetura da Universidade Estadual de Ohio (Columbus, OH)

Onde fica? Columbus, Ohio

A Universidade Estadual de Ohio tem um dos melhores programas de mestrado em Arquitetura dos EUAOZinOH/Flickr

Na Escola de Arquitetura da Universidade Estadual de Ohio, conhecida como Knowlton School of Architecture, os alunos aprendem com os melhores profissionais de Arquitetura durante o programa de mestrado de três anos. 

A Knowlton School é uma divisão da Faculdade de Engenharia da universidade e, além do mestrado em Arquitetura, também abriga um programa de Arquitetura Paisagística. A cada ano, o distinto professor visitante Herbert Baumer traz profissionais de renome internacional para dar palestras, seminários e aulas práticas exclusivas para os alunos da pós-graduação.

Todos os candidatos devem enviar um portfólio para consideração. Ainda assim, aqueles que entram na universidade com um diploma de bacharel de um programa credenciado pelo National Architectural Accrediting Board, são elegíveis para pular o primeiro ano do curso.

Essa universidade também adota uma abordagem única para a conclusão do programa. Em vez de escreverem uma tese, os alunos participam do programa de revisão de saída, no qual fazem apresentações públicas e analisam criticamente seu trabalho e seu papel no mundo.

5. Escola de Arquitetura da Universidade de Notre Dame

Onde fica? South Bend, Indiana

A Universidade de Notre Dame tem um dos melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUAFoto/Wikimedia

Os alunos da Universidade de Notre Dame passam um semestre inteiro estudando no exterior em seu caminho para o grau de M.Arch.

Como muitas outras faculdades, o programa de mestrado em Arquitetura dessa instituição inclui caminhos de dois e três anos, com o diploma de bacharel determinando qual será a opção elegível para cada estudante.

Os candidatos ao programa de dois anos devem ter um bacharelado em Arte ou Ciências em Arquitetura, enquanto os futuros alunos de três anos podem vir de qualquer formação.

Por um semestre, os alunos de pós-graduação se mudam para Roma, que se torna uma sala de aula viva para eles, à medida que fazem disciplinas que variam de desenho a história. Por meio do Rome Studies Program, os mestrandos têm a oportunidade de estudar a mistura de arquitetura clássica e moderna, e o urbanismo de uma das cidades mais fascinantes do mundo do ponto de vista arquitetônico. 

6 razões para conhecer e estudar em Roma

A Universidade de Notre Dame também hospeda uma feira anual de carreiras para ajudar seus alunos a se prepararem para a vida após a conclusão do mestrado. E os resultados são ótimos, já que alunos recentes do mestrado em Arquitetura da instituição tiveram uma taxa de colocação de quase 100% no momento de sua formatura.

4. Escola de Pós-Graduação em Design da Universidade Harvard

Onde fica? Cambridge, Massachusetts

Harvard tem um dos melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUAFoto: Daniel Hartwig/Flickr

O programa de Harvard se assemelha ao de outros graus de M.Arch nos Estados Unidos, pois oferece trilhas diferentes com base na experiência anterior de Arquitetura dos alunos.

Em Harvard, porém, todos os alunos com diplomas de programas de bacharelado de quatro anos, incluindo aqueles que estudaram Arquitetura, entram na mesma trilha. Esse caminho leva entre cinco e sete períodos para ser concluído, dependendo dos pré-requisitos já atingidos pelo estudante. 

Além disso, a universidade oferece uma faixa de M.Arch separada para alunos que obtiveram um diploma de bacharel em Arquitetura (ou uma especialização equivalente) em um programa profissional de cinco anos. Esse grau leva pelo menos quatro períodos em tempo integral para ser concluído.

Não importa por onde iniciem o programa, todos os alunos do mestrado em Arquitetura de Harvard começam a trabalhar no estúdio Gund Hall, desfrutando de amenidades como uma série de palestras e recursos no campus de Harvard e também no vizinho MIT. 

3. Escola de Arquitetura da Universidade Princeton 

Onde fica? Princeton, Nova Jersey

Os futuros alunos com qualquer diploma de bacharel, incluindo Arquitetura, podem começar o programa M.Arch em tempo integral de três anos na Universidade Princeton. Mas candidatos com formação em Arquitetura não precisam necessariamente começar de baixo para fazer o mestrado.

Aqueles que estudaram Arquitetura na graduação podem pedir uma posição avançada no programa de Princeton. Essa posição permite que eles façam menos disciplinas  que os alunos regulares em seu caminho para ganhar o diploma de mestrado. Mas todos os alunos devem concluir uma tese para se formar.

Os candidatos ao programa devem completar alguns pré-requisitos: 1 ano de Física e Matemática de nível universitário, bem como 1 ano de cursos de História da Arte e Arquitetura antes de iniciar seus estudos de mestrado. A aplicação para o mestrado também precisa incluir um portfólio e uma declaração pessoal. Os candidatos não precisam fazer o GRE.

2. Escola de Arquitetura da Universidade de Virgínia

Onde fica? Charlottesville, Virgínia

O programa de Arquitetura da Universidade de Virgínia (UVA) envolve flexibilidade, com opções que variam de dois a três anos de estudo.

Os alunos que entram no programa com um diploma de bacharel em Arquitetura podem fazer o curso de dois anos ou dois anos e meio. O caminho que cada aluno segue depende do tipo e do número de cursos que ele fez anteriormente.

Os candidatos sem formação em Arquitetura seguirão o caminho de três anos, que começa no verão com um programa intensivo de quatro semanas, no qual aprendem sobre os elementos da área antes de iniciar o restante do programa.

A UVA também oferece um programa de pós-graduação não profissional de 1 ano voltado para pessoas com graduação completa em Arquitetura ou similares. Este programa não é credenciado, mas dá aos alunos a oportunidade de desenvolverem seus estudos de design e pesquisa.

1. Instituto de Tecnologia de Rochester

Onde fica? Rochester, Nova York

O RIT tem um dos melhores programas de mestrado em Arquitetura nos EUAFoto/2u.com

As cooperativas profissionais proporcionam uma vantagem no campo aos alunos de mestrado do Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT), um programa no interior do estado de Nova York que pode ser concluído em dois anos ou dois anos e meio para quem tem formação em Arquitetura, e três anos e meio para quem não tem.

Os alunos em potencial podem esperar encontrar muita visão de futuro no RIT, que começou a enfatizar a sustentabilidade ambiental em seu programa de mestrado. Por lá, os alunos aprendem a projetar com responsabilidade, levando em consideração o clima e outras questões ambientais.

Quando se trata de experiência prática, os alunos do RIT têm acesso à uma estrutura impressionante que conta com estúdios de criação, laboratórios de materiais de construção sustentáveis, oficinas de design 3D e outros equipamentos.

Por meio de cooperativas, os alunos conseguem empregos remunerados em tempo integral ou parcial relacionados à sua área, o que não só lhes dá uma experiência valiosa, mas também conexões muito importantes no mercado de trabalho. Não à toa o programa de mestrado em Arquitetura do RIT tem uma taxa de colocação de trabalho de 100%!

Você quer estudar nos EUA?

Qual desses programas de mestrado em Arquitetura nos EUA mais chamou sua atenção? Seja qual for sua resposta, o seu futuro profissional só depende de uma coisa: da sua preparação! E enquanto você ainda não realiza o seu sonho de estudar nos Estados Unidos, pode começar a fazer essa preparação em casa mesmo, com os e-books gratuitos que disponibilizamos aqui no blog. Clique nos links abaixo e baixe já!

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

23 Dez 2021

Postagens recentes