A maioria das pessoas, na hora de começar a planejar um intercâmbio, pensa logo de cara em fazer um curso completo e de longa duração, como uma graduação ou pós-graduação. No entanto, existem outras opções que podem ser tão interesse quanto essas. Fazer um curso de verão no exterior, por exemplo, pode ter muitas vantagens, a começar período de tempo que é mais curto. E o melhor: caso seu destino dos sonhos esteja no hemisfério norte, você pode conseguir um desses cursos ainda para 2020!
Por que fazer um curso de verão no exterior antes da graduação?
Você vai poder fazer um “test-drive” da área que escolheu
Como os cursos de verão no exterior são mais curtos, eles não precisam de uma dedicação de tempo tão grande. Dessa forma, participar de um curso desses é uma ótima maneira de explorar mais profundamente a área que você escolheu antes de se comprometer totalmente. Você vai poder explorar suas opções, tentar coisas novas e, no fim, descobrir o que realmente te motiva. Além disso, você também vai ter a oportunidade de falar com especialistas e professores para ganhar conselhos sobre os seus próximos passos. Aproveite para aprender o máximo possível e ganhar confiança na sua escolha!
Você vai ter uma amostra de como é a vida universitária no exterior
Ainda falando sobre confiança, se você não souber se dá conta de passar vários meses longe de casa, um curso de verão no exterior pode te ajudar a descobrir. Você vai passar por toda a experiência de um intercâmbio, mas de forma reduzida. Você vai viajar, ter aulas, frequentar os prédios da universidade, conhecer novas pessoas e uma nova cidade sem precisar se comprometer a ficar meses ou até anos por lá. Depois, se você perceber que um intercâmbio é realmente a sua praia, pode tentar uma experiência prolongada - dessa vez com o currículo mais recheado!
Você vai começar a construir seu network internacional
Boa parte dos cursos de verão no exterior que são oferecidos por universidades recebem diversos alunos internacionais. Dessa forma, você vai poder conhecer, fazer amizade e desenvolver um networking não só com pessoas do seu país de destino, mas também com gente de várias partes do mundo. O cenário é perfeito para desenvolver essas relações: você vai poder sair, passear, viajar, comer e muito mais com os seus colegas de classe.
Vai te ajudar a conseguir outras oportunidades no futuro
Imagine um cenário no qual você faça um curso de verão no exterior, se certifique de que a área que você estudou é que realmente deseja seguir e acabe optando por também fazer sua graduação fora do Brasil. Nesse caso, ter participado de um curso de verão vai mostrar, na sua application, que você está comprometido(a) com seus estudos e com a área escolhida. Além disso, você vai ter muito mais repertório para conversar sobre o assunto durante sua entrevista no processo seletivo.
Você vai estar pronto(a) para começar uma universidade
O período de adaptação da vida universitária é um dos mais difíceis. A diferença do Ensino Médio é grande, e ter participado de um curso de verão no exterior vai te deixar à frente nessa situação. O curso é o momento certo para você fazer todas as perguntas que você considera “bobas” (mas que não são!), se familiarizar com o ambiente e, ao mesmo tempo, explorar um local que você pode estudar em tempo integral em breve.
Gostou da ideia de fazer um curso de verão no exterior antes da graduação? Faça agora mesmo o seu teste de perfil (clicando aqui) para conhecer o trabalho da nossa mentoria especializada. Nós podemos te ajudar a conquistar sua vaga em universidades de renome internacional lá fora!
Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.