BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

5 cursos de francês online grátis para aprender o idioma em 2024

O francês tem quase 270 milhões de falantes em todo o planeta. Por isso mesmo, aprender a língua do amor pode ser muito útil tanto para a sua vida profissional quanto pessoal. Afinal de contas existem várias empresas importantes que são de países francófonos, sem contar os grandes clássicos do mundo das artes.

Mas como aprender outra língua sem gastar rios de dinheiro? Fácil! É só ler esse texto e conferir essas opções incríveis de cursos de francês online grátis que separamos para você!

Como fazer cursos de francês online grátis?

Com a chegada da internet, existem centenas de opções para aprender praticamente tudo. No caso dos idiomas, o que não falta são aplicativos e sites que te ensinam a falar outra língua. Mas como saber quais são os melhores? Se o seu sonho é aprender francês e está sem muito dinheiro disponível, você pode gostar desses cinco cursos de francês online grátis.

1. Apprendre le Français - TV5 Monde

A TV5 Monde, da França, oferece seu próprio curso de francês online grátis: o Apprendre le Français. Essa plataforma tem opções de atividades para vários níveis de domínio da língua. Se você já tem algum conhecimento, mas não sabe qual o seu grau de fluência, também pode fazer um teste gratuito para descobrir.

Se você ainda não sabe nada do idioma, também é possível começar do zero. Para isso basta selecionar o curso de nível A1, o básico do quadro comum europeu. Neste curso você pode tanto fazer os exercícios na ordem que preferir quanto seguir a recomendação do Apprendre le Français.

O Apprendre le Français é um dos bons cursos de francês online grátisO Apprendre le Français é um dos bons cursos de francês online grátis (Foto: Reprodução/TV5)

Independente da sua escolha, você terá acesso a lições e exercícios para te ensinar gramática e vocabulário. Para isso são usados vídeos e textos de apoio. Um ponto positivo é que, apesar de ser o site de uma empresa francesa, você pode fazer o curso em português nos níveis iniciais.

2. Bonjour de France

O Bonjour de France é uma revista eletrônica gratuita para o aprendizado de Francês. Ela surgiu como uma iniciativa da escola francesa de idiomas Azurlingua e hoje tem projetos em parceria até com o governo da França.

As revistas eletrônicas ainda são produzidas todos os meses. Cada uma delas tem textos voltados para os vários níveis de domínio do idioma e podem ser uma boa maneira de praticar os seus conhecimentos.

O site também disponibiliza exercícios e jogos que vão te ajudar a avançar no seu vocabulário. Porém, o Bonjour de France é mais interessante como um complemento ao aprendizado do que para ser usado sozinho. Isso porque todo o conteúdo é disponibilizado em francês, inclusive informações sobre gramática, por exemplo.

3. Duolingo

É impossível fazer uma lista com os melhores aplicativos para aprender um idioma sem mencionar o Duolingo. Mesmo sendo mais conhecido para o aprendizado de inglês, ele também oferece opções de outros idiomas.

Nem todos os idiomas ensinados no Duolingo estão disponíveis para os falantes de português, mas, o francês está entre as seis línguas ofertadas. A proposta do curso é que você pratique todos os dias. Para isso, o Duolingo aproxima o seu aprendizado com o formato de um jogo.

Duolingo: vale a pena aprender um idioma por lá?

Ao contrário de outros cursos baseados em gramática, no Duolingo você estuda como uma criança. Ou seja, os exercícios são baseados na repetição de palavras, que aparecem em formato escrito e em áudio. Você também vai ter que escrever algumas frases e traduzir outras no estágio inicial.

cursos-de-francês-online-grátis(Foto: slgckgc/Flickr)

O principal ponto positivo do Duolingo é que ele é inteiramente gratuito, ou seja, não tem nada que você não tenha acesso de graça. Porém, com a assinatura você elimina as publicidades e consegue fazer exercícios offline.

4. FrancêsZero

O FrancêsZero é um site criado por brasileiros e franceses para auxiliar no aprendizado do idioma. Uma de suas principais vantagens é ter um conteúdo pensado desde o início para brasileiros e por pessoas que dominam tanto o português quanto o francês.

No site você vai encontrar mais de 600 exercícios gratuitos de francês, além de lições que explicam o funcionamento da língua. Todo o conteúdo está dividido entre básico e intermediário, o que facilita encontrar o que você precisa.

Por outro lado, o sistema do site pode não ser tão intuitivo e interativo quanto o de seus concorrentes internacionais, como o Duolingo. Além disso, é preciso contratar o plano pago para tirar dúvidas com os professores.

5. Podcast Français Facile

Apesar do nome, o Podcast Français Facile não se trata apenas de um podcast. Na verdade, o site é uma iniciativa do professor de francês Vincent Durrenberger. Ele leciona francês no Japão há mais de 20 anos e, em 2006, resolveu criar um site para ajudar na aprendizagem de seus alunos.

O Podcast Français Facile começou com exercícios de áudio, daí o nome do site. Porém, hoje, é possível encontrar muito mais do que isso. O site conta com cursos organizados por níveis (básico ou intermediário). Cada um deles tem explicações escritas e em vídeo, com muitos exercícios.

via GIPHY

Além de poder fazer o curso na ordem planejada pelo professor, você também tem acesso a uma página exclusiva de gramática, para tirar suas dúvidas pontuais. O Podcast Français Facile ainda conta com exercícios de pronúncia, textos do básico ao avançado e diálogos.

Quanto aos exercícios, o site disponibiliza preparações para o exame de proficiência em Francês DELF. Outra opção interessante é navegar pela seção “Divers”. Lá você encontra ditados, poesias e histórias em francês e tópicos específicos como números e conjugações. 

Outras formas de dominar o idioma

É claro que fazer cursos de francês online grátis é uma ótima forma de começar a aprender o idioma. Ainda assim, para dominar uma língua é preciso estar sempre em contato com ela. Então que tal incluir algumas séries de Francês no seu dia a dia? Clique aqui e conheça 5 opções incríveis!

Agora, se você quer mesmo sair do básico, o ideal é praticar francês diretamente com os nativos. Você sabia que fazer um intercâmbio na França pode ser bastante acessível? Clique aqui e descubra como isso pode ser possível através do Método M60.

 


*Texto escrito por Ana Resende Quadros (2022) e atualizado por Ana Clara Reis (2024)

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
01 Fev 2024

Postagens recentes
Intercâmbio de inglês: como e onde fazer

Existem diversas opções de destino para quem quer fazer intercâmbio de inglês. Conheça quais são os 6 melhores países para viver essa experiência!

Ana Clara Reis
29 Fev 2024