Os aparelhos eletrônicos têm tomado conta das nossas vidas. Já temos até geladeiras, lavadoras de roupas e lâmpadas inteligentes, controladas pelos nossos celulares. Nada disso se faz com mágica, claro, mas é preciso saber uma língua especial para fazer essas coisas funcionarem. E são essas línguas, quase secretas, que você aprende nos cursos de programação. Mas qual é o lugar certo para aprender essa habilidade do futuro? É isso que vamos te contar neste texto!
Razões para fazer cursos de programação
Grande parte das profissões em alta no mercado de trabalho estão associadas à internet. Desenvolvedores de software e sites são super requisitados, afinal, cresce a demanda por aplicativos que solucionem os problemas do dia a dia, como pagamentos de contas online, aulas remotas e até jogos para relaxar.
Um levantamento feito pela Catho, em 2021, indica que as vagas em São Paulo para analistas de dados subiram mais de 600%. As áreas de desenvolvedor para web e programador ADVPL também tiveram altas significativas, com 97% e 60% de crescimento, respectivamente.
Esse cenário destoa da realidade geral do Brasil, onde um número cada vez maior de pessoas não tem emprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a soma de desempregados e desalentados (que desistiram de procurar emprego) ultrapassa a marca de 20 milhões de pessoas.
Mas nem todos conseguem uma vaga nesse mercado receptivo. Para aproveitar a alta no setor de tecnologia é preciso estar preparado. Afinal de contas, a programação é uma linguagem à parte e precisa ser dominada, de forma similar ao que fazemos com os idiomas tradicionais, como o inglês ou o espanhol.
A boa notícia é que existem muitas opções de cursos online e até gratuitos que te ajudam a dominar as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades no mercado de programação. Aqui, nós separamos os melhores cursos oferecidos de forma remota.
Conheça os melhores cursos de programação das universidades
Já pensou em aprender sobre tecnologia com as melhores universidades do mundo nesta área? Pois, saiba que isso é bastante possível. Grandes instituições como o MIT, Stanford e Harvard disponibilizam cursos online de programação e sistemas de informação. Claro, os cursos presenciais são mais completos, mas já dá para iniciar nesse mercado.
Nós selecionamos algumas opções de cursos das universidades mais reconhecidas pelo QS World University By Subject na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação. Estes cursos são totalmente remotos e gratuitos, mas nem todos oferecem certificados e, quando oferecem, é preciso pagar por ele. De toda forma, a qualidade é garantida.
MIT
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido como MIT, é a melhor universidade para quem quer aprender sobre Ciência da Computação, segundo o ranking QS. A avaliação leva em conta os cursos presenciais, mas, se você já quer introduzir seus conhecimentos nessa área, é possível fazer vários cursos de programação de forma online e gratuita pela plataforma MIT OpenCourseWare.
60 cursos online e gratuitos do MIT com certificado
Nesta plataforma é possível ter acesso a aulas gravadas por professores do MIT, ou seja, são as mesmas aulas dadas presencialmente. A grande diferença, claro, é que não é possível tirar dúvidas. Porém, em alguns casos, é possível fazer exercícios e consultar a sua correção online. Os principais cursos são:
1 - Introdução Geral à Programação
Esse curso é focado em dar aos alunos noções introdutórias da linguagem dos computadores. O curso é dividido em quatro módulos:
- Introdução à ciência da computação e programação em Python (12 aulas);
- Introdução ao pensamento computacional e ciência de dados (15 aulas);
- Introdução a ciência computacional e programação (26 aulas);
- Programação para os confusos (11 aulas).
No total são 64 aulas no formato de vídeos. Várias delas podem ser baixadas na íntegra e acompanham material transcrito em PDF. Além disso, também é possível ter acesso aos materiais e códigos usados na aula. Os exercícios e provas também ficam disponíveis em formato PDF. Para um aprendizado ainda mais produtivo é possível consultar a referência bibliográfica e os capítulos recomendados para cada aula.
2 - Curso de linguagens específicas
Este curso funciona de forma similar ao anterior, mas é voltado para um público que já tenha alguma familiaridade com programação. Assim como o “Introdução Geral à Programação”, o curso de linguagens específicas é dividido em quatro módulos:
- Introdução à programação em Java;
- Introdução à Programação MATLAB;
- Introdução ao MATLAB;
- Introdução a C e a C++.
Diferente do curso básico, que era parte de aulas convencionais, os cursos de linguagens específicas costumam ser dados no período entre semestres, por isso são mais curtos. Nem sempre eles têm vídeo-aulas disponíveis, mas todos têm material escrito e exercícios.
3 - Cursos de continuação
A plataforma MIT OpenCourseWare também tem opções para quem quer algo um pouco mais avançado. Mais uma vez, nem todos oferecem aulas no formato de vídeo, e sim no formato escrito, apesar de alguns módulos terem vídeo-aulas também. No total são três disciplinas:
- Elementos de construção de software;
- Introdução a Algoritmos;
- Competição de programação Battlecode.
Os cursos do MIT são todos ministrados em inglês e não oferecem certificação, mas podem ser acessados a qualquer momento de forma gratuita e online. Basta clicar neste link aqui.
Stanford
Segundo o QS by Subject, Stanford é a segunda melhor universidade para quem deseja se aperfeiçoar em Informática e Programação. A instituição oferece três cursos gratuitos, ainda que sem certificado, para quem deseja começar neste trabalho.
1 - Metodologia da Programação
Este é um dos maiores cursos de toda Stanford. Seu principal objeto de estudo é a linguagem de programação Java e a introdução à engenharia de aplicativos de computador. Além de dar acesso a 28 aulas gravadas que podem ser baixadas, o curso também oferece exercícios corrigidos e provas para os alunos praticarem o que aprenderem.
Um recurso interessante é que Stanford oferece opção de download dos aplicativos utilizados para as aulas, como o Java 1.6 JRE e recursos adicionais para a utilização e compreensão do programa.
2 - Abstrações da Programação
As 27 aulas do curso de Abstrações da Programação são recomendadas para quem já terminou o curso anterior e quer continuar seus estudos. A lógica é a mesma: assista às aulas, acesse os materiais complementares, e faça os exercícios e provas.
A diferença fica por conta dos tópicos abordados, que são voltados para alunos que já tenham algum conhecimento da área. Entre as matérias ensinadas estão princípios da engenharia de software de abstração e modularidade de dados. Além disso, a linguagem utilizada desta vez é C e C++, e não Python.
Mais de 100 cursos online e gratuitos de Stanford com certificado
3 - Paradigmas da Programação
Este é o mais avançado dos cursos de programação online de Stanford. Para fazer o curso é preciso ter alguma experiência com a área e já saber, por exemplo, a abstração da programação. Por isso é interessante fazer os módulos introdutórios e intermediários antes de começar este curso.
Nele, os alunos vão aprender sobre recursos avançados de gerenciamento de memória de C e C ++, as diferenças entre paradigmas imperativos e as linguagens modernas de programação em Python, Objective C e C# com um conjunto de 27 aulas. Como nos outros casos, também é possível acessar materiais complementares, exercícios e provas.
Estes três cursos e outros estão disponíveis de forma gratuita pela plataforma Stanford Engineering Everywhere. Por lá é possível estudar sobre Computação, Inteligência Artificial, Sistemas Lineares e Otimização. Essas aulas estão disponíveis se você clicar aqui.
Harvard
A Universidade de Harvard é a sétima melhor na área de programação no mundo e a quarta melhor dos Estados Unidos. Dentre as opções que selecionamos aqui esta é a única que pode te oferecer um certificado, além de ter sido originalmente pensada para o formato online.
Introdução à Ciência da Computação
Diferente dos demais cursos, a disciplina oferecida por Harvard acontece periodicamente e tem duração de 12 semanas. Por isso é preciso se organizar e separar entre 6 e 18 horas semanais para se dedicar às aulas.
100 cursos online e gratuitos de Harvard com Certificado
Este é um curso bastante abrangente e com uma didática que promete ser acessível a todos os públicos, mesmo os que não tem familiaridade com a linguagem de programação ou com computadores. O curso aborda:
- Bases da ciência da computação e programação;
- Como pensar usando algoritmos e resolver problemas de forma simples;
- Conceitos de abstração;
- O uso das linguagens C, Python, SQL, JavaScript plus CSS e HTML;
- Como desenvolver programas.
Uma das vantagens do curso é que ele oferece um certificado, porém, para isso, é preciso pagar uma taxa de 978 reais, atingir uma nota satisfatória em pelo menos nove exercícios e entregar um projeto final da disciplina. Você pode acessar o curso pela plataforma edX clicando aqui.
Intercâmbio com a UDI
Fazer cursos online pode ser muito vantajoso para começar a desenvolver as suas habilidades. Mas que tal fazer cursos de programação presenciais nas melhores escolas do mundo? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você se prepara para aproveitar as melhores vagas internacionais. Na mentoria você aprende com quem já estudou nas melhores universidades do mundo e ajudou milhares de estudantes a fazerem um intercâmbio. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!