Estudar Relações Internacionais pode ser uma boa opção para quem quer trabalhar em outros países quando se formar. A área tem crescido e a tendência é um mercado de trabalho ainda melhor, já que o mundo tem passado por muitas mudanças. Mas como saber se essa é a profissão certa para você? Para te ajudar a descobrir, separamos alguns cursos de Relações Internacionais para fazer em casa!
Melhores cursos de Relações Internacionais online
Relações Internacionais é uma área transdisciplinar. Isso acontece porque ela aborda questões que representam os maiores desafios para os países. Por isso, cursos da área vão desde política e economia até disciplinas como história, geografia, direito e até meio ambiente.
Nesta seleção, separamos cinco cursos que representam áreas estudadas nas graduações e pós-graduações de Relações Internacionais. Todos os cursos são de universidades renomadas que disponibilizam seu material no Coursera.
O Coursera é uma plataforma de cursos que tem parcerias com as maiores universidades do mundo. Esses materiais estão disponíveis de forma gratuita para todos que fizerem um registro, mas apenas alunos pagantes recebem certificados.
Ao todo, o Coursera tem 229 cursos relacionados à área de RI registrados. Cada um deles têm um nível de conhecimento mínimo exigido diferente. Para o texto de hoje, selecionamos cursos de nível básico, para aqueles que querem começar o estudo na área, mas você pode acessar a lista completa aqui.
1. Diplomacia Global: As Nações Unidas no mundo
O curso Global Diplomacy: the United Nations in the World é uma excelente opção para começar seus estudos em Relações Internacionais. Ele é oferecido pela Universidade de Londres e é uma introdução ao sistema de funcionamento das Nações Unidas, a ONU.
Para fazer o curso não é preciso ter nenhum conhecimento prévio sobre a organização. Durante as aulas você vai aprender sobre a história da ONU, momentos-chave de sua atuação além de fatores centrais para a compreensão de seu funcionamento.
A proposta do professor responsável, o Dr. Dan Plesch, é que os estudantes tenham tanto conhecimento teórico quanto prático. O objetivo é que, ao concluir as aulas, os alunos sejam capazes de discutir com propriedade sobre a ONU.
O curso tem duração aproximada de 12 horas e seu conteúdo pode ser dividido livremente pelo aluno. Os materiais são em inglês, porém, é possível assistir às aulas com legenda em português brasileiro.
2. Política e Economia da Energia Internacional
Se você está interessado em Relações Internacionais, tem que estar por dentro dos principais tópicos de discussão no mundo. Por isso, pode ser uma boa ideia fazer o curso Politics and Economics of International Energy.
Esse curso é oferecido pela universidade francesa Sicences Po, uma das principais referências mundiais no estudo de política. Nas aulas você vai aprender sobre uma das principais questões das Relações Internacionais: a energia. O objetivo é ajudar os estudantes a compreenderem o impacto do desenvolvimento atual.
Durante o curso de 30 horas de duração, os alunos vão estudar sobre fontes de energia, seus limites e impactos ambientais. As tendências na área também vão ser abordadas, assim como as perspectivas para os próximos anos.
Esses são temas complexos, mas não é preciso ter nenhum conhecimento prévio de ciências naturais, matemática ou economia. Todos os conceitos-chave serão tratados no curso, que é lecionado em inglês com legendas em português europeu.
3. Cidadania e Estado de Direito
Uma das preocupações das Relações Internacionais é descobrir como resolver os grandes problemas globais. Uma das maiores questões da área é o debate sobre cidadania e democracia. Fazendo o curso Citizenship and the Rule of Law você vai aprender sobre o tema.
Direito no exterior: vale a pena?
A proposta do curso oferecido pela Universidade de Londres é ser uma introdução ao conceito de Estado de Direito. O objetivo é que os alunos consigam dar sua própria interpretação ao tema, além de serem capazes de:
- Compreender quais são os requisitos para a existência de um Estado de Direito;
- Aplicar os princípios do Estado de Direito no dia a dia;
- Explicar o que torna o Estado de Direito o melhor regime;
- Construir e avaliar argumentos sobre justiça.
Tudo isso é feito tanto por meio de aulas quanto de materiais de apoio, como textos. A estimativa é que os estudantes consigam completar o curso em cerca de 21 horas. Todo o material é em inglês, mas existem legendas em português europeu para os vídeos.
4. Geografia Política
Geografia Política é um dos temas centrais de uma graduação de RI. Uma maneira de se familiarizar com o tema é fazendo o curso Political Geography oferecido pelo Instituto Estadual de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO).
5 motivos para estudar na Rússia
A MGIMO é uma das 50 melhores faculdades de política do mundo, segundo a QS World University Ranking by Subject. Neste curso, os alunos vão aprimorar seus conhecimentos em história, análise e ciência política, além de política externa.
O curso tem duração estimada de 16 horas. Durante esse período será trabalhada a dimensão espacial da política. Para isso, o curso é desenvolvido para que os alunos aprendam sobre:
- A estrutura do mapa político moderno;
- Organização política e geográfica do estado;
- Aspectos teóricos das relações internacionais e do mundo político;
- Conceitos e métodos da geografia política.
Ao final desse curso é possível ter uma boa noção do que se trata as Relações Internacionais. A única desvantagem é que as aulas são todas lecionadas em inglês com legendas apenas neste idioma.
5. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Uma visão global e transdisciplinar do futuro
Como era de se esperar, a ONU é uma das principais entidades no campo das Relações Internacionais. Em 2015, a organização divulgou 17 metas de desenvolvimento sustentável. A partir daí, vários países, ONGs e empresas passaram a trabalhar para atingir esses objetivos.
Intercâmbio voluntário: como fazer?
Dada essa realidade, conhecer as 17 metas é essencial para quem quer trabalhar com RI. Um bom ponto de partida pode ser o curso The Sustainable Development Goals – A global, transdisciplinary vision for the future, desenvolvido pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
Além de trabalhar os objetivos da ONU, as aulas também tratam do conceito de sustentabilidade e como ele se transformou com o tempo. Para fazer isso, a professora Katherine Richardson faz entrevistas com especialistas sobre cada um dos temas.
O curso pode ser feito em aproximadamente 10 horas e está disponível em inglês com legendas em português brasileiro. Uma das características mais interessantes é que 14% dos alunos conseguiram iniciar uma nova carreira a partir das aulas e 20% teve um benefício significativo em suas profissões por causa do curso.
Como fazer faculdade de Relações Internacionais?
Se depois de fazer todos esses cursos de Relações Internacionais você ainda quer seguir uma carreira na área, é hora de saber mais sobre as suas possibilidades. Como já era de se esperar, as melhores universidades do ramo ficam no exterior. Conheça quais são essas faculdades e o que você pode fazer como um profissional de RI clicando aqui.
E se você quer conhecer mais cursos incríveis para fazer de graça na sua casa, é só baixar o nosso e-book. Clicando aqui, você vai ter acesso a mais de 1100 cursos online e gratuitos!