Vai fazer o American College Testing e não sabe quando o teste vai ser oferecido no Brasil? Neste texto, você fica sabendo todos os dias de aplicação da prova no próximo semestre, com os prazos de inscrição e de liberação dos resultados, e ainda confere um guia do processo de inscrição, dos custos e de tudo o que deve levar em consideração antes de escolher uma das datas do ACT. Vamos lá?

Quais são as datas do ACT no Brasil?

De acordo com a ACT, Inc., organização responsável pela prova, as datas do ACT para estudantes internacionais no primeiro semestre de 2023 são:

Quanto aos prazos de inscrição e à liberação das notas, as datas do ACT são as seguintes:

Data do teste

Prazo de inscrição normal

Inscrição tardia (Late Registration)

Pevisão de iberação das notas 

10 e 11/02/2023

13/01/2023

27/01/2023

03/03/2023

14 e 15/04/2023

17/03/2023

31/03/2023

07/05/2023

9 e 10/06/2023

12/05/2023

26/05/2023

02/07/2023

14 e 15/07/2023 16/06/2023 07/07/2023 07/08/2023

Como você pode ver, as provas são sempre aplicadas em dois dias seguidos. Em geral, a ACT, Inc. oferece de cinco a sete “pares” de datas ao longo do ano – ou seja, tenha em mente que essas datas listadas aqui são só as que estão previstas para o primeiro semestre de 2023. No próximo semestre, você terá outras opções de datas do ACT.

Além disso, as datas de inscrição para o ACT têm duas modalidades: a normal e a atrasada. Caso você perca o prazo padrão, ainda pode se inscrever para a prova até o deadline da “Late Registration”. No entanto, para isso você vai precisar pagar uma taxa extra de US$ 36 (ou seja, cerca de R$ 193).

Em relação às notas, a ACT, Inc. posta os resultados em poucos dias úteis após a realização do teste. Tenha em mente, porém, que essas notas são referentes apenas às questões de múltipla escolha – ou seja, se você fez o ACT com redação, vai demorar um pouco mais para receber a nota completa (entre duas e quatro semanas após a data da prova). 

Em geral, as universidades recebem relatórios de pontuação do ACT pelo menos uma vez a cada duas semanas, mas em algumas instituições eles chegam com mais frequência.

A Universidade da Virgínia, por exemplo, declarou que recebe relatórios de pontuação eletronicamente pelo menos uma vez por dia, e que obtém pontuações com ainda mais frequência perto dos prazos de inscrição.

Sendo assim, se você colocar uma universidade para receber um de seus quatro relatórios de pontuação grátis, essa instituição pode ver suas notas até mesmo antes que você, dependendo da frequência com que ela recebe os resultados vindos da ACT, Inc.


(Olya Kobruseva/Unsplash)

Como escolher uma das datas do ACT?

É muito importante que você escolha uma das datas do ACT que funcione bem para as suas necessidades específicas. Aqui estão quatro fatores que você deve levar em consideração antes de fazer a sua inscrição:

1. Quando são os prazos da universidade para a qual você vai aplicar?

De longe, o fator mais importante é o deadline de inscrição para as universidades e faculdades. Nos Estados Unidos, a maioria dos prazos termina em 1º de janeiro (para a regular decision) e em 1º ou 15 de novembro (para early action e early decision).

Como dissemos anteriormente, geralmente as notas completas do ACT (ou seja, com a nota do Writing) são divulgadas entre duas e quatro semanas após o exame.

Depois disso, a ACT, Inc. envia os relatórios de pontuação em lotes para as universidades, com a frequência que as elas decidem recebê-los (geralmente, pelo menos uma vez a cada duas semanas).

Esse período, entretanto, não inclui o tempo de processamento das pontuações do ACT, que pode variar significativamente de instituição para instituição.

OK, mas o que tudo isso significa para você? Basicamente, você deve fazer o ACT com bastante antecedência em relação aos prazos de inscrição para a faculdade que você quer aplicar. Isso vai garantir que as suas notas do ACT cheguem às universidades a tempo.

Portanto, como regra, não faça o ACT menos de quatro ou cinco semanas antes do prazo de aplicação para as faculdades da sua lista.

Se você for fazer a prova com o Writing, dê a você mesmo ainda mais tempo: faça a prova cerca de seis semanas antes do prazo final de inscrição.

Lembre-se de que se as universidades não receberem ou processarem suas pontuações no ACT a tempo, sua inscrição pode ser indeferida! Portanto, planeje bem!

2. Quantas vezes você pretende fazer o ACT?

Você também deve considerar se deseja refazer o ACT, caso não obtenha as pontuações necessárias para a faculdade que escolheu. Normalmente o recomendado é fazer o ACT pelo menos duas vezes (ou até três), dependendo dos seus objetivos e, claro, das suas condições. 

Nesse caso, aqui está uma programação sugerida:

Se você fizer o seu primeiro ACT no segundo semestre do segundo ano, em vez de no primeiro, ainda tem muitas oportunidades de refazer a prova mais uma ou duas vezes. Você poderia, por exemplo, fazer o teste em datas separadas no primeiro semestre do terceiro ano.

Dito isso, evite se inscrever para datas do ACT consecutivas ou muito próximas, especialmente no último ano do Ensino Médio. Emendar muitos ACTs não te dá quase nenhum tempo para estudar e provavelmente não vai aumentar sua nota consideravelmente.

Além disso, tentar equilibrar a preparação durante o ano letivo com as aulas e os trabalhos da escola é uma tarefa bastante estressante. Portanto, distribua as datas do ACT da melhor maneira possível para você. E se tiver dúvidas, faça parte da maior escola de intercâmbios: acesse seu teste de perfil aqui

3. Quanto tempo de estudo você precisa?

Antes de se inscrever no ACT, decida por quanto tempo você vai precisar se dedicar aos estudos. Normalmente, o recomendado é reservar de três a seis meses para a preparação para a prova.

Essa quantidade de tempo permite que você distribua bem suas sessões de estudo, para que esteja estudando de forma consistente, mas sem se cansar.

Mais importante, porém, é ter um número suficiente de horas de estudo. O número de horas que você terá que gastar estudando depende do número de pontos que você gostaria de atingir ou melhorar na sua nota do ACT.

Uma boa forma de determinar isso é fazendo um simulado antes de começar os estudos em si, e também pesquisar as notas dos estudantes aceitos em anos anteriores nas universidades para as quais você quer aplicar.

Abaixo está o número (aproximado) de horas de estudo necessárias para fazer as seguintes melhorias na sua pontuação do ACT:

Como você pode ver, quanto maior o número de pontos que você deseja obter, mais horas você precisa para estudar. Infelizmente, nem todo mundo tem muito tempo para se dedicar inteiramente à preparação para o ACT. No mínimo, então, tente separar 10 horas para a sua preparação.

Se você tem só cerca de um mês antes do dia do teste, ainda pode fazer grandes melhorias na sua pontuação, desde que esteja disposto(a) a se esforçar. Você também pode usar nossas dicas e estratégias para se sair bem na prova.

4. Você tem algum compromisso?

Finalmente, considere suas próprias obrigações e compromissos. Existe algo que você não pode reprogramar e que vai ocorrer em uma das datas do ACT? Você tem algum compromisso em andamento (escolar ou outro) que pode te impedir de se concentrar na preparação para o teste?

As obrigações podem ser qualquer coisa, desde trabalhos escolares e preparação para o ENEM, a torneios esportivos e férias em família.

Antes de escolher uma data para o teste, certifique-se de estar bem ciente de sua programação. O recomendado é usar uma agenda ou planilha para anotar qualquer grande período de tempo durante o qual você estará muito ocupado para estudar para o ACT.

No final das contas, se uma das datas do ACT não funcionar para você, escolha outra para a qual você terá menos obrigações no período anterior.

Como me inscrever para o ACT?

Etapa 1: Visite o site do ACT e crie uma conta

Primeiro, acesse o site do ACT. Quando estiver lá, clique no botão “Create MyACT account”. Depois, você vai informar se já fez o ACT antes, ou se essa é a sua primeira vez fazendo o exame.


(Reprodução/ACT, Inc.)

Em seguida, preencha os dados da sua conta, para que você possa fazer coisas como verificar sua pontuação, imprimir seu cartão de confirmação para entrar no centro de aplicação do teste, fazer alterações no seu registro ou solicitar mais relatórios de pontuação. 

Você vai precisar das seguintes informações para fazer sua conta:


(Reprodução/ACT, Inc.)

Observação: certifique-se de preencher seu nome exatamente como aparece em seu passaporte, carteira de habilitação ou outro documento de identidade que você vai levar para o centro de aplicação do teste. Se o nome com o qual você se inscreveu não corresponder ao seu documento de identidade, você não poderá fazer o exame no dia agendado.

Depois de preencher as informações acima, você vai precisar confirmar os seus dados de contato por e-mail ou telefone. Após a confirmação, já vai ser possível acessar a sua conta MyACT. Assim que você entrar na conta, vai precisar fornecer informações sobre a sua escola do Ensino Médio.

Etapa 2: Faça sua inscrição

Depois de criar e completar sua conta, você deve clicar no botão "Register for the ACT" e prosseguir nas próximas páginas. Ao todo, o processo de inscrição leva cerca de 30 minutos, então reserve um tempo para fazê-lo com calma.


(Reprodução/ACT, Inc.)

Você responderá a perguntas sobre o seguinte:

Se você está se perguntando por que o ACT quer saber algumas dessas informações, que aparentemente não têm nada a ver com o teste em si, tenha em mente que elas visam fazer com que os alunos sejam direcionados para faculdades onde eles têm a possibilidade de se adaptar bem. 

O ACT (e também o SAT) fornecem para as faculdades nomes de alunos que podem “dar um match” com essas escolas. Quanto mais informações eles tiverem sobre suas notas, cursos e interesses, melhor podem alinhar seus dados com as faculdades em potencial.

É por isso que, depois de fazer um dos ENEMs americanos, você provavelmente vai começar a receber muitos e-mails de faculdades.

Etapa 3: Pague

Verifique (abaixo) as taxas atuais do ACT antes de fazer o teste e preencha os dados do seu cartão para fazer o pagamento ou do cartão de isenção, caso tenha conseguido um. Na parte inferior da página, clique em "Submit", apenas uma vez, e pronto. Agora você já pode imprimir o seu “admission ticket” e esperar que a ACT, Inc. envie o cartão de confirmação para o seu endereço de e-mail.

Quanto custa o ACT?

Aqui estão os custos de inscrição para o ACT e algumas outras taxas:

Taxa

Do que se trata?

Valor

Taxa de inscrição (Registration Fee)

A taxa padrão cobrada cada vez que você faz o teste.

US$ 88 (US$ 63 sem redação)

Taxa de alteração (Change Fee)

Cobrada se você alterar o local, a data ou o tipo de teste.

US$ 42

Pergunta e respostas (Question and Answers)

Um serviço opcional que envia as perguntas do teste e as respostas corretas (útil para ver quais erros você cometeu).

US$ 22

Inscrição Tardia (Late Registration Fee)

Taxa cobrada se você se inscrever após o prazo normal, mas antes do prazo final.

US$ 36

Relatórios de pontuação grátis

O número de relatórios gratuitos que você obtém ao se registrar para o teste.

4 relatórios gratuitos, no prazo de 4 dias úteis após o teste

Custo por universidade

Valor cobrado por cada relatório adicional que você enviar a uma universidade, além dos seus relatórios gratuitos.

US$ 16 por universidade

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe as datas do ACT, que tal começar a se preparar para arrasar na prova e conquistar uma oportunidade internacional? Para isso, você pode contar com a ajuda da Escola M60, que tem o aparato completo para te ajudar a conseguir um intercâmbio.

Clique aqui para fazer o seu teste de perfil e se tornar um de nossos alunos! Mas corre que as vagas são limitadas, hein?

*Texto escrito por Lucas Almeida (2022) e atualizado por Elaine Maciel (2023).