O Desafio Rise Global é uma iniciativa que concede benefícios vitalícios para jovens desenvolverem soluções sustentáveis globais. E a edição de 2023, já está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai oferecer bolsas de estudo, serviços de carreira e oportunidades de financiamento estudantil para jovens de 15 a 17 anos de todo o mundo.
No total, são 100 finalistas! Mas, todos os participantes terão acesso a oportunidades únicas de cursos online e troca com outros jovens de todo o mundo. Ficou interessado(a)?
Pois, saiba que o programa Rise busca jovens talentosos e que precisam de oportunidade. O mais impactante dessa oportunidade é que os selecionados vão receber apoio durante toda a vida.
Portanto, se você nasceu entre 2005 e 2007 e está em busca de uma chance para mudar de vida, conheça agora mesmo o Desafio Rise Global!
O que é o Desafio Rise Global?
O Desafio Rise Global é um programa desenvolvido todos os anos pela Schmidt Futures — uma entidade filantrópica fundada por Eric Schmidt e Wendy Schmidt em 2017 e que fomenta pesquisas em ciência, tecnologia e redes de talentos.
Essa organização se junta a outra muito tradicional e respeitada mundialmente: a Rhodes Trust, organização responsável pelas bolsas Rhodes da Universidade de Oxford e que busca dar oportunidades de estudo de qualidade a jovens de todo o mundo.
O objetivo maior dessa parceria é construir uma comunidade global de futuros líderes, conectando candidatos com potencial e possibilitando o acesso a recursos e oportunidades de aprendizado gratuitos em todo o mundo.
O Desafio Rise vai selecionar 100 vencedores globais. Os ganhadores vão receber uma temporada de três semanas de networking (com tudo pago!), aconselhamento e apoio na carreira; acesso a programas especializados, cursos e outras oportunidades através de parceiros Rise.
Além disso, essa é uma oportunidade única de receber uma bolsa de estudos após o ensino médio, com duração de quatro anos para qualquer universidade credenciada, incluindo matrícula, anuidades e auxílio para as despesas pessoais.
De acordo com a evolução e desempenho, os vencedores podem ainda receber benefícios adicionais, desde que estejam utilizando seus talentos na construção de um mundo melhor. E para escolher esses jovens talentosos ao redor do mundo, o Rise Global acredita que os processos seletivos tradicionais não são suficientes. Por isso, a aplicação é diferente e conta com várias oportunidades de mostrar potencial, desde vídeos e entrevistas a elaboração de projetos.
Assim como o Desafio Rise Global 2023, existem diversos programas que possibilitam ao estudante a chance de estudar fora do país.
Nesse sentido, o Programa M60 pode ser uma alternativa interessante.
Afinal, neste programa existem bolsas, intercâmbios gratuitos e, até mesmo, salários no exterior te esperando.
Ou seja, este pode ser o caminho ideal para quem busca estudar ou trabalhar fora do Brasil. Para saber mais, clique aqui.
Quem pode participar?
Essa é uma oportunidade exclusiva para quem tem entre 15 e 17 anos, por isso, os menores de 18 anos precisam da autorização do responsável legal ou dos pais para participarem.
Isso significa, na prática, que quem nasceu entre 2 de julho de 2005, e 1 de julho de 2008 pode se inscrever.
Os interessados devem se inscrever como pessoa física e não podem utilizar pseudônimos ou apelidos para concorrerem. Além disso, todas as informações pessoais e financeiras fornecidas devem ser verídicas.
Os candidatos só podem se inscrever no desafio uma vez por ano e quem já foi selecionado como Vencedor Global do Rise em edições anteriores não é elegível para se inscrever novamente.
Além da idade mínima e máxima, o aluno também deve ter proficiência suficiente em inglês para ler e entender as regras do concurso, bem como participar do processo de seleção, inclusive para conversar com a organização e seus colegas.
Todos que cumprem esses critérios podem aplicar para a oportunidade até o dia 25 de janeiro de 2023, às 14h59, no horário de Brasília.
Vale lembrar que funcionários da Rhodes Trust, qualquer pessoa envolvida na condução do desafio e membros direto da família (como mãe, pai, avô, avó ou filhos, por exemplo) não podem se inscrever.
Até 2022, mais de 150 mil jovens em mais de 170 países já participaram do desafio. Ao todo, 200 adolescentes de 69 países já foram selecionados.
Nas duas últimas edições do Rise Global , sete estudantes brasileiros foram vencedores. Dentre seus projetos, estava a proposta de desenvolvimento de um sistema de purificação de água usando apenas materiais sustentáveis para tornar a água da chuva potável.
Além disso, também foi premiada uma ideia de promoção de conectividade em uma comunidade carente de São Paulo, disponibilizando rede 4G às famílias.
Confira mais sobre todos os projetos brasileiros selecionados abaixo!
Como aumentar suas chances de conquistar uma oportunidade internacional?
Curtiu saber mais sobre esse desafio global? Se você não cumpre os critérios ou já tem mais de 17 anos, não se preocupe! Outras oportunidades internacionais podem ser ideais para você.
E se você é um adolescente, jovem ou adulto que quer aumentar suas chances de embarcar rumo a um intercâmbio, com a nossa mentoria especializada você tem acesso em um só lugar a tudo o que você precisa para se preparar para mais de 60 tipos de intercâmbios!
Isso mesmo, através do Programa M60 você acessa tudo isso de forma simples e dinâmica. Não perca tempo! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!