Se você está procurando oportunidades para trabalhar e aprender no exterior, é bem provável que já tenha se deparado com duas possibilidades: summer job e estágio no exterior. 

Os dois termos têm significados parecidos, mas cada um deles tem especificidades que podem definir qual é o mais indicado para você. É que, apesar de o summer job ser uma modalidade de estágio, é bastante importante saber quais são as diferenças, as similaridades e qual se encaixa mais no seu perfil. 

É pensando nisso que preparamos esse artigo! Saiba agora qual a diferença entre estágio e summer job!

(George Pak/Pexels)

O que é um Summer Job?

Para entender melhor as diferenças entre as duas modalidades, vamos entender o que é um summer job. 

O summer job é um estágio que acontece durante o período de férias, no verão. A ideia dos summer jobs é, basicamente, aproveitar as férias para realizar algum estágio, que costuma ser de meio-período, dando aquele “up” na sua vida profissional e para o seu networking. A oportunidade também pode ser um winter job, que se trata de um estágio durante as férias, só que de inverno.

O principal ponto do summer job é que você não precisa estar vinculado a uma instituição de ensino ou universidade para se inscrever. Ou seja, mesmo que você já tenha se formado e queira conquistar mais experiência profissional, pode se candidatar a uma oportunidade de summer ou winter job. 

Outra característica peculiar do summer job é a duração. É que, geralmente, são estágios por 1 ou 3 meses. Dessa forma, é uma oportunidade mais rápida e que pode ser feita durante as férias universitárias, por exemplo. 

Além disso, o summer job não conta como créditos para a faculdade. O summer job ou winter job não precisa estar obrigatoriamente envolvido com a sua área de estudo e, por esse motivo, não te dá créditos para a formação na faculdade. Também não precisa estar vinculado com a sua instituição de ensino, mesmo que seja summer job acadêmico ou profissional

 

 

 

Quais são as principais diferenças entre estágio e summer job? 

Como você já sabe, o summer ou winter job é uma possibilidade de estágio. Porém, essa chance se diferencia do estágio tradicional pela duração reduzida, necessidade de visto e até mesmo remuneração. Separamos por aqui as principais diferenças:

1. Remuneração

Tanto o estágio quanto o summer job podem ser remunerados ou voluntários. Quando as oportunidades não oferecem pagamento, o interessado tem apenas a experiências e adquire a vivência de um ambiente de trabalho. Mas, no caso das chances que têm o pagamento, os summer jobs costumam ter a remuneração mais baixa do que o estágio. 

A média de pagamento é de 20 dólares no internship e de 15 dólares para o summer job. Dessa forma, se você busca pagamentos mais altos, talvez seja uma boa investir em um estágio mais convencional.

2. Duração

O summer job dura entre 1 e 3 meses. É que a proposta é um estágio realizado durante as férias, seja de verão ou de inverno. Por outro lado, o estágio pode ter contratos mais extensos, entre 6 meses e 1 ano. Ambas as oportunidades contam com uma chance de efetivação pelas empresas ou universidades que oferecem. 

Portanto, se você quer uma oportunidade que dure por mais tempo, um estágio mais longo pode ser mais recomendado para você. Já se você quer fazer durante as férias, o summer ou winter job tem o tempo ideal!

3. Necessidade de visto

Como o summer job é mais rápido, em alguns locais como no Reino Unido não será preciso emitir o visto de trabalho. Isso porque lá os estrangeiros podem passar até 6 meses sem a necessidade de emitir o visa. Já para um summer job nos Estados Unidos, mesmo com o período mais curto, é  obrigatório o visto J-1. 

Todos os vistos para intercâmbio e estágio são para os estrangeiros que contam com  participação aprovada em programas de visitante de intercâmbio nos Estados Unidos. 

Já no caso do Reino Unido, para o estágio mais extenso, será necessário aplicar para o visa T5 (Temporary Worker). Ou seja, essa é uma autorização de permanência para trabalho temporário por lá que vai permitir que você realize um estágio. 

4. Créditos para a faculdade

O summer ou winter job geralmente não dão créditos para a faculdade. São oportunidades que não precisam, obrigatoriamente, estar vinculadas a sua universidade e, por essa razão, não costumam ter créditos para os estudantes.

os estágios tradicionais são obrigatórios em grande parte dos cursos e já tem um período reservado para a sua realização (normalmente no último ano ou último período). Assim sendo, eles contam créditos para a sua formação

5. Facilidade

Como os estágios costumam ser remunerados e têm a duração maior, além de serem exigidos em muitos cursos, eles costumam ser mais concorridos do que os summer jobs. 

É que para um summer ou winter job, você não precisa ter vínculo com a universidade (pode até mesmo já ser formado), e por isso, pode ser mais fácil de conquistá-lo. E se você é um profissional com poucas experiências, o summer job vai te oferecer o caminho perfeito para conquistar seu espaço.

(Ivan Samkov/Pexels)

E o que o summer job e estágio têm em comum? 

O summer job e o estágio têm algumas diferenças. Mas também tem alguns pontos fundamentais em comum!

Tanto o estágio quanto o summer job têm o propósito de aprender, desenvolver habilidades, criar e fortalecer o networking no mercado profissional. Qualquer pessoa pode aplicar para um estágio (desde que cumpra os requisitos que são indicados no edital, já que algumas oportunidades são para um determinado momento da faculdade ou podem ser feitas depois da formação). Normalmente, a exigência é que tenha mais de 18 anos.

Tanto os summer jobs quanto em internship mais extensos, podem ou não ser remunerados. É que, assim como acontece no Brasil, no exterior alguns com estágios pagam e outros são gratuitos. 

Além disso, tanto o summer ou winter job quanto o estágio podem ser acadêmicos ou profissionais. O que difere é onde a experiência acontece: no profissional, são empresas que oferecem a oportunidade e no acadêmico, as universidades são as responsáveis por trabalhos de pesquisa, laboratório e outras. 

Também é preciso ter em mente que os estágios e summer jobs são dedicados para jovens, graduandos ou recém formados. Por isso, não é necessário experiência prévia durante a seleção. O que mais conta pontos é a sua vontade de aprender e de fazer a diferença na empresa ou universidade. 

Em todo caso, as propostas são similares. Você vai ter uma chance de aprender na prática como é trabalhar em uma empresa ou instituição, com demandas do dia a dia. Além de poder entender como é uma organização empresarial, você fará contatos e experiências que vão enriquecer demais o currículo. 

Qual vale mais a pena: internship ou summer job?

Isso depende. Como vimos, são duas propostas similares e que vão proporcionar aprendizado. Você deve levar em consideração qual é o tempo que você tem disponível para a oportunidade: se for mais curto, um summer ou winter job se encaixa melhor no seu perfil.

Além disso, se você precisa cumprir o estágio obrigatório, muitas vezes o summer job não se encaixa nesse critério. E por isso, pode ser melhor investir em outra oportunidade.

Sobre a remuneração, também é bastante relativo. Uma oportunidade de conviver com grandes profissionais nas empresas mais reconhecidas do mundo pode valer a pena, mesmo se o summer job ou estágio não for remunerado.

Também é importante considerar o visto. Se o país do seu interesse exige visto mesmo para curtos períodos de tempo, você pode escolher a oportunidade que tenha mais a ver com os seus ideais e objetivos. Mas se você não precisa de visto por um determinado período, o summer job pode ser mais tranquilo em relação a essa parte burocrática.

Assim sendo, podemos dizer que a principal diferença entre o estágio e o summer job é a duração. É que o internship costuma ser extenso, enquanto o summer/winter job tem prazo de cerca 3 meses.

Como ser aprovado para um summer job ou internship? 

Seja por 3 meses ou por mais tempo, um summer job ou estágio no exterior podem dar um “up” na sua carreira aqui no Brasil. Além disso, é um chance muito boa de abrir novas oportunidades no exterior, já que as empresas podem prorrogar seu período por lá ou até mesmo te contratarem de forma efetiva.

E é por causa de todos esses benefícios, que é preciso se preparar para aplicar para um summer job ou internship. Lembre-se que a oportunidade é para adquirir experiência, então não é preciso ter um extenso histórico de empregos. Mas é fundamental chamar a atenção da empresa ou instituição desejada.

Para ser aprovado, uma boa preparação faz diferença! A nossa mentoria especializada conta com professores que já vivenciaram essas experiências e o dia a dia no exterior. E é justamente por isso, que em mais de 900 aulas e revisão de documentos, podemos te ajudar a conquistar a oportunidade dos sonhos. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.