Nós já falamos aqui no Blog sobre os melhores conservatórios de música dos Estados Unidos. Hoje chegou a hora de conhecer as melhores escolas de Música da Europa. Vamos lá?!
50 cursos online de música gratuitos
7 melhores escolas de música da Europa
Academia Real de Música
Abrindo nossa lista de melhores escolas de música da Europa temos a Royal Academy of Music. Fundada em 1822, é o mais antigo conservatório de música da Grã-Bretanha e está localizada em Londres, na Inglaterra. Atualmente é uma das faculdades constituintes da Universidade de Londres e tem uma proporção de quase 2 alunos por professor (são 684 alunos e 380 professores).
Oferece treinamento para músicos populares e clássicos. Entre seus ex-alunos famosos estão nomes como o maestro Simon Rattle, atual diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Berlim; e cantores como Elton John e Annie Lennox.
A instituição oferece instrução desde a infância até o nível de doutorado nas áreas de performance e pesquisa e ainda conta com um museu que abriga verdadeiras preciosidades da história da música, como instrumentos de Stradivari e da família Amati; e manuscritos de Purcell, Handel e Vaughn Williams.
Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris
O Conservatoire de Paris, obviamente na França, é a escola de música mais antiga dessa lista, tendo sido fundado no contexto da Revolução Francesa em 1795. Desde então, tem buscado ser um centro de inovação no ensino musical.
É uma instituição extremamente competitiva, com uma taxa de aceitação anual de apenas 3%. Todos os anos, apenas cerca de 30 alunos ingressam no conservatório. Em números gerais, no entanto, é uma das mais escolas dessa lista, com cerca de 410 professores e 1300 alunos de graduação e pós-graduação vindos de diversas partes do mundo.
Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena
A Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena é uma das maiores e mais antigas escolas de música do mundo, tendo sido fundada em 1817. Por lá passaram estudantes que se tornaram grandes nomes da música como o alemão Johannes Brahms e o checo-austríaco Gustav Mahler.
Embora tenha cerca de 3 mil alunos, a instituição conta com cerca de 4,7 alunos para cada professor, o que garante uma aproximação maior entre discentes e docentes. É uma universidade especialmente conhecida por formar profissionais que já venceram diversas competições internacionais em todas as áreas da música, incluindo regência, órgão, voz e cinema e composição de mídia.
Conservatório de Moscou
Co-fundado em 1866 como Conservatório Imperial de Moscou pelo irmão do famoso pianista e compositor russo Anton Rubenstein junto com o príncipe Igor Troubetzkov, o Conservatório de Moscou tem uma história tão rica e colorida quanto a própria cidade que o abriga.
É um dos dois conservatórios mais antigos da Rússia, já tendo recebido alunos ilustres e importantíssimos para a história da música russa, como Dmitriy Borisovich Kabalevskiy, Vladimir Ashkenazy, Sergei Rachmaninoff e Sviatoslav Richter. Já Piotr Ilitch Tchaikovski, primeiro compositor russo a ganhar fama internacional, foi professor de Teoria e Harmonia na instituição.
O Conservatório de Moscou oferece programas de bacharelado, mestrado e especialização e também é conhecido por seu prestigioso Concurso Internacional Tchaikovsky, que acontece a cada quatro anos, premiando o melhor pianista, cantor, violoncelista e violinista.
Academia de Música Hanns Eisler
A Hochschule für Musik Hanns Eisler está localizada em Berlim, na Alemanha e tem uma história política interessante, pois foi criada em 1950 em resposta à necessidade por uma escola de música em Berlim Oriental, após o estabelecimento da República Democrática Alemã.
Seu nome foi escolhido em homenagem a Hanns Eisler, um compositor de renome internacional e um dos primeiros professores da escola. Depois deles, outros grandes nomes da música já passaram por lá, também como professores.
A instituição conta com uma taxa de aceitação de 13% e cerca de 600 alunos, sendo que mais de 60% deles são originários de outros países. Além disso, apresenta mais de 300 eventos musicais anualmente.
Teste: de onde são esses ritmos musicais internacionais?
Academia Sibelius
Fundada em 1882 e localizada no centro de Helsinque, na Finlândia, a Academia Sibelius recebeu esse nome em homenagem ao famoso compositor Jean Sibelius, que nasceu e se formou musicalmente na cidade de Helsinque.
Oferece programas de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado e tem uma taxa geral de aceitação de 8%. Ao todo, a instituição é a casa de cerca de 1700 estudantes e 1500 professores.
Produziu muitos músicos de destaque, incluindo o maestro da Orquestra Sinfônica da BBC, Sakari Oramo, considerado um dos maiores maestros da história finlandesa.
Escola Guildhall de Música e Drama
Fechando a nossa lista de melhores escolas de música da Europa temos a Guildhall School of Music and Drama, criada em 1880 em Londres. A instituição possui um dos programas musicais de maior prestígio do mundo inteiro, inclusive já tendo sido eleita como a melhor universidade especializada do Reino Unido por dois anos consecutivos pelo jornal The Guardian.
Tem cerca de 800 estudantes e uma proporção de alunos para professores de 7,8 para 1. Oferece programas de bacharelado, mestrado e doutorado e já formou diversos grandes nomes, incluindo o flautista James Galway; o compositor Thomas Ades; George Martin, criador da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo; e o ator, cantor e dançarino Fred Astaire.
Universidade do Intercâmbio
Você quer conquistar uma bolsa em uma dessas melhores escolas de música da Europa, mas acha que precisa de ajuda para se preparar? Então por que você não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).