No último dia 19, a College Board, associação responsável pela organização do SAT, informou que vai descontinuar a versão da prova com redação. A decisão de não oferecer mais o essay do SAT, que passa a valer a partir de junho deste ano, foi tomada, de acordo com a própria College Board, para "reduzir as demandas sobre os estudantes" agora, durante a pandemia de covid-19, e no futuro. Mas o que, de fato, muda?
Fim do essay do SAT: tudo o que você precisa saber
Por que não oferecer mais o essay do SAT?
Por conta da pandemia de covid-19, 2020 foi um ano difícil tanto para os estudantes quanto para a College Board. Não apenas os testes foram cancelados em diversas ocasiões, como muitas universidades abandonaram totalmente os requisitos do SAT para o processo seletivo 2020-2021.
Na declaração oficial sobre o fim do essay do SAT, a College Board reconheceu que as circunstâncias têm sido difíceis para os estudantes por causa da pandemia. A associação explica que, ao abandonar a redação do SAT, está se adaptando “a novas realidades e mudanças no processo de admissão das faculdades“.
Embora o desejo de ajudar os estudantes seja sincero, os especialistas apontam que a College Board pode ter tomado essa decisão por razões mais práticas também. Em seu artigo para a Forbes, o jornalista Akil Bello destaca que a maioria das universidades não exige a pontuação do essay do SAT como parte do processo de admissão. Isso significa que a redação é opcional para a maioria dos estudantes que pretendem fazer faculdade nos Estados Unidos.
Como resultado, muitos alunos e alunas já haviam parado de fazer o essay do SAT — em 2020, apenas 57% dos participantes do teste fizeram a redação. Portanto, a College Board pode ter abandonado o essay também por motivos financeiros e operacionais.
Mas, então, o que muda?
Não poder fazer o essay do SAT impacta principalmente os estudantes que planejavam usar as notas da redação para melhorar suas aplicações. Por exemplo, se você esperava que sua pontuação no essay ajudasse a compensar uma pontuação não muito boa na seção de Matemática da prova, ou até mesmo um GPA baixo, então você vai ter que fazer sua aplicação se destacar de outras maneiras.
Nesse caso, o interessante é que a sua inscrição tenha uma outra “parte de destaque”, mas você também pode adicionar outras atividades ao seu currículo, procurar aumentar seu GPA ou até mesmo melhorar sua pontuação no SAT!
Além disso, se a universidade para a qual você vai se inscrever exigia o essay do SAT no passado, você pode notar algumas diferenças no processo seletivo a partir de agora. Algumas instituições podem simplesmente descartar o requisito de redação, enquanto outras universidades podem solicitar que você envie amostras adicionais de redação para cumprir esse requisito.
O mesmo se aplica para departamentos que usavam a redação do SAT para determinar se deveriam ou não admitir estudantes. Os alunos e alunas que se inscreverem em cursos que envolvem muita escrita — como Letras, História ou Jornalismo — podem acabar tendo, da mesma forma, que enviar amostras adicionais ou até mesmo fazer um teste de colocação específico do departamento.
Mas e se as faculdades para as quais você vai se inscrever já não exigissem a redação do SAT? Nesse caso, essa mudança não vai ter nenhum impacto na sua aplicação. Os processos seletivos nessas instituições não serão afetados pelas novas políticas da College Board, o que significa que as suas chances de entrar são as mesmas de antes da remoção do essay.
Nosso conselho? Verifique com as universidades para saber como as novas políticas de redação do SAT vão afetar o seu processo de admissão e as suas chances de aprovação.
Universidade do Intercâmbio
Quer uma ajuda para se sair bem nas outras seções do SAT? Então conte com o apoio da nossa mentoria especializada para conquistar sua oportunidade internacional! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!