Existem diversos tipos de bolsas para estudar no exterior, e algumas delas são baseadas no mérito dos candidatos. Nesse caso, é muito comum que as universidades e agências de fomento peçam, entre outros documentos, o famoso essay. Mas o que é isso? Um essay para bolsas de estudos nada mais é que uma espécie de redação sobre um tema específico, que serve para mostrar as habilidades da candidato. Não existe uma única forma de fazer um bom essay, ou seja, você não vai encontrar uma fórmula pronta e definitiva. Mas existem alguns passos que podem ajudar na hora de escrever. Confira!
Como escrever um bom essay para bolsas de estudos?
1. Leia e releia o enunciado do essay
Quando você fizer uma aplicação para bolsa que solicita um essay, provavelmente será dado um enunciado para que você desenvolva o seu texto a partir dele. Os temas principais que devem estar incluídos na redação estão presentes nesse enunciado. Sendo assim, é importante você se certificar de entender bem o que será pedido para não acabar fazendo um texto com uma temática diferente daquela que os aplicadores indicarem.
2. Entenda o significado dos temas principais
Depois de identificar os temas principais, é importante entender o que cada uma dessas ideias realmente significa. Por exemplo, se te pedirem para falar sobre “liderança”, não caia no erro de apenas descrever posições de comando. Nesse caso, você precisará identificar os efeitos que a liderança tem (as ações tomadas e os resultados alcançados) nos diferentes ambientes. Quanto mais profundamente você entender o significado de cada tema, mais exemplos você vai poder identificar para demonstrar suas habilidades.
3. Use palavras-chave (e sinônimos) por todo o seu essay
O uso das palavras-chave do enunciado no seu texto vai mostrar o seu comprometimento com o tema que foi proposto pelos aplicadores. Apesar disso, é muito importante que você se atente para utilizar não apenas as próprias palavras-chave como também os seus sinônimos. Dessa forma, seu texto não vai ficar muito repetitivo ou parecer pobre no vocabulário e na composição.
4. Entenda os critérios utilizados pelos avaliadores
Cada bolsa usa um critério diferente para avaliar os essays. Portanto, é importante que você pesquise quais são esses critérios antes de escrever. Sabendo deles, você poderá produzir sua redação de uma forma que se encaixe com o que os aplicadores valorizam mais.
5. Não tenha medo de demonstrar suas habilidades e sua experiência
Lembre-se sempre que os essays são uma forma de mostrar o porquê você merece a bolsa. Dessa forma, é importante que você mostre que sabe quem você é. Quais são as experiências que demonstram suas habilidades? Quais são seus objetivos? Escreva de uma maneira cuidadosa para enfatizar sua paixão, sua ambição e seu entusiasmo. Não se esqueça de ser positiva(a), mostrando que acredita em todas as coisas que já fez e nas que ainda vai fazer. Afinal, se você não acreditar em si mesmo(a), por que os avaliadores irão fazer isso?
6. Faça uma introdução envolvente
Começar um texto é sempre uma tarefa difícil. Porém, ao iniciar seu essay de uma forma mais chamativa, você logo vai despertar o interesse dos avaliadores em continuar a leitura, o que conta muitos pontos na hora da nota final.
Aqui vai um segredo que funciona para quase todo tipo de trabalho escrito: só porque vai no início, não significa que você tem que escrever primeiro. Por exemplo, neste caso, você não pode definir qual é uma boa introdução para o seu texto até descobrir os seguintes detalhes:
- A história que você quer contar;
- O ponto que você quer que a história mostre;
- O traço/nível de maturidade/experiência sobre você que seu essay vai mostrar.
Portanto, a sugestão aqui é trabalhar na ordem inversa! Escrever seu essay vai ser muito mais fácil se você puder descobrir tudo que ele envolve primeiro e depois voltar e descobrir exatamente como deve começar.
Isso significa que antes de criar sua introdução e até mesmo o desenvolvimento do seu texto, você deve elaborar uma ideia geral sobre qual evento da sua vida você vai compartilhar e o que você espera que esse fato demonstre ao leitor sobre você e o tipo de pessoa que você é.
Componentes de uma introdução
Quais são os ingredientes para escrever uma ótima introdução? Aqui estão os componentes necessários (com exemplos!) para se destacar já no início do seu texto:
- Uma primeira frase de impacto: Este gancho chama a atenção dos leitores e aguça o interesse deles por sua história.
Exemplo: “I live alone — I always have since elementary school.” (“Eu moro sozinho — sempre morei, desde o ensino fundamental”, em português). - Kevin Zevallos para turma de 2016 da Connecticut College.
Essa frase de abertura nos faz querer saber mais. Por que ele estava sozinho? Onde estavam os adultos? Como uma criança de 8 a 10 anos poderia sobreviver por conta própria? - Uma história vívida e detalhada que ilustra sua habilidade/experiência: Para compensar o quão curto seu essay vai ser, você deve inserir uma narrativa e informações eficazes para imergir o leitor.
- Um eixo perspicaz, que leve ao ponto principal do seu essay: Essa parte conecta a história ao ponto em que você explica o que a experiência lhe ensinou, como você amadureceu e como isso te moldou como pessoa.
Exemplo: “By leaving me free to make mistakes and chase wild dreams, my father was always able to help ground me back in reality. Personal responsibilities, priorities and commitments are all values that are etched into my mind, just as they are within my father's.” (“Ao me deixar livre para cometer erros e ir em busca de sonhos desafiadores, meu pai sempre foi capaz de me ajudar a voltar à realidade. Responsabilidades, prioridades e compromissos pessoais são valores que estão gravados em minha mente, assim como estão na do meu pai”, em português) - Olivia Rabbitt para a turma de 2016 da Connecticut College.
No essay da Olivia sobre o papel de seu pai em sua vida, o gancho discute a importância dele, explicando o impacto nos seus valores. Olivia passou essa parte descrevendo o passado do seu pai e o relacionamento entre os dois. Agora, ela está livre para mostrar como, sem a influência dele, ela não estaria tão comprometida com "responsabilidades, prioridades e compromissos pessoais".
Universidade do Intercâmbio
Essas são algumas dicas gerais para escrever um bom essay para bolsas de estudos. De qualquer forma, cada bolsa tem critérios específicos, que você deve prestar muita atenção quando for escrever seu texto. Se quiser um apoio mais aprofundado nesse processo, faça agora mesmo o seu teste de perfil, clicando aqui, e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada.