BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como estudar espanhol na Espanha com bolsa?

Com certeza você já deve ter se perguntando se é possível estudar espanhol na Espanha com bolsa né? E a resposta é SIM, mas com algumas ressalvas. Se você ficou sem entender nada, eu estou falando de um programa de bolsas de estudo oferecidos pela Fundación Lengua, uma instituição localizada na cidade espanhola de Valladolid. Continue com a gente para conhecer mais sobre essa oportunidade.

Como estudar espanhol na Espanha com bolsa?

Todos os anos, a Fundación Lengua oferece bolsas de estudo para um curso de espanhol de curta duração (duas semanas) destinado para estudantes que queiram aprofundar os seus conhecimentos no idioma a partir de uma imersão linguística e cultural no país europeu.

Ou seja, além das aulas em si, os bolsistas também fazem parte de uma série de atividades culturais, que incluem até mesmo visitas em cidades vizinhas, como Salamanca e Segóvia. Na prática, as aulas equivalem a 65% da carga horária total de 40 horas do curso. Os outros 35% são preenchidos com atividades culturais de recreação e ensino.

estudar-espanhol-na-espanha-Valladolid
Valladolid (Foto: Luis Angel/Flickr)

A bolsa cobre todos os custos da viagem?

Não! E foi por isso que eu disse lá em cima que era possível estudar espanhol na Espanha com bolsa, mas com algumas ressalvas.

As bolsas oferecidas pela Fundación Lengua cobrem apenas os custos diretamente ligados ao curso. Isso inclui, por exemplo, materiais didáticos, teste de nivelamento, acesso à internet, empréstimo de livros, utilização de computadores na escola, tutor pessoal e empréstimo de livros e filmes.

Fica a cargo do estudante, no entanto, as despesas com acomodação, passagens aéreas, alimentação e taxa de matrícula, que fica em torno de 100 euros. Ou seja, não estamos tratando aqui de uma bolsa full-ride de forma alguma.

O que é preciso fazer para concorrer?

O processo de inscrição é bastante simples. Para concorrer, o interessado deve preencher um formulário de aplicação com dados pessoais e escrever uma carta de motivação sobre os motivos pelos quais merece ser ser aprovado(a) para a bolsa.

Nossa mentora Gabrielle Hayashi, que já foi aprovada no programa de bolsas da Fundación Lengua, afirma que o segredo para escrever uma boa carta de motivação para essa oportunidade é a simplicidade. O texto deve ser direto e refletir o porquê do aprendizado da língua espanhola ser importante pra você do ponto de vista acadêmico, profissional e também pessoal. Também é importante refletir sobre questões culturais (Por que a Espanha? E o que essa experiência no país irá te trazer de ganho cultural?).

Quer saber mais sobre o que a Gabi tem a falar sobre essa oportunidade Então confira o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6pYq9qUXbPk

Quais são os requisitos necessários?

Para ser elegível ao programa de bolsas da Fundación Lengua, os candidatos devem ter mais de 18 anos (podem haver algumas exceções quanto à idade) e ser estudante, não sendo relevante aqui a área de estudo.

Também não há um nível de espanhol exigido, sendo o programa aberto tanto para quem ainda está iniciando no idioma, quanto para quem já tem conhecimentos mais avançados.

É possível ficar por mais de duas semanas no curso?

Sim, mas caso o estudante queira prorrogar a sua participação, ele deverá se responsabilizar em arcar com as despesas desse período extra que até então estavam sendo cobertas pela bolsa.

Além disso, é importante ressaltar que, para manter o direito a receber a bolsa durante as duas semanas iniciais do programa, os participantes devem cumprir todas as regras de conduta da Fundação e comparecer a pelo menos 95% do curso. Ausências sem justificativas podem resultar em expulsão do programa.

Se interessou pelo programa de bolsas da Fundación Lengua? Então clique aqui para se inscrever. O prazo de aplicação para o programa de 2021 ainda está aberto.

Universidade do Intercâmbio

Agora você já sabe que sim, é possível estudar espanhol na Espanha com bolsa. Acha que essa oportunidade ainda não é a que você está procurando e quer se preparar para conquistar bolsas ainda melhores? Então se liga! Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

15 Nov 2020

Postagens recentes