BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Estude em Oxford de graça com essas bolsas de estudos

O Reino Unido é um dos destinos mais procurados por brasileiros que sonham em conquistar uma oportunidade internacional, seja ela profissional ou acadêmica. 

De fato, o local não oferece apenas uma ótima qualidade de vida, como também é um cenário repleto de belezas e histórias para serem apreciadas e conhecidas. 

A notícia boa é que existem diversas instituições acadêmicas prestigiadas, como a Universidade de Oxford, que oferecem programas de intercâmbio com bolsas que podem chegar a até 100% para receber alunos estrangeiros, inclusive do Brasil.

Se você quer descobrir como pode conquistar uma dessas oportunidades, continue lendo este conteúdo que preparamos especialmente para você. 

Leia também: 

Sobre a universidade

A Universidade de Oxford, constituída por 36 faculdades e 3 sociedades ao todo, é uma das instituições de educação mais famosas do mundo. Ocupando o quarto lugar no ranking das melhores universidades do planeta em 2023 e frequentemente disputando o primeiro lugar com a Universidade de Cambridge no ranking das melhores universidades do Reino Unido, ela é o sonho de muitos brasileiros que buscam um intercâmbio acadêmico. 

Se você é um deles, talvez goste de saber que, segundo o site da própria instituição, atualmente, um terço dos alunos de lá são cidadãos internacionais de mais de 140 países. 

A história de Oxford

Talvez você não saiba, mas o prestígio e a popularidade que a universidade possui não chegou do dia para a noite e nem à toa: a Universidade de Oxford é uma instituição de quase 1000 anos! 

Existem indícios de que as primeiras aulas lá foram ministradas por volta do ano de 1096, mas a universidade só começou a ganhar mais visibilidade depois do ano de 1167, quando o então Rei Henrique II proibiu que os estudantes do Reino Unido fossem para a Universidade de Paris, prática muito comum na época. Assim, os estudantes ingleses começaram a frequentar a Universidade de Oxford e o crescimento da instituição foi inevitável — e não parou nunca mais.

Algumas curiosidades sobre a universidade

  • Ela fica localizada em uma cidade no centro-sul da Inglaterra de mesmo nome da instituição, que possui cerca de 152 mil habitantes segundo o último censo realizado em 2017;
  • Oxford conta com uma extensa lista de nomes famosos que já estudaram na instituição. Alguns deles são: Stephen Hawking, um dos cientistas mais conhecidos do mundo; J. R. R. Tolkien, autor do Senhor dos Anéis e O Hobbit; Indira Gandhi, a primeira mulher que ocupou um alto cargo no governo da Índia e muitos outros! (Inclusive, se você quer saber mais sobre a história dessas e de outras figuras emblemáticas que passaram pela universidade, você pode conferir o conteúdo completo que preparamos sobre esse assunto clicando aqui.)
  • Falando em personalidades muito conhecidas, foi lá que Malala Yousafzai, defensora dos direitos das mulheres no Paquistão e vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, se formou no curso de Filosofia, Política e Economia em 2020.

Agora é a sua vez: bolsas de até 100% para brasileiros na Universidade de Oxford

Sobre as bolsas

Como já dissemos anteriormente, a Universidade de Oxford não só recebe estudantes de outras nacionalidades — incluindo o Brasil, como também oferece bolsas para alunos internacionais que desejam ingressar na instituição, mas não possuem condições financeiras para isso. 

As oportunidades existem aos montes e acontecem em diferentes épocas do ano, por isso reforçamos que é preciso sempre ficar atento ao site oficial da universidade! 

Bolsas para todos os gostos 

Como gostamos sempre de repetir: as bolsas internacionais são para todas as idades, todos os perfis e todas as áreas de atuação! Se você está começando a se preparar agora para conquistar uma oportunidade internacional, precisa ter isso como um mantra na sua cabeça.

Com as bolsas de Oxford não é diferente: existem oportunidades para graduação, mestrado, doutorado e muitos outros programas de intercâmbio acadêmicos! Cada um possui um prazo de inscrição e especificidades diferentes, mas o importante mesmo é saber que tem lugar pra todo mundo. 

Algumas bolsas, inclusive, podem chegar a até 1 milhão de reais ou mais. Já pensou ganhar todo esse dinheiro para estudar de graça em uma das instituições mais renomadas do mundo?

Há ainda algumas outras, a depender da vaga selecionada, que oferecem um benefício mensal “extra” — uma espécie de salário para os alunos, chamado de Stipend, e os estudantes podem usar da forma como bem entenderem para arcar com os custos de logística como passagens aéreas, moradia, compra de roupas e o que mais for necessário!

Como funciona a aplicação 

Não importa o tipo de oportunidade para a qual você deseja se candidatar: a sua aplicação sempre deve ser feita através do site oficial da instituição escolhida. Isso evita que você caia em golpes da internet e é a única forma segura de garantir que a oportunidade é verídica. 

Para se inscrever em um programa da Universidade de Oxford, alguns documentos podem ser solicitados, podendo a lista sofrer alterações de acordo com o tipo de vaga selecionada. 

Os mais comuns são as extracurriculares; as provas de proficiência de idioma — no caso, o inglês; as provas de conhecimento técnico; e as cartas de recomendação de professores do ensino médio para quem está se candidatando para uma vaga de graduação, ou de professores da graduação para quem está se candidatando para uma vaga de mestrado ou doutorado.

E ah, se você ficou apavorado quando leu “prova de inglês”, pode se acalmar: saiba que nenhuma oportunidade vai exigir fluência no idioma para seus candidatos internacionais. Cada tipo de programa exige um nível de acordo com o grau de dificuldade, mas fluente você com certeza não precisa ser!

Uma boa aplicação é aquela que segue os requisitos de acordo com cada instituição, país e oportunidade escolhidos e que balanceia os pontos fortes e fracos de cada candidato. Sua estratégia deve ser pensada de forma única e individual. Para isso, conhecer o modelo de avaliação internacional é imprescindível. 

Se você quer saber mais sobre a aplicação para essa universidade, confira o vídeo a seguir: 

 

No entanto, se você está começando agora a se aventurar pelas possibilidades que as vagas internacionais podem te oferecer, mas ainda não conhece muito bem o tipo de processo seletivo do exterior e nem sabe por onde deve dar início ao seu plano de application, você pode maratonar o minicurso gratuito “O Melhor Ano da Sua Vida” no YouTube clicando aqui.

Nele, você vai aprender os primeiros passos para dar um start na sua jornada de preparação internacional! 

Aprenda com quem entende do assunto

No entanto, se você deseja aprender o passo a passo do método que já levou milhares de brasileiros para o exterior com bolsas de estudo assim como essas que citamos neste post, que cobriam até a passagem aérea, você precisa conhecer a Escola M60. 

Ela é a maior escola de preparação para intercâmbios do Brasil e conta com uma metodologia inovadora e validada para ajudar brasileiros de qualquer idade, área e perfil socioeconômico a realizarem seu sonho de conquistar uma oportunidade internacional em qualquer lugar do mundo. Lá, você terá acesso a uma preparação completa com uma comunidade incrível de alunos, mentorias em grupo e individuais e revisão dos documentos da sua aplicação por mentores especialistas no assunto.

Todos os dias pelo menos um aluno da Escola M60 recebe uma carta de aprovação de alguma instituição internacional! Quer fazer parte dessa turma e ser o próximo a receber o aceite de uma vaga dos sonhos? 

Faça o nosso teste de perfil: ele funciona como um pré-vestibular para selecionar os nossos futuros mentorados. Clique AQUI e faça agora mesmo o seu!

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
08 Mai 2023

Postagens recentes