Foi divulgado, nesta semana, o relatório Diversify with Data: Insights for Higher Ed Institutions, baseado em números da UNESCO. O estudo foi elaborado pelo Studyportals e analisou qual é a diversidade dos alunos internacionais estudando fora, ao redor do mundo.
O relatório apontou que a maioria dos estudantes internacionais têm sua origem em apenas alguns países. Para se ter uma ideia, apenas 14 países (dentre eles, o Brasil) representam metade de todas as matrículas de estudantes internacionais.
No total, 54 países (dentre mais de 200 nações) representam 80% das matrículas de estudantes internacionais em todo o mundo. Ou seja: a maioria dos alunos estrangeiros são oriundos de apenas alguns países, responsáveis pelo maior número de intercambistas.
Na ponta da tabela, com a maior quantidade de alunos estudando fora, estão China e Índia. Esses dois países respondem por quase 30% de todos os estudantes internacionais no exterior. Em números absolutos, o total de chineses e indianos como alunos estrangeiros passa de 1 milhão e 600 mil.
Países com mais alunos estudando fora
A pesquisa listou quais são os países com maior número de alunos estudando fora. O Brasil aparece em 10.º lugar no ranqueamento, com mais de 88 mil estudantes em intercâmbio pelo mundo. Confira a lista completa:
- China: 1.101.086
- Índia: 521.124
- Vietnã: 132.435
- Alemanha: 123.284
- França: 107.688
- Uzbequistão: 107.488
- Estados Unidos: 107.028
- Nepal: 95.048
- Cazaquistão: 90.395
- Brasil: 88.110
- Síria: 85.841
- Coreia do Sul: 85.680
- Itália: 84.418
- Ucrânia: 79.284
- Países não informados: 74.480
Itália tem mais alunos de variados países
Ainda de acordo com os dados do Studyportals, a Itália é o país que tem mais diversidade na sua comunidade de alunos internacionais. Os dados apontam que 80% dos alunos fazendo intercâmbio na Itália têm origem em 34 países diferentes.
Na sequência, Noruega e Alemanha ficaram juntas em segundo lugar em termos de diversificação de estudantes por país de origem. Cada um deles apresentou alunos de 33 países cada.
Em terceiro lugar dentre os países com mais alunos internacionais variados, está a França que seleciona a maioria de seus alunos de 31 países.
O Studyportals afirmou que lançou o relatório no último dia 1.º de fevereiro para ajudar as universidades do mundo a entender qual é o seu cenário de intercâmbios, diminuir a dependência de apenas alguns países para enviar os alunos internacionais e ainda descobrir riscos e oportunidades.
(foto: Alana Sousa/Pexels)
Mais de 88 mil brasileiros estudam fora
Os dados chamam a atenção para a quantidade de brasileiros que estão estudando fora. O Brasil se consolidou entre os 15 países que mais enviam estudantes para estudar no exterior (com mais de 88 mil brasileiros em intercâmbio).
Se você quer fazer parte dessa comunidade de brasileiros no exterior, não perca tempo! Você pode se preparar para as melhores oportunidades internacionais, com bolsa, com salário ou de graça! Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo.