Se você ama ler e escrever, certamente já passou pela sua cabeça fazer uma faculdade de Letras, né? Mas e se você não gosta de gramática e prefere estudar só a parte de literatura? No Brasil não tem muito jeito. Por aqui, o curso abarca áreas como linguística, por exemplo. Mas existe a opção de estudar Literatura fora do país.
12 famosos que fizeram intercâmbio
Para te inspirar a escolher a melhor faculdade para você, nós separamos alguns exemplos de faculdade dos famosos que decidiram estudar Literatura durante a graduação. Fique ligado nesta lista que pode te surpreender!
Conheça a faculdade dos famosos que estudaram Literatura
Emma Thompson
Profissão: atriz e roteirista
Nacionalidade: Reino Unido
(Foto: Caroline Bonarde Ucci/Wikimedia Commons)
Emma Thompson é conhecida por seus vários papéis dramáticos no cinema. Ela é considerada uma das melhores atrizes britânicas da sua geração e seu trabalho com cinema já lhe rendeu o Oscar duas vezes. A primeira vitória foi na categoria de melhor atriz em “Retorno a Howard’s End” (1993) e a segunda como melhor roteiro adaptado pelo filme “Razão e Sensibilidade” (1996).
Conheça 5 ex-alunos de Cambridge que mudaram o mundo
Apesar de trabalhar com cinema, Emma Thompson sempre foi apaixonada por literatura, assim como seu pai. Por isso ela resolveu cursar Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge assim que saiu do Ensino Médio.
Emma Watson
Profissão: atriz, modelo e ativista
Nacionalidade: Reino Unido
(foto: Wikimedia Commons)
Famosa por interpretar Hermione Granger, a “bruxa mais inteligente da sua idade” em Harry Potter, a atriz Emma Watson começou a fazer Literatura Inglesa na Universidade Brown depois de fazer um gap year. Ela chegou a cursar dois semestres da faculdade em Oxford, como aluna visitante.
5 ex-alunos de Oxford para se inspirar
Após se formar, Watson seguiu com sua carreira de atriz fazendo filmes como “As Vantagens de Ser Invisível”, “Noé” e “A Bela e a Fera”. Ela também é uma das embaixadoras da ONU e encabeça um projeto de clube do livro intitulado “Our Shared Shelf”, ou "Nossa Prateleira Compartilhada", em tradução livre.
Jodie Foster
Profissão: atriz, diretora e produtora
Nacionalidade: Estados Unidos
(Foto: Franz Richter/Wikimedia Commons)
Jodie Foster é uma atriz mundialmente conhecida. Seus trabalhos já lhe renderam quase 200 indicações e 76 vitórias, entre elas, dois Oscars de melhor atuação nos filmes “Acusados” (1988) e “Silêncio dos Inocentes” (1991).
A paixão de Jodie Foster pela literatura começou cedo. Ela aprendeu a ler com três anos e logo começou a se interessar por outros idiomas. Por ter estudado o Ensino Médio em uma escola bilíngue, ela fala francês fluentemente. Logo após o colégio ela estudou Literatura Afro-Americana na Universidade Yale. No seu TCC ela escreveu uma monografia sobre a autora Toni Morrison.
John Legend
Profissão: cantor e compositor
Nacionalidade: Estados Unidos
(Foto: Granandres10/Wikimedia Commons)
John Legend é muito conhecido por ser um músico fora de série. Ele também é ganhador do Oscar na categoria de Melhor Música Original em 2014. O prêmio foi dado a ele e ao também músico Common pela canção intitulada “Glory”, trilha do filme Selma. Entre 2006 e 2021, John Legend ganhou 12 Grammys em diversas categorias.
Legend já mostrava sinais de que era brilhante desde a escola. Ele foi o segundo melhor aluno da sua classe durante o Ensino Médio. Por isso mesmo foi aprovado em três universidades, incluindo Harvard. Porém, John Legend decidiu cursar Literatura Afro-Americana na Universidade da Pensilvânia.
Martin Scorsese
Profissão: cineasta, produtor e roteirista
Nacionalidade: Estados Unidos
(Foto: Siebbi/Wikimedia Commons)
Martin Scorsese é um dos diretores mais reconhecidos do mundo. Ele já ganhou o Oscar de melhor direção em 2006 pelo filme “Os Infiltrados”. Também acumula dois Emmys e quatro Globos de Ouro. Em 2002, chegou a ser eleito o melhor diretor de cinema de todos os tempos por uma pesquisa feita pelo British Film Institute.
Além do seu interesse por cinema, Scorsese também gosta de literatura e o tema já chegou a aparecer em suas obras. Em 1964 ele se formou em Literatura Inglesa pela Universidade de Nova York. Ele também fez mestrado na mesma universidade, desta vez em Belas Artes.
Reese Witherspoon
Profissão: atriz, produtora e empresária
Nacionalidade: Estados Unidos
(Foto: Mingle MediaTV/Wikimedia Commons)
Além de ser uma atriz muito premiada, inclusive com um Oscar de melhor atriz por Johnny & June em 2006, Reese é considerada uma mulher influente. Em 2006 e em 2015, a revista Times a colocou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2019 foi a vez da revista Forbes listar a atriz como uma das 100 mulheres mais poderosas do planeta.
Porém, antes de iniciar a sua bem sucedida carreira de atuação no cinema, Reese se dedicava ao estudo de literatura. Ela começou a fazer o curso de Literatura Inglesa na Universidade Stanford, mas acabou largando para seguir o sonho de ser atriz.
Shonda Rhimes
Profissão: roteirista, cineasta e produtora
Nacionalidade: Estados Unidos
(Foto: Flickr)
Shonda Rhimes é a mulher por trás de séries de muito sucesso (e prêmios), como Grey’s Anatomy, Scandal, How to Get Away With Murder e Bridgerton. Além disso, Shonda também é roteirista do segundo filme do Diário da Princesa, estrelado por Anne Hathaway.
A dona da Shondaland sempre foi apaixonada por contar histórias. Não é à toa que ela estudou Literatura Inglesa e Escrita Criativa no Dartmouth College. Mais tarde, Shonda se matriculou no curso de Roteiros para Televisão e Cinema da Universidade do Sul da Califórnia.
Conheça as melhores universidades da Califórnia
Stephen King
Profissão: escritor
Nacionalidade: Estados Unidos
(Foto: Pinguino K/Flickr)
Stephen King é autor de 60 livros, a maioria dos gêneros de terror, fantasia e ficção científica. Entre suas obras que foram adaptadas para o cinema estão “IT: a Coisa”, “À Espera de um Milagre” e “Conta Comigo”. Todo esse sucesso rendeu ao escritor a Medalha Nacional das Artes, concedida pelo Senado dos Estados Unidos.
Com um currículo destes não é de se estranhar que Stephen King tenha feito literatura durante a faculdade, né? Ele estudou Literatura Inglesa entre 1966 e 1971 naÀ Espera de um Milagre. Durante seu tempo por lá ele escreveu uma coluna chamada “King’s Garbage Truck”, ou o caminhão de lixo do King, em português.
Intercâmbio com a UDI
Já pensou em estudar em uma faculdade dos famosos? Quem sabe algum ex-aluno famoso aparece para visitar enquanto você estiver por lá, né? Mas tanto faz se você quer fazer Literatura ou qualquer outro curso fora do Brasil, a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio pode te ajudar a realizar o seu sonho. Os nossos mentores já estiveram nas melhores universidades do mundo e vão te dar todas as dicas para aproveitar ótimas oportunidades no exterior. Faça o seu teste de perfil agora mesmo clicando aqui.