As taxas de aceitação são um fator importante a se considerar na hora de decidir para qual faculdade você vai aplicar nos Estados Unidos. Em muitos casos, a taxa é considerada como um indicador da qualidade da instituição. E embora essa métrica seja precisa em muitos casos, algumas universidades têm baixas taxas de aceitação por motivos que não estão diretamente relacionados à excelência acadêmica dos alunos admitidos.

Neste texto, você confere quais são as menores taxas de aceitação entre as faculdades dos EUA, entende por que algumas instituições têm taxas tão baixas e descobre como pode entrar numa dessas universidades!

Por que algumas faculdades dos EUA têm taxas de aceitação tão baixas?

Uma faculdade pode ter uma baixa taxa de aceitação por vários motivos. O mais comum deles é uma combinação de altos padrões acadêmicos e popularidade entre os futuros alunos. Isso acontece, por exemplo, em universidades da Ivy League e instituições como Stanford e MIT, que têm um forte prestígio tanto nos Estados Unidos quanto internacionalmente.

Como resultado de sua reputação, essas faculdades recebem um grande número de aplicações todos os anos. Elas acabam com baixas taxas de aceitação porque precisam recusar a grande maioria dos candidatos para manter sua reputação de excelência acadêmica.

Apenas os alunos mais qualificados são admitidos, e mesmo aqueles que tecnicamente atendem aos padrões acadêmicos podem ser rejeitados, dependendo de outros fatores. Em 2020-2021, por exemplo, 55.471 alunos se inscreveram para estudar em Stanford – e apenas 2.190 foram aceitos! Isso corresponde a uma aceitação de apenas 3,9%, dando à universidade uma das menores taxas em todo os EUA.


Stanford (t_watanabe/Pixabay)

Baixas taxas de aceitação também acontecem em escolas que têm critérios muito específicos para admissão e são populares por outros motivos. Escolas militares como West Point e a US Naval Academy têm baixas taxas de aceitação porque exigem que os candidatos atendam a critérios rígidos, além das qualificações acadêmicas. Enquanto isso, escolas de música e artes como a Juilliard podem ter taxas de aceitação baixas porque só estão dispostas a aprovarem alunos extremamente talentosos em uma área de estudo muito específica.

Existem também faculdades onde os alunos recebem bolsas de 100% para estudar ou devem atender a qualificações financeiras para serem aceitos. Isso significa que essas escolas são populares (todo mundo quer evitar pagar pela faculdade!), mas apenas um pequeno grupo de candidatos consegue passar.

Nas próximas duas seções, veremos uma lista das escolas com as taxas de aceitação mais baixas dos Estados Unidos. Elas estão separadas em duas categorias: "populares não especializadas e academicamente rigorosas" e "populares e especializadas".

Faculdades não especializadas com baixas taxas de aceitação

Esta é uma lista de instituições que não atendem apenas a um conjunto específico de alunos e têm taxas de aceitação de menos de 10%. Essas escolas incluem universidades da Ivy League e outras faculdades que possuem padrões acadêmicos extremamente elevados e grande popularidade.

Lembre-se de que você não pode, necessariamente, esperar ser aceito(a) apenas porque atende aos requisitos acadêmicos médios dessas universidades. Essas escolas recebem muitos candidatos que são competitivos academicamente, mas a aceitação não é uma coisa certa, a menos que você tenha feito algo incrível no Ensino Médio.

Qualquer faculdade com uma taxa de aceitação inferior a 15% é uma “reach school” para todos os estudantes.

Faculdade

Nº de aplicantes

Taxa de aceitação

Média do SAT

Média do ACT

Stanford**

55,471

3.9%

1510

34

Columbia**

60,551

3.9%

1530

34

Harvard

57,786

4.0%

1520

34

MIT**

33,240

4.1%

1540

35

Princeton**

37,601

4.4%

1520

34

Yale

46,905

4.6%

1520

34

Brown

46,568

5.4%

1490

33

Duke

49,517

5.8%

1510

34

UPenn**

56,332

5.9%

1520

35

UChicago*

34,400

6.2%

1520

34

Dartmouth

28,357

6.2%

1500

34

Caltech*

8,007

6.7%

1520

33

Vanderbilt

47,174

6.7%

1510

34

Northwestern

47,633

6.8%

1500

33

Johns Hopkins

27,256

7.1%

1510

34

Cornell

67,380

8.7%

1480

33

Rice

29,554

9.5%

1520

34

*Dados de 2021 não disponíveis; utilizados os dados de 2020.
** Dados de teste informados pela instituição.

Faculdades especializadas com baixas taxas de aceitação

Esta é uma lista de escolas voltadas para tipos específicos de alunos e com taxas de aceitação de 16% ou menos. Isso inclui escolas de música/artes, escolas militares e escolas com estipulações financeiras especiais, que levam à seletividade e popularidade.

Curtis Institute of Music

Por que a taxa de aceitação é tão baixa?

A admissão no Curtis Institute of Music é, como o site enfatiza, "baseada apenas na promessa artística" do estudante. Só os alunos músicos mais talentosos são aceitos, e as vagas são altamente limitadas (apenas 27 alunos foram aceitos para o ano letivo 2019-2020). A escola também oferece bolsa integral para cada um de seus alunos.

10 melhores conservatórios de música dos EUA

The Juilliard School

Por que a taxa de aceitação é tão baixa?

Assim como o Curtis Institute of Music, a Juilliard está procurando por um conjunto de estudantes muito específico e talentoso. Os candidatos devem ser testados por membros do corpo docente como parte do processo de candidatura, e os padrões de desempenho são extremamente altos.


Juilliard School (Yair Haklai/Wikimedia Commons)

US Naval Academy

Por que a taxa de aceitação é tão baixa?

Para ingressar na Academia Naval dos Estados Unidos, os alunos devem se inscrever e receber uma indicação de um representante, senador ou vice-presidente. Os candidatos também devem ter cidadania norte-americana, passar por uma avaliação de aptidão física e exame médico para serem elegíveis para admissão. Os padrões acadêmicos também são altos. Todos esses fatores combinados resultam em uma taxa de aceitação muito baixa.

US Military Academy (West Point)

Por que a taxa de aceitação é tão baixa?

A West Point tem uma taxa de aceitação tão baixa porque exige que os alunos se sobressaiam de outras maneiras, além de obter notas altas em testes. Assim como os candidatos à Academia Naval dos Estados Unidos, os alunos devem ser cidadãos estadunidenses, fazer uma avaliação de aptidão física e se candidatarem pela indicação de um congressista, senador ou vice-presidente.

The Cooper Union for the Advancement of Science and Art

Por que a taxa de aceitação é tão baixa?

Na Cooper Union, todos os alunos não apenas recebem uma bolsa de 50%, mas também são automaticamente considerados para bolsas extras de mérito. Além disso, a escola oferece alguns programas altamente especializados em Arquitetura, Artes Plásticas e Engenharia.

Os alunos que aplicarem para a Cooper Union devem fazer "home tests" elaborados pela escola como uma forma de determinar os níveis de habilidade individual. A admissão é baseada significativamente em habilidades criativas, bem como desempenho acadêmico.

Franklin W. Olin College of Engineering

Por que a taxa de aceitação é tão baixa?

Franklin W. Olin College é uma escola de Engenharia muito pequena que dá uma bolsa de 50% para cada aluno. Com a instituição também se comprometendo a atender 100% da necessidade financeira demonstrada pelos estudantes, a competição por uma das cerca de 90 vagas anuais é pesada.

Os alunos devem não só demonstrar um excelente desempenho acadêmico geral, mas também se destacarem em áreas como Cálculo e Física. Na Olin, os estudantes têm a oportunidade de fazer aulas em escolas vizinhas, como Babson, Brandeis e Wellesley.


Franklin W. Olin College of Engineering (Reprodução/LinkedIn)

Como entrar em faculdades com baixas taxas de aceitação

Se você pretende frequentar uma dessas faculdades, terá que se esforçar bastante durante todo o Ensino Médio.

Para o primeiro grupo, de escolas seletivas não especializadas, é esperado que você mantenha um GPA muito alto e obtenha pontuações altas nos “ENEMs americanos” para atender aos padrões de admissão. Além disso, você deve pensar sobre quais são suas verdadeiras paixões acadêmicas e tentar traduzi-las em realizações concretas, com suas extracurriculares.

Para se destacar da multidão, você vai precisar mostrar a essas universidades que é capaz de mais do que apenas um GPA e notas altas. O objetivo dessas instituições é admitir estudantes que terão um impacto forte e positivo no mundo. 

Para as faculdades com baixas taxas de aceitação na segunda lista, a chave para a aceitação (na maior parte) é um planejamento eficaz e uma compreensão exata do que é necessário para entrar. Se você está procurando uma escola de música de alto calibre, por exemplo, precisa ser extremamente dedicado a praticar música todos os dias e se preparar para a audição.

Todas essas escolas são difíceis de entrar, mas não impossíveis se você planejar com antecedência e jogar suas cartas da maneira certa. Lembre-se de que objetivos tão elevados exigirão muita dedicação e esforço!

Quer começar a se preparar para estudar nos EUA?

Agora que você já sabe quais são as faculdades dos EUA com as menores taxas de aceitação, chegou a hora de começar a se preparar para mandar bem nas suas aplicações. E para fazer isso você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o nosso teste de perfil para se tornar um de nossos mentorados!