Não é segredo pra ninguém que a família real da Inglaterra é muito influente. Os monarcas britânicos tiveram um papel inclusive na história de universidades importantes como Cambridge e Oxford. Isso por que, séculos atrás, as instituições precisavam da autorização do Rei para ter autonomia de ensino.
Hoje, o Reino Unido tem quatro das 10 melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Rankings 2021. Por isso, era de se esperar que todos os seus membros tivessem uma educação de ponta, não é mesmo? Então, onde será que estudaram a Rainha Elizabeth II e os seus parentes? Nós reunimos neste texto as instituições de ensino dos principais membros da família real!
Onde estudaram os membros da família real inglesa?
Pode parecer estranho, mas os integrantes da monarquia britânica nem sempre fizeram faculdade. Essa tradição começou com o príncipe Charles, que foi o primeiro a receber um diploma de ensino superior. Porém, isso não quer dizer que a realeza não teve uma educação de qualidade antes disso.
Rainha Elizabeth II
A rainha Elizabeth e sua irmã, a princesa Margaret, não frequentaram nenhuma instituição de ensino específica. Elas foram educadas em casa pela governanta escocesa Marion Crawford. As duas princesas aprenderam francês e bons comportamentos, mas não cumpriram o currículo que, geralmente, aprendemos na escola.
Marion deixou de ser tutora da então princesa Elizabeth apenas quando ela se casou com Philip, o duque de Edimburgo, em 1947. Três anos depois, a governanta lançou o livro The Little Princesses que falava sobre sua experiência educando as princesas e, por isso, a família real cortou relações com ela.
Como seria rainha, Elizabeth teve aulas sobre a constituição inglesa com o vice-reitor da Eton College, Henry Marten. Parte dessa história é contada na primeira temporada de The Crown, disponível na Netflix.
Príncipe Philip
Philip Mountbatten, o Duque de Edimburgo, nunca fez um curso superior. Philip é descendente de duas famílias reais: a grega e a dinamarquesa. Ele nasceu na Grécia, mas teve que fugir de lá após o golpe de estado de 1922. Por isso, o marido da rainha já frequentou escolas de vários países.
O príncipe começou seus estudos em uma escola americana na comuna francesa de Saint-Cloud. Mais tarde, ele foi transferido para a escola preparatória de Cheam, em Surrey, na Inglaterra. Lá, ele se destacou nas matérias esportivas.
Aos 12 anos, a família de Philip achou que ele precisava ter uma experiência internacional e o mandou para Salem, uma escola no sul da Alemanha, mas essa experiência durou pouco. Por causa da ditadura nazista que chegou ao poder em 1933, o príncipe se mudou novamente para o Reino Unido.
A partir de 1934, Philip estudou na boarding school de Gordonstoun, na Escócia, onde ficou até ingressar na Real Escola Naval da Inglaterra. A experiência de Philip em Gordonstoun foi tão positiva que ele matriculou todos os seus três filhos lá.
Príncipe Charles
Se o príncipe Philip gostou do seu tempo em Gordonstoun, esse não foi o caso do seu filho, o príncipe Charles. Assim como seus irmãos Andrew e Edward, Charles estudou na mesma boarding school que seu pai. Apesar de ter se tornado Head Boy, o príncipe já descreveu seus tempos na escola como “um inferno absoluto” e dizia se sentir “terrivelmente solitário na maior parte do tempo”.
A diferença entre as experiências do pai e do filho podem estar ligadas ao perfil de cada um. Charles se interessa mais por artes, enquanto seu pai gosta dos esportes, que são o foco em Gordonstoun. Por lá, os alunos iniciam o dia com uma corrida, mesmo se estiver chovendo ou nevando.
Mas Charles pôde desenvolver sua paixão pelas artes e ciências humanas durante a faculdade. O príncipe de Gales é o primeiro herdeiro do trono a ter um diploma de ensino superior. Um não, na verdade, Charles tem diplomas de Antropologia, Arqueologia e História, todos obtidos na Trinity College, que faz parte da Universidade de Cambridge.
Lady Diana
Ao contrário de seu ex-marido, Diana não teve uma formação universitária. A antiga Princesa de Gales teve uma educação típica das mulheres da nobreza. Durante sua primeira infância, ela estudou em casa, com a governanta Gertrude Allen.
Em seguida, Lady Di passou por várias escolas como a Silfield Private School e a Riddlesworth Hall School, em Norfolk, além da West Heath Girls' School, em Kent, onde permaneceu até os 16 anos.
A princesa Diana não era considerada uma boa aluna. Ela teve dificuldades para passar nos O-levels, que são os exames padrão de aprendizagem do Reino Unido. Lady Di interrompeu sua educação formal aos 16 anos, quando foi para o Institut Alpin Videmanette, na Suíça. Essa escola era focada em preparar meninas para a vida na alta sociedade. Lá ensinavam regras de etiqueta e fundamentos de costura, por exemplo.
Príncipe William
O segundo na linha de sucessão do trono britânico também passou por várias escolas. Ele e seu irmão, o príncipe Harry, estudaram na Wetherby School e na Ludgrove School quando eram pequenos. Os dois príncipes concluíram o ensino médio na Eton College, uma tradicional boarding school exclusiva para meninos.
Enquanto seu irmão, Harry, seguiu para uma carreira militar, William decidiu seguir os passos de seu pai e continuou seus estudos. O filho mais velho de Diana e Charles cursou História da Arte e Geografia na Universidade de St Andrews, na Escócia.
A instituição escolhida por William é uma das 100 melhores universidades do mundo. Também foi lá que o príncipe fez o seu mestrado em Geografia e conheceu sua esposa, Kate Middleton.
Kate Middleton
A duquesa de Cambridge não nasceu na realeza, mas também teve uma educação de ponta. Seus pais enriqueceram graças a uma empresa de festas e puderam pagar as melhores escolas para seus filhos.
Kate passou pela St. Andrew's School durante seus primeiros anos de ensino. Na adolescência, ela estudou na tradicional Marlborough College, uma boarding school para meninos e meninas fundada em 1843.
Kate, assim como o príncipe William, também fez História da Arte na Universidade de St. Andrews. Seu mestrado foi na mesma área e ela o concluiu com o nível 2.1, o segundo mais alto possível.
Universidade do Intercâmbio
Já imaginou fazer um intercâmbio na Inglaterra e estudar nas mesmas universidades onde estudaram os membros da família real britânica? Se esse é seu sonho, nós podemos te ajudar a torná-lo realidade! Venha conhecer a nossa mentoria especializada. Com ela, você vai ficar por dentro das melhores oportunidades no exterior e se preparar para conquistá-las. Faça agora mesmo um teste de perfil clicando aqui.