BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Foundation Year ou Community College: qual é o melhor caminho para a graduação?

Se você quer estudar fora do Brasil, mas ainda não se decidiu sobre qual caminho seguir para alcançar esse objetivo, vamos conhecer um pouco mais das vantagens de estudar um foundation year no Reino Unido ou investir em um curso de community college para chegar até a graduação no exterior.

Aqui no blog nós já falamos sobre o foundation year. Esse é um programa de estudos de 12 meses, que é uma espécie de ano introdutório para os estudantes estrangeiros que pretendem fazer faculdade no Reino Unido. 

Também já conhecemos mais a fundo as community colleges. Essas são faculdades de dois anos que podem dar acesso aos cursos de quatro anos das universidades tradicionais dos Estados Unidos, além de possibilitar um diploma mais simples, com caráter mais técnico.

Para quem já escolheu o destino de intercâmbio, fica mais fácil saber se uma dessas opções vale a pena para o seu perfil (inclusive, quando falamos do foundation year, esse ano preparatório pode ser obrigatório em determinadas faculdades na Inglaterra e demais países do Reino Unido). E se você tem dúvidas sobre quais são os melhores tipos de intercâmbio, acesse aqui

Mas, se você não tem preferência entre esses dois países muito populosos de intercâmbio para fazer faculdade no exterior, pode ser uma boa ideia avaliar essas duas possibilidades de ingresso ao ensino superior desses dois lugares. 

Formas alternativas de fazer graduação no exterior(Godisable Jacob/Pexels)

Afinal de contas, será que vale mais a pena fazer um ano de foundation year ou community college por dois anos?

Os preços mais acessíveis e o tamanho mais restrito das classes estão entre os motivos pelos quais os futuros alunos internacionais podem considerar rotas alternativas para o bacharelado, seja nos Estados Unidos ou no Reino Unido. 

Outros fatores que mostram que um foundation year ou um aceite na community college valem a pena são que essas formas de estudo podem facilitar o acesso à graduação no exterior. 

Mesmo se suas notas nos exames padronizados de acesso; o resultado obtido nas matérias estudadas no Ensino Médio e até mesmo as disciplinas realizadas no Ensino Médio não atendem aos requisitos para se inscrever em um programa de bacharelado nesses dois países, você pode realizar o curso preparatório ou um associate degree

Confira agora alguns fatos importantes que estudantes estrangeiros devem  considerar na hora de escolher entre fazer o foundation year no Reino Unido ou estudar em uma community college nos Estados Unidos. 

 

 

 

Foundation year no Reino Unido

O foundation year nada mais é que um curso preparatório realizado ao longo de 1 ano inteiro que serve para preparar os estudantes estrangeiros para o ingresso em cursos de graduação do Reino Unido. 

O objetivo é sanar uma possível lacuna educacional do Ensino Médio dos países de origem desses estudantes e deixá-los no nível educacional exigido pelas universidades britânicas. 

Apesar de ganharem um diploma após a conclusão do foundation year, o que realmente importa nesse tipo de programa é que os alunos terminam o curso com uma garantia de progressão para um programa universitário, com base no cumprimento dos requisitos/notas de entrada estabelecidos pelas instituições de ensino superior do país. 

O custo do foundation year para estudantes estrangeiros varia de aproximadamente 16.255 libras a 24.000 libras. 

Segundo os especialistas em educação, a grande vantagem do foundation year é que ele pode fornecer aos alunos as habilidades, conhecimentos e qualificações necessárias para ter sucesso no ambiente universitário. 

Além disso, também ajuda os estudantes estrangeiros a se acostumarem com as formas de estudo, expectativas, estilos de avaliação e métodos de pesquisa utilizados no Reino Unido, que podem ser diferentes do que eles estão acostumados em seus países de origem.

Vale também lembrar que alguns programas de foundation year são adaptados para focar em campos específicos. Ou seja, esses programas geralmente são ministrados com foco total em uma área específica de formação. 

E isso pode acontecer de duas formas: o foundation year pode ser focado em um único programa ou pode também ser desenhado para atender uma variedade de programas dentro de uma mesma área.

A Universidade de Sheffield, por exemplo, oferece duas rotas distintas de foundation year:  uma com foco em Negócios, Ciências Sociais e Ciências Humanas; e outra com foco em Ciências e Engenharia.

Isso pode ser bastante interessante para que o estudante “teste” uma área de estudo de interesse antes de ingressar na faculdade de fato. Durante o foundation year, por exemplo, um aluno que tem aptidão em exatas pode se dedicar às aulas de engenharia e cálculos para saber como se sai nessas matérias. 

De modo geral, os programas de foundation year são oferecidos em uma ampla variedade de áreas, incluindo Medicina, e particularmente em disciplinas STEM ou aquelas que exigem um nível mais avançado de Matemática ou Ciências. 

Uma grande vantagem dos programas de foundation year é que, em muitos deles, o aluno que completa esse curso em uma universidade não precisa fazer um novo processo seletivo para ingressar em um programa de graduação da mesma instituição. Esse é o caso, por exemplo, da Universidade de Leeds e da Universidade Metropolitana de Manchester.  

Ao fazer um foundation year, outra vantagem é que o aluno também terá mais tempo para decidir qual área realmente quer seguir na graduação.

LEIA TAMBÉM — Como fazer faculdade no Reino Unido: passo a passo

 

Community colleges nos Estados Unidos

Os alunos internacionais em potencial pensando em uma rota alternativa para o bacharelado também têm a opção de frequentar uma community college de dois anos nos EUA. 

Essas instituições são uma boa opção para os alunos internacionais começarem seus estudos no nível de graduação com preços acessíveis, atenção individual e flexibilidade. E as possibilidades são muitas: existem mais de 700 community colleges credenciadas nos EUA que aceitam estudantes internacionais.

Algumas das vantagens de optar por ingressar em uma community college são:

  • Os exames de admissão (como o SAT ou ACT) não costumam ser necessários (ou seja, são instituições test-blind);
  • Os alunos podem obter os primeiros dois anos de um diploma de bacharel a um terço do preço de uma universidade de quatro anos;
  • A maior parte das community colleges têm acordos de articulação que permitem que os alunos se transfiram sem problemas para universidades de quatro anos. 

Em outras palavras, os estudantes estrangeiros podem fazer um curso de uma community college para cumprir os requisitos gerais de estudos; receber um diploma de associado (Associate Degree) e, em seguida, transferir-se para uma universidade de quatro anos para obter o diploma de bacharel.

Uma grande vantagem de optar por esse percurso é que os estudantes com bom desempenho nas community colleges podem se transferir para as universidades que eles realmente querem estudar, mas através de um processo um pouco mais simplificado que o utilizado para selecionar estudantes do Ensino Médio que ingressam direto na universidade. 

Ou seja, através da community college suas chances de ingressar na universidade dos seus sonhos podem ser até maiores. Além disso, em alguns casos também existe a possibilidade de transferir os créditos das aulas realizadas na community college para a universidade.

Os custos para fazer uma community college nos EUA variam, mas no geral frequentar esse tipo de instituição é mais barato do que frequentar uma universidade de quatro anos. 

De modo geral, as mensalidades e taxas para estudantes internacionais nas community colleges podem variar entre 8 e 10 mil dólares por ano, fora os gastos com hospedagem, alimentação e livros.

Graduação no Reino Unidos ou EUA(Feedyourvision/Pexels)

E agora: foundation year ou community college? Qual escolher?

Como vimos, tanto o foundation year quanto a community college são caminhos que levam à graduação no exterior. Embora tenham propósitos diferentes, as duas oportunidades são uma excelente chance para quem já quer ir para o exterior enquanto se prepara para conquistar uma oportunidade na universidade ou até mesmo para ter uma primeira experiência internacional.

Embora dependa muito da localização das escolas, em termos gerais pode-se dizer que os custos para fazer uma community college nos EUA são menores que os custos para fazer um foundation year no Reino Unido. 

E quando avaliamos o custo de vida nesses dois países, é possível dizer que, embora o custo de vida no Reino Unido seja relativamente mais alto que o dos Estados Unidos, algumas cidades americanas podem ter um custo de vida mais elevado que o britânico, como é o caso da cidade de Nova York e da área da Baía de São Francisco, na Califórnia.

O maior benefício de frequentar uma community college é entrar no sistema dos Estados Unidos. Isso porque, uma vez lá, você terá um acesso mais direto a tudo o que envolve a educação americana e conseguirá encontrar mais oportunidades para construir sua carreira acadêmica e também profissional.

No entanto, os programas de foundation year oferecidos pelas universidades britânicas também são uma boa opção, já que a maioria dos estudantes internacionais e suas famílias podem  achar mais simples fazer um ano de preparação já na universidade de interesse para a graduação.

É que, para quem quer se matricular em uma das community colleges americanas, o caminho de transferência nos Estados Unidos pode não ser tão intuitivo e simples. Isso porque, na maior parte dos países, a universidade onde o aluno começa é também a universidade na qual ele se forma, portanto, os pais de futuros alunos internacionais podem ter dificuldade em entender o conceito de transferência.

Caso você queira nivelar seu conhecimento com o sistema educacional britânico, o foundation year vai ser a porta de entrada para as universidades do Reino Unido. Já se você quer obter um diploma de dois anos, ao mesmo tempo em que se familiariza com a educação estadunidense, uma community college será uma opção mais recomendada ao seu perfil. 

Portanto,  para tomar essa decisão você deve levar em consideração detalhes financeiros, seus objetivos acadêmicos e pessoais, e o que cada uma das instituições de ensino de seu interesse oferecem. 

Cada estudante tem objetivos diferentes durante o intercâmbio, por isso, é fundamental conhecer as diferenças entre os sistemas educacionais pelo mundo, bem como estar por dentro das possibilidades oferecidas aos alunos estrangeiros. 

 

 

Aumente suas chances de estudar no exterior

Você ainda está na dúvida entre foundation year ou community college? Então que tal se preparar com a nossa mentoria especializada para se decidir qual dessas duas opções é melhor pra você?

Ou até mesmo já ingressar na universidade com bolsa de estudos? Isso é possível! A equipe da nossa Escola M60 é formada por profissionais que realmente conhecem as melhores oportunidades educacionais do mundo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e venha realizar seu sonho com a gente!

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2021) e Elaine Maciel (2022).

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

15 Nov 2022

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025