Se você quer estudar fora do Brasil, mas ainda não se decidiu sobre qual caminho seguir para alcançar esse objetivo, vamos conhecer um pouco mais das vantagens de estudar um foundation year no Reino Unido ou investir em um curso de community college para chegar até a graduação no exterior.
Aqui no blog nós já falamos sobre o foundation year. Esse é um programa de estudos de 12 meses, que é uma espécie de ano introdutório para os estudantes estrangeiros que pretendem fazer faculdade no Reino Unido.
Também já conhecemos mais a fundo as community colleges. Essas são faculdades de dois anos que podem dar acesso aos cursos de quatro anos das universidades tradicionais dos Estados Unidos, além de possibilitar um diploma mais simples, com caráter mais técnico.
Para quem já escolheu o destino de intercâmbio, fica mais fácil saber se uma dessas opções vale a pena para o seu perfil (inclusive, quando falamos do foundation year, esse ano preparatório pode ser obrigatório em determinadas faculdades na Inglaterra e demais países do Reino Unido). E se você tem dúvidas sobre quais são os melhores tipos de intercâmbio, acesse aqui.
Mas, se você não tem preferência entre esses dois países muito populosos de intercâmbio para fazer faculdade no exterior, pode ser uma boa ideia avaliar essas duas possibilidades de ingresso ao ensino superior desses dois lugares.
Afinal de contas, será que vale mais a pena fazer um ano de foundation year ou community college por dois anos?
Os preços mais acessíveis e o tamanho mais restrito das classes estão entre os motivos pelos quais os futuros alunos internacionais podem considerar rotas alternativas para o bacharelado, seja nos Estados Unidos ou no Reino Unido.
Outros fatores que mostram que um foundation year ou um aceite na community college valem a pena são que essas formas de estudo podem facilitar o acesso à graduação no exterior.
Mesmo se suas notas nos exames padronizados de acesso; o resultado obtido nas matérias estudadas no Ensino Médio e até mesmo as disciplinas realizadas no Ensino Médio não atendem aos requisitos para se inscrever em um programa de bacharelado nesses dois países, você pode realizar o curso preparatório ou um associate degree.
Confira agora alguns fatos importantes que estudantes estrangeiros devem considerar na hora de escolher entre fazer o foundation year no Reino Unido ou estudar em uma community college nos Estados Unidos.
Aumente suas chances de estudar no exterior
Você ainda está na dúvida entre foundation year ou community college? Então que tal se preparar com a nossa mentoria especializada para se decidir qual dessas duas opções é melhor pra você?
Ou até mesmo já ingressar na universidade com bolsa de estudos? Isso é possível! A equipe da nossa Escola M60 é formada por profissionais que realmente conhecem as melhores oportunidades educacionais do mundo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e venha realizar seu sonho com a gente!
*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2021) e Elaine Maciel (2022).