BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Francês no Canadá: 7 vantagens e desvantagens de aprender o idioma

O Canadá é um ótimo lugar para se morar. Não é à toa que muitos brasileiros escolhem o país norte-americano como seu destino de intercâmbio. Além de ter ótimas oportunidades de emprego, o país tem excelentes universidades e uma cultura muito rica, que inclui dois idiomas como línguas oficiais: o inglês e o francês. Mas será que vale a pena estudar francês no Canadá? É isso que vamos te responder hoje!  Confira a lista com vantagens e desvantagens de aprender a língua de Balzac por lá.

Vantagens de estudar francês no Canadá

Para que você entenda se é uma boa ideia aprimorar o seu francês no Canadá, nós separamos as principais vantagens de se estudar a língua no país.

francês_no_canadá

(Foto de Nathan Dumlao no Unsplash)

1. O francês é uma língua oficial do Canadá 

O francês é falado por cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. Isso faz com que a língua seja a 5ª mais falada do mundo e a 4ª mais presente na internet, de acordo com um estudo divulgado pela Organização Internacional da Francofonia.

O idioma está presente em 30 países como língua oficial ou co-oficial. Entre esses países está o Canadá, que é a segunda maior nação em número de nativos falantes da língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria França.

Um erro comum é achar que o francês só é falado na província do Quebec. É verdade que o francês é mais presente que o inglês por lá, sendo falado por 93% da população. Isso acontece porque a região foi colonizada inicialmente pelos franceses. Mas existem comunidades francófonas espalhadas por todo o país.

Em Nova Brunswick, por exemplo, cerca de 30% da população tem o francês como primeira língua. Além disso, existem grupos de falantes de francês em todas as 13 províncias, com destaque para Yukon, Ontário, Ilha de Príncipe Eduardo, Manitoba e Nova Escócia.

2. Tem muitas opções de cursos de francês

O fato de o Canadá incluir o francês entre suas línguas oficiais torna o estudo da língua muito mais simples. Existem diversas opções de escolas de francês no país, e muitas delas são pagas. Porém, existem algumas opções gratuitas de ensino da língua, como estas:

  • Laboratório de Língua da Biblioteca e Arquivos Nacionais do Québec;
  • Aulas presenciais do Ministério da Imigração;
  • Aulas online do Ministério da Imigração;
  • Eventos de troca linguística da organização sem fins lucrativos Mundo Lingo.

Além disso, o site do governo do Canadá oferece ferramentas para treinar o seu francês e procurar traduções para palavras.

3. É mais barato

Outra vantagem de estudar francês no Canadá é que os custos de vida por lá são menores do que os da França. Segundo a calculadora de custos Expatistan, para viver no Canadá uma pessoa gasta, em média, R$12.300,00 mensais. Já o preço para morar na França gira em torno de R$14.200,00 por mês.

Além disso, as cidades canadenses com predominância da língua francesa também são mais baratas quando comparadas com as cidades em que o inglês é a língua principal. Morar em Toronto, em Vancouver ou em Ottawa sai bem mais caro do que viver em Montreal ou na Cidade do Quebec, por exemplo. 

4. Aumenta suas chances conseguir um emprego

O Canadá está sempre em busca de profissionais qualificados. Essa é a principal razão pela qual ele é um país tão aberto à mão de obra internacional. Essa procura é tão alta que, hoje, os imigrantes são responsáveis pela maior parte do crescimento populacional do país.

Mas, se a sua intenção é conseguir um emprego no Canadá, aprender francês é uma boa ideia. As taxas de empregabilidade para os que sabem falar inglês e francês são maiores. Estudos indicam que 81% dos empregadores preferem os candidatos bilíngues. Além disso, o governo canadense oferece um bônus de 800 dólares canadenses para quem fala as duas línguas.

5. Possibilita que você estude em excelentes universidades

Com exceção da Universidade de McGill, da Universidade de Concórdia e da Universidade de Bishop, todas as outras universidades da província do Quebec oferecem seus cursos em francês. Isso quer dizer que se você quiser estudar em lugares como a Universidade de Montreal ou Universidade Laval, ambas entre as 500 melhores do mundo, você vai precisar aprender francês.

Outra instituição de ensino canadense que oferece cursos em francês é a Universidade de Ottawa. Esta é uma instituição bilíngue, então você vai escolher se prefere fazer o seu curso em inglês ou em francês. Se a língua do amor for a sua opção, você vai precisar apresentar um certificado de proficiência como o DELF ou o DALF.

Desvantagens de estudar francês no Canadá

Não é possível dizer que exista uma grande desvantagem de se estudar francês no Canadá, mas esses dois fatores devem ser levados em conta dependendo do seu objetivo.

francês_no_canadá

1. É difícil fugir do inglês

Ao mesmo tempo que a possibilidade de falar inglês e francês pode ser considerada uma das vantagens de se mudar para o Canadá, se o seu objetivo é uma imersão completa na língua francesa, pode ser que você se decepcione. Por ter duas línguas oficiais, a grande maioria dos canadenses falam tanto inglês quanto francês. Mesmo em lugares como o Quebec é possível encontrar placas e folhetos em ambas as línguas.

2. Existem diferenças entre o francês canadense e o francês da França

É muito comum existirem variações linguísticas quando você observa uma língua em países diferentes. É o caso do português brasileiro e o português de Portugal, ou o inglês britânico e o inglês dos Estados Unidos. Mas, o que acontece com o francês no Canadá vai um pouco além.

Existe, claro, o sotaque canadense, chamado de québécois, e expressões usadas exclusivamente no país, como “chum” no lugar de “copain” para dizer namorado. Mas o que pode complicar a sua compreensão do francês por lá é que os canadenses misturam a língua com o inglês. Então é comum ouvir “cute” no lugar de “mignon” para dizer fofo ou até expressões mistas como “rusher” para o verbo apressar-se.

Intercâmbio com a UDI

Se você ficou com vontade de estudar francês no Canadá, o primeiro passo é se preparar. Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro das melhores oportunidades no exterior e aumenta as suas chances de realizar seu sonho. Faça agora mesmo seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

27 Mar 2021

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025