BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Freshman, sophomore, junior e senior: qual é a diferença?

Nos Estados Unidos, o percurso universitário de um estudante de graduação geralmente é dividido em quatro classificações acadêmicas, conhecidas como freshman, sophomore, junior e senior. Essas diferentes classificações, que também são utilizadas para separar os quatro anos do ensino médio americano, dependem basicamente do estágio de formação do aluno dentro do curso e da quantidade de horas de crédito acumuladas para a obtenção do diploma.

Um diploma de bacharel normalmente deve ser concluído ao longo de 4 anos, considerando que o aluno estude em tempo integral, recebendo o mínimo de créditos esperados pela universidade. A maioria das universidades e faculdades americanas recomendam 15 créditos a cada semestre para se formar nesse limite de tempo.

No entanto, existem muitas exceções à essa regra, sejam aqueles alunos que são estudantes em tempo parcial ou aqueles que excedem o número de horas de crédito esperado e se formam em menos de 4 anos. Quando estes cenários ocorrem, a classificação do aluno é diferente e o seu estágio dentro da instituição é determinado pelo número de créditos realizados, e não pela quantidade de anos. Lembre-se que nem todo mundo segue o programa convencional de 4 anos por vários motivos e alguns cursos podem levar mais ou menos tempo do que outros.

Tendo isso em mente, vamos descobrir agora o que significam os termos freshman, sophomore, junior e senior e entender as diferenças entre eles. 

O que é um freshman?

O freshman nada mais é que um aluno do primeiro ano, ou o famoso calouro, como é conhecido aqui no Brasil. Essa é aquela fase marcada pelas descobertas e pelo início de uma nova fase na vida.

Os novos alunos do primeiro ano que começam a faculdade logo após o término do ensino médio geralmente têm 18 ou 19 anos de idade, mas é possível encontrar freshmans de todas as idades. Afinal, existem adolescentes que terminam a escola mais cedo e pessoas que começam uma faculdade bem mais tarde.

18 erros que (quase) todo freshman comete no primeiro ano da universidade americana

Antes de iniciar as aulas, os freshmans passam por uma orientação, que os prepara para a transição do ensino médio para a universidade e, durante esse período, começam a aprender como se locomover no campus, a entender a política interna da instituição e a conhecer novas pessoas. Além disso, os alunos podem descobrir mais sobre as várias organizações no campus e decidir se têm interesse em participar de uma ou mais delas.

Muitas universidades americanas exigem residência no primeiro ano, o que significa que o aluno deve morar no campus pelo menos durante o seu tempo como freshman. A maioria dos calouros mora em dormitórios e isso pode ajudar os alunos a se adaptarem consideravelmente, pois acabam ficando mais conectados e envolvidos com a vida no campus. 

O que é um sophomore?

O sophomore é o aluno do segundo ano. No entanto, para serem considerados como tal, os estudantes geralmente devem concluir um mínimo de 30 horas de crédito. Mas lembre-se que cada faculdade é diferente e a quantidade de horas de crédito pode variar. O estudante típico do segundo ano tem entre 19 e 20 anos.

Para o segundo ano da faculdade, os alunos normalmente podem escolher entre continuar vivendo no campus da universidade ou tomar a decisão de sair dos dormitórios e começar a viver fora do campus por conta própria.

Após vivenciar o primeiro ano de faculdade, os sophomores costumam estar mais preparados e já contam com uma turma de amigos feitos durante o primeiro ano nos dormitórios, aulas ou durante outras atividades. Portanto, alguns deles querem sair dos dormitórios e dividir apartamentos com amigos mais próximos e pessoas com quem se sintam mais confortáveis ​​morando.

Outra vantagem de morar fora do campus é que geralmente os apartamentos são mais espaçosos e não é necessário dividir o quarto com outras pessoas.

Durante essa fase, as aulas começam a ficar mais difíceis porque não há tantas matérias introdutórias como no primeiro ano. É no segundo ano que os alunos começam a ter aulas específicas do seu major e aí a dificuldade aumenta.

7 passos para escolher o major ideal para você

Se até essa fase os alunos ainda não tiverem declarado seu major, este é o ano para tomar a decisão final! Também é um bom momento para considerar a possibilidade de fazer um minor e olhar outras opções acadêmicas.

O que é um junior?

Um junior também é conhecido como um aluno do terceiro ano. Para serem considerados como tal, os estudantes devem ter concluído um mínimo de 60 horas de crédito (como falamos antes, pode variar dependendo da escola).

Os juniors são considerados veteranos porque já estão na faculdade há dois anos, o que os ajudou a amadurecer e ganhar experiência durante sua jornada universitária. É também o ano anterior ao último ano!

É no terceiro ano que as aulas definitivamente começam a ficar mais difíceis e a carga de trabalho também aumenta. Os professores costumam atribuir mais projetos, especialmente projetos em grupo, que dão uma experiência valiosa sobre como trabalhar em conjunto com mais pessoas e a possibilidade de desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho, como o trabalho em equipe e o senso de liderança.

Se os alunos ainda não o fizeram, o terceiro ano é o momento de trabalhar no currículo e buscar oportunidades que os ajudem a obter mais experiência na área escolhida. Recomenda-se que os juniors comecem a se inscrever em estágios para que possam ter uma experiência da vida real que proporcionará alguns novos desafios e habilidades.

O que é um senior?

Um senior é aquele estudante no último ano da graduação em tempo integral. Para ser considerado um senior, a regra geral é que o aluno deve ter concluído um mínimo de 90 horas de crédito.

Este é o último estágio da faculdade, quando os alunos asseguram-se de que atendem a todos os requisitos e concluem todas as aulas para obter seu diploma e se formar na faculdade.

É um período de conciliação das atividades acadêmicas com a busca por futuras oportunidades de trabalho, inscrições para pós-graduação ou outras aventuras desejadas. Felizmente, a maioria das universidades americanas oferece centros de carreira onde os alunos podem se preparar para lidar com essas situações, recebendo preparação para entrevistas e dicas para fazerem bons currículos e cartas de apresentação. As universidades também fornecem outros recursos que apoiam os alunos durante o processo de inscrição na pós-graduação.

Como fazer uma carta de apresentação para currículo?

Por fim, as escolas também organizam vários encontros onde os alunos podem se relacionar com os potenciais empregadores e descobrir oportunidades de emprego em aberto!

O último ano é a época de concluir a carreira universitária e atender a todas as qualificações necessárias para se formar, dando os passos definitivos para começar um novo capítulo na vida. 

Universidade do Intercâmbio

E aí, agora ficou mais claro o que significam esses termos freshman, sophomore, junior e senior? Não é nada complicado né? Agora pra ficar melhor mesmo, só você conquistando uma vaga em uma universidade americana e passando por todas essas fases e experiências. 

A nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar a sua vaga dos sonhos em uma universidade americana. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o seu teste de perfil e junte-se ao nosso time de mentorados. As vagas são limitadas!

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

01 Abr 2021

Postagens recentes