Ganhar uma bolsa de estudos completa para estudar nos Estados Unidos (ou até mesmo em outro país no exterior) é o sonho de muita gente, né? Sem dúvidas, uma bolsa de estudos faz toda a diferença para garantir a permanência na Terra do Tio Sam!
Mas por lá existem vários tipos de bolsas diferentes e os termos utilizados em inglês podem confundir bastante. É que algumas bolsas de estudos cobrem de forma parcial ou total a anuidade da faculdade, enquanto outras oportunidades são ainda mais completas. Nesses casos, as bolsas podem até mesmo ofertar um determinado valor para ajudar na estadia por lá, como moradia, alimentação etc.
Por isso, vamos esclarecer de uma vez por todas quais são as diferenças entre a bolsa full ride e a bolsa full tuition. É que esse é um caso muito comum e que gera confusão entre os estudantes. Inicialmente, elas podem parecer a mesma coisa, mas não são. E é sobre isso que iremos falar agora!
O que é uma bolsa full ride?
As bolsas full ride são bolsas integrais. Elas geralmente cobrem todos os custos da faculdade. Portanto, estão inclusos nessa lista: as anuidades, hospedagem, alimentação, livros didáticos, taxas e possivelmente até um valor extra para arcar com despesas pessoais.
É que muitas das bolsas full ride disponibilizam um auxílio financeiro para ajudar o estudante nos seus custos de vida. Esse valor é destinado para ajudar na alimentação, moradia e transporte. Algumas das bolsas mais completas também contam com apoio até de passagem aérea para que você possa visitar sua família e amigos!
Em outras palavras, essas são as bolsas mais sonhadas pelos estudantes e, consequentemente, as mais disputadas. Por isso, se você quer ser selecionado para uma bolsa full ride, capriche na aplicação. Assim, você aumenta suas chances de ser um dos bolsistas.
Como é uma bolsa de estudos muito concorrida, de forma geral, podemos dizer que costuma exigir mais pré-requisitos. Isso vale tanto para aprovação quanto para manutenção da bolsa ao longo do curso.
É que as instituições de ensino normalmente oferecem a bolsa full ride por todo o período de estudos e, para garantir que você continue recebendo, deve apresentar resultados acadêmicos satisfatórios e cumprir alguns critérios. Por exemplo, completar um determinado número de créditos ou não tirar uma licença, exceto se for autorizada pela universidade.
Portanto, se você vai aplicar para uma bolsa full ride é importante ter em mente que, além das tarifas dos estudos, essa bolsa vai te ajudar bastante na permanência nos Estados Unidos.
(Jeswin Thomas/Unsplash)
Como conseguir uma bolsa full ride?
A ideia de uma bolsa full ride, normalmente, é apoiar os estudantes em sua trajetória pela universidade cobrindo todos os gastos ou a grande parte deles. Para conseguir uma bolsa full ride, é necessário aplicar para a faculdade ou universidade do seu interesse.
Algumas delas já selecionam os melhores alunos para serem bolsistas sem necessidade de nenhum outro formulário ou aplicação separada. Por outro lado, algumas instituições determinam que os interessados devem primeiro se inscrever para a faculdade e, depois, se inscreverem para a bolsa.
E para saber como a sua instituição de interesse realiza esse processo é recomendado ficar de olho no site oficial, ler atentamente os editais e recomendações e não se esquecer dos prazos, para realizar a aplicação no formato certo.
Em relação às documentações necessárias, é preciso apresentar seus dados pessoais, cartas de motivação e de recomendação, resultados acadêmicos e testes de proficiência no idioma. Para algumas universidades, caso a seleção leve em conta sua situação financeira, você deverá comprovar sua renda e também da sua família.
Como as bolsas full ride são muito desejadas, vale lembrar que normalmente são mais comuns em níveis mais avançados de ensino, como mestrado e PhD, mas também podem ser encontradas para a graduação.
O que é uma bolsa full tuition?
Já as bolsas full tuition são as bolsas que cobrem apenas os custos relativos à participação do estudante nas aulas e normalmente não incluem as outras taxas relacionadas (mas podem haver exceções). Ou seja, esse tipo de bolsa geralmente arca com os custos de anuidades ou mensalidades da instituição de ensino.
Apesar de não incluir as demais despesas pessoais, como alimentação, moradia e apoio para a estadia, as bolsas full tuition também são bastante desejadas e, vale dizer, que uma bolsa dessas também não é nada mal, né?
Como nos Estados Unidos os custos acadêmicos costumam ser cobrados junto com outras despesas, como alimentação e acomodação, as bolsas full tuition podem ser vistas como uma espécie de "grande desconto" no valor total da faculdade.
Portanto, caso você seja selecionado para ser bolsista de uma chance full tuition, isso significa que seus gastos com matrículas e anuidades estão 100% garantidos, porém você ainda precisa quitar suas despesas com alojamento e alimentação durante o curso.
Mas, nesse cenário, é importante lembrar que as universidades americanas também contam com outras formas de apoiar a permanência dos estudantes, principalmente aqueles internacionais.
Uma das possibilidades que já são desenvolvidas pela maioria das grandes instituições de ensino é ofertar o work on campus. Com cargas horárias reduzidas, o estudante é autorizado (e recebe salário para isso) a prestar serviços dentro da própria faculdade, como em apresentações artísticas, atividades de estudou ou de manutenção do espaço.
Como conseguir uma bolsa full tuition?
Essa bolsa de estudos é muito interessante também, porque ela quita todas as suas despesas acadêmicas, ou seja: o estudante não tem gastos com a anuidade! E esse valor das tarifas de pagamento por ano da universidade já dão uma enorme diferença nas finanças.
(Shubham Sharan/Unsplash)
Por exemplo, o valor médio em 2021 era em torno de US$ 37.650 para as anuidades de universidades privadas. Enquanto isso, o alojamento e alimentação ficaram por volta de US$ 13.120. Com a bolsa full tuition, o aluno teria esse “desconto” de mais de 37 mil dólares no pagamento!
E para conseguir essa bolsa de estudos, muitas das vezes o processo também avalia o mérito do estudante. É que nos Estados Unidos para avaliar se o aluno é merecedor da aprovação e das bolsas, além de apenas uma prova, são analisados outros pontos: sua trajetória, seus sonhos e seus objetivos. E esses dados são demonstrados por meio da essay, carta de recomendação, testes de aptidão e outros documentos pessoais.
Portanto, a aplicação acontece de forma bem similar às demais bolsas de estudos. Você deve ficar de olho no critério de seleção, seu prazo de aplicação e se é automático ou exige formulário separado. É que esses pontos variam de acordo com cada instituição, por isso, depende de cada oportunidade.
Qual é a diferença entre bolsas full ride e full tuition?
Se você leu tudo com atenção até aqui, com certeza já sabe qual é a resposta dessa pergunta. Basicamente, a principal diferença entre bolsas full ride e full tuition é que, enquanto as primeiras cobrem todos os custos do estudante na universidade; a segunda cobre "apenas" as despesas relativas às mensalidades/anuidades do curso.
Quais faculdades e organizações oferecem bolsas full ride e full tuition?
As bolsas full ride e full tuition são oferecidas principalmente por universidades e faculdades e são comumente chamadas de institucional awards (ou prêmios institucionais, em português).
No entanto, organizações privadas e empresas também oferecem essas bolsas, embora, nesse caso, seja menos comum encontrar oportunidades para estudantes de outros países.
Vale lembrar ainda que, entre essas bolsas full ride e full tuition, também existem bolsas específicas para atletas e artistas, como estudantes de Dança, Música, Cinema, Teatro e outras áreas.
E claro: é possível encontrar essas bolsas tanto a nível de graduação, quanto de mestrado e doutorado. Por outro lado, é uma regra comum dizer que quanto mais avançado é o nível de estudo, melhores e mais numerosas serão as bolsas full ride. Ou seja, é mais fácil encontrar esse tipo de bolsa em programas de doutorado do que em programas de graduação, por exemplo.
Em todos os casos, os candidatos têm que atender a requisitos bastante específicos de seleção, sejam eles financeiros ou acadêmicos. Da mesma forma, para continuar recebendo a bolsa ao longo do curso, também é necessário cumprir com algumas regras, como manter um bom GPA ou apresentar relatórios de notas a cada semestre.
Quais universidades oferecem bolsas full ride?
Além de serem chamadas de bolsas full ride, você também pode encontrar as bolsas integrais por “fully funded”. Na prática, isso significa que ela vai cobrir todos os seus gastos com universidade e os custos básicos de vida, como moradia e alimentação.
Algumas bolsas são tão completas que também vão incluir valores destinados ao transporte de ida e volta para o país de origem e todas as despesas de estágio e estudo de campo.
São diversas instituições que contam com esse sistema de bolsas tão desejado! Por exemplo, a Universidade Duke e a Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill contam com bolsas integrais para mestrado, ou seja, full ride, através do programa de bolsas do Rotary. Confira os detalhes dessas oportunidades aqui.
(Chuck Givens/Unsplash)
Quais universidades oferecem bolsas full tuition?
Outras instituições ofertam bolsas de estudos que cobrem todas as taxas de anuidades, porém não englobam os seus gastos pessoais, como comida, alojamento e outros itens. Essas são as bolsas full tuition.
Se você tem interesse em uma chance como essa, a Universidade de Oregon tem oportunidades. Isso porque lá, a instituição conta com o programa ICSP Tuition Scholarships. Esse é o International Cultural Service Program que já oferta as bolsas há mais de 35 anos por lá!
Assim como outras bolsas completas, essa é destinada aos estudantes internacionais que demonstram a necessidade financeira, bem como uma incrível capacidade e potencial acadêmico. E, como vimos, algumas faculdades exigem critérios para a manutenção do auxílio. Nesse caso, o estudante precisa participar de atividades culturais ao longo do curso.
Apesar de as bolsas nos Estados Unidos serem mais comuns, muitos outros países contam com oportunidades bastante interessantes de bolsas full tuition, como Austrália e Reino Unido. Diversas dessas chances são para bolsistas interessados na área diplomática, como você pode acompanhar aqui.
Devo aplicar para uma bolsa full ride ou full tuition?
Claro que a bolsa full ride é o sonho para os estudantes! Portanto, se você tem uma oportunidade de se candidatar a uma oportunidade que vai cobrir todos os seus gastos relacionados à universidade, além de ajudar nos custos de permanência, a recomendação é que você dê o seu melhor e aplique para essa oportunidade, com certeza.
Mas se outras oportunidades surgirem para bolsas full tuition, você também pode investir! É que essas são chances também muito valiosas e disputadas. Afinal, você não vai precisar pagar as anuidades, o que deixa um grande alívio no bolso.
Portanto, você pode aplicar para todas as oportunidades que forem do seu interesse e para aquelas que se encaixam mais no seu perfil. É que algumas bolsas consideram além do mérito, sua situação financeira ou até mesmo diferenciais artísticos ou esportivos. Por essa razão, você precisa verificar quais os requisitos da oportunidade e se você vai se destacar entre os seus concorrentes.
E aí, será que agora ficou mais fácil entender o que são as bolsas bolsas full ride e full tuition? Apesar de diferentes, ambas são muito preciosas para os estudantes que precisam de um apoio para realizar sua graduação, mestrado ou doutorado fora. Afinal, as bolsas de estudos querem reconhecer e incentivar alunos merecedores a alcançarem patamares ainda mais altos!
Que tal então começar a se preparar para conquistar uma delas lá fora? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.
*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Elaine Maciel (2022).