Se você quer aprender com os professores de instituições renomadas do Reino Unido, além da possibilidade de estudar por lá, os cursos online são uma ótima chance.
Através da ferramenta Future Learn (FL), você pode ter acesso a dezenas de cursos gratuitos e virtuais, oferecidos pelas universidades do Reino Unido e também de outros locais do mundo.
Vamos te explicar agora como a plataforma funciona e como ter acesso aos cursos. Saiba mais!
O que é Future Learn?
O Future Learn é uma plataforma de educação online, com sede no Reino Unido. O FL oferece cursos, popularmente conhecidos como Massive Open Online Courses (MOOCs). Dentre as instituições que oferecem aulas por lá, estão as principais universidades e instituições do Reino Unido e de outras localidades de todo o mundo.
Atualmente, são cerca de 175 parceiros, incluindo a Universidade Johns Hopkins e a Universidade de Michigan dos Estados Unidos e a Universidade de Bristol e a Universidade de Edimburgo no Reino Unido. Além das instituições de ensino, os parceiros não universitários incluem a Anistia Internacional e a UNESCO. Isso significa que organizações renomadas estão envolvidas nos cursos oferecidos por lá!
O Future Learn foi lançado em 2013 pela The Open University — uma organização fundada em 1969 e mantida pelo governo do Reino Unido. A universidade já tem uma longa história de ensino à distância e consegue, com a ferramenta de ensino, democratizar ainda mais o acesso à educação online de qualidade.
Hoje em dia, o Future Learn é o quinto provedor de cursos online mais popular do mundo, tendo como base o número de alunos. Também possui um catálogo ativo de cerca de mil e cem cursos online. São mais de 17 milhões de estudantes, que têm acesso aos conteúdos em inglês, francês, holandês, espanhol e chinês.
(Julia M Cameron/Pexels)
De onde surgiu o Future Learn?
O Future Learn foi lançado entre o final de 2012 e o início de 2013. Inicialmente, a plataforma contava com 12 universidades parceiras. Eram elas: The Open University, Universidade de Birmingham, Universidade de Bristol, Universidade Cardiff, Universidade de East Anglia, Universidade de Exeter, King's College London, Universidade Lancaster, Universidade de Leeds, Universidade de Southampton, Universidade St Andrews e Universidade de Warwick.
Além de facilitar o acesso dos estudantes aos cursos e oportunidades, o Future Learn veio como um movimento para fornecer um espaço para as instituições do Reino Unido se envolverem no cenário dos cursos online.
A inovação foi tão grande que, segundo o Financial Times, o Future Learn foi a primeira plataforma a permitir que os alunos conseguissem obter créditos para o diploma das principais universidades do Reino Unido a partir do virtual.
As principais mudanças ao longo desses quase dez anos aconteceram em 2020 e 2021 com novas modalidades de aulas oferecidas. Além de cursos mais sucintos, é possível até mesmo realizar a graduação pelo Future Learn.
Atualmente, por lá, temos 4 possibilidades de cursos, dentre graduação remota, “Microcredentials”, cursos rápidos e o “ExpertTracks”. Também são 3 cenários em relação aos cursos: gratuitos, pagos ou de assinatura contínua. Vamos conhecer um pouco mais de cada um deles:
- “Microcredentials”: são cursos entre 100 e 150 horas de aula, credenciados pelas instituições de ensino e que permitem desenvolver habilidades de carreira sob demanda;
- “ExpertTracks”: uma série de cursos que começam como uma avaliação gratuita de 7 dias, mas levam a uma assinatura contínua;
- “Unlimited”: uma assinatura contínua que permite acesso a diversos cursos em variadas áreas por um determinado valor mensal;
- Graduação remota: é a possibilidade de realizar uma graduação de forma online nas instituições de ensino. Normalmente tem um valor já pré-definido.
- Cursos rápidos: são cursos mais curtos que podem ter acesso gratuito (ou não, dependendo da área). No caso daqueles que são abertos a todos, é necessário fazer um registro no site e, se desejar, pagar pelo certificado.
Quais são os cursos do Future Learn?
Os cursos do Future Learn abrangem, praticamente, todas as áreas de estudos. Desde história e política até ciências da computação e tecnologia da informação. Só para se ter uma ideia da variedade das aulas, alguns dos primeiros cursos ofertados foram:
- Ciência da Web: como a web está mudando o mundo, da Universidade de Southampton;
- Introdução aos ecossistemas, da Open University;
- Melhorando sua imagem: fotografia odontológica na prática, da Universidade de Birmingham;
- Causas da guerra, do King's College London;
- Descubra a odontologia, da Universidade de Sheffield;
- Comece a programar: construa seu primeiro jogo para celular, da Universidade de Reading.
De lá para cá, muitas aulas foram oferecidas em quase uma década de plataforma. Mas os assuntos continuam sendo bastante variados. Portanto, se você for de humanas, exatas ou biológicas, com certeza vai encontrar um curso que se encaixe no seu interesse.
Os cursos Future Learn são gratuitos?
Depende. Algumas oportunidades do Future Learn são gratuitas, sim. De forma geral, podemos dizer que os cursos rápidos são gratuitos, em sua maioria. Porém, em muitos deles será necessário pagar para receber um certificado.
Mesmo assim, se você decidir realizar o curso e não pagar pelo certificado, pode ser uma boa oportunidade. É que muitos dos empregadores querem saber mais do seu conhecimento e habilidades do que dos certificados e comprovantes.
Além disso, vale destacar que, apesar de muitos cursos gratuitos exigirem pagamento para emitir certificado, alguns também contam com o comprovante totalmente gratuito. Dentre as opções totalmente gratuitas, estão:
- Ideias para um mundo melhor: liderando mudanças por meio da formulação de políticas, do British Council;
- COVID-19: Combatendo o novo coronavírus, da London School of Hygiene & Tropical Medicine;
- Habilidades de comunicação e interpessoais no trabalho, da Universidade de Leeds;
- Programação de Computadores para Todos, da Universidade de Leeds;
- Privação do Sono: Hábitos, Soluções e Estratégias, da Universidade de Michigan;
- Segurança, Terrorismo e Contraterrorismo, da Universidade de Murdoch;
- Criptomoeda: Além do Bitcoin Teach-Out, da Universidade de Michigan.
Como alguns cursos do Future Learn estão disponíveis apenas mediante pagamento, você deve ficar atento. As aulas pagas recebem uma marcação com um pequeno símbolo de cifrão verde ($).
(FutureLearn/Partners)
Como usar a plataforma do Future Learn?
Mesmo para os cursos gratuitos, é necessário fazer um registro na plataforma Future Learn. Para isso, você vai informar seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e criar uma senha. Você precisa ter mais de 16 anos e concordar com os termos de uso. Também será preciso que a senha tenha mais de 10 caracteres.
Através dos cursos online, você terá acesso ao conteúdo em texto e fluxogramas, além de aulas em vídeo com os professores especialistas. Então, depois de realizar seu cadastro, o próximo passo será escolher um curso.
As aulas variam em duração. A maioria tem entre seis e dez semanas, mas também alguns cursos são mais curtos: entre duas e três semanas. Os cursos Future Learn são divididos em semanas. Eles contêm várias atividades que você deve concluir semanalmente.
Além de vídeos, áudios e artigos, o Future Learn tem alguns questionários curtos para verificar se você entendeu o assunto daquela aula. E para facilitar ainda mais o aprendizado, em cada tópico, existe uma sessão de comentários. Por lá, você pode deixar uma opinião, fazer uma pergunta ou até mesmo debater com outros estudantes.
A cada etapa, você vai poder marcá-la como concluída. E mesmo assim, se desejar, poderá voltar a esse conteúdo mais tarde. Para obter um certificado ao final do curso, você precisa estar em um curso pago ou “ExpertTrack”. Mas além da questão financeira, você deverá concluir 90% das etapas, responder todas as perguntas do teste e atingir uma pontuação geral de pelo menos 70% (se o curso tiver avaliações pontuadas).
Quem pode realizar um curso do Future Learn?
De forma geral, podemos dizer que todos os interessados podem realizar um dos cursos do Future Learn. É obrigatório que você tenha mais de 16 anos de idade para se cadastrar na plataforma, então, é necessário cumprir esse requisito de idade.
Também será fundamental ter um conhecimento básico de inglês para que você consiga utilizar a ferramenta de maneira satisfatória. Além disso, grande parte dos cursos é ofertado em inglês. Assim sendo, você precisa ter o conhecimento necessário para acompanhar os conteúdos.
Além das aulas em texto, alguns cursos têm tópicos em áudio e vídeo. Por isso mesmo, além da habilidade de ler e entender em inglês, será fundamental que você tenha treinado o listening para compreender o que está sendo falado pelos professores.
Podemos resumir que você deverá ter 16 anos ou mais e compreender, pelo menos o básico, de inglês para conseguir cursar uma das oportunidades do Future Learn.
Os cursos do Future Learn valem a pena?
Sim! Com certeza, os cursos do Future Learn valem a pena. Através da plataforma, você terá acesso gratuito a diversos cursos online, das mais renomadas instituições do Reino Unido e de outros lugares do mundo.
E para facilitar que você encontre as aulas do seu interesse em meio às centenas de oportunidades, quando você fizer seu registro, terá a possibilidade de preencher um rápido formulário.
Você deverá indicar qual é a sua razão para estar estudando (alavancar a carreira, estudos acadêmicos ou por diversão); além de citar suas áreas de interesse. As opções são:
- Artes Criativas e Mídia;
- Negócios;
- Saúde e Medicina;
- História;
- Literatura;
- Ciência, Engenharia e Matemática;
- Direito;
- Ciência da Computação e TI;
- Natureza e Meio Ambiente;
- Política e Sociedade;
- Linguagens;
- Habilidades de Estudos;
- Habilidades de Ensino.
Então, você vai apontar qual é o tipo de curso que você tem mais aptidão, como os cursos rápidos, de graduação ou outras opções oferecidas. Para que as sugestões fiquem ainda mais personalizadas, você vai contar sobre seu nível de estudo, ocupação atual e qual a ocupação desejada.
Vale ter em mente que se o seu acesso for limitado (ou seja: gratuito) você deve se atentar à data de validade do curso. É que você terá acesso durante as aulas. Por exemplo, se seu curso tem duração de 4 semanas, você só terá como acessar o conteúdo por esse período determinado. E independente de quando você começou a cursar, o período de tempo disponível é contado pela data de abertura das aulas. No caso dos assinantes, o interessado tem acesso por tempo ilimitado.
(Sarah Chai/Pexels)
Aprendendo com o Future Learn
Agora você já sabe, o Future Learn é uma plataforma de cursos MOOC, ou seja: Massive Open Online Courses. Assim como outras ferramentas similares, como o edX do MIT, essa é uma grande chance de ter acesso a aulas e conteúdos de renomadas instituições de ensino de todo o mundo.
No caso do Future Learn, as aulas são, principalmente, de universidades do Reino Unido e também de outras instituições (até mesmo dos Estados Unidos). Além de ter as possibilidades totalmente gratuitas de ensino, o interessado pode cursar outras oportunidades, que são pagas. E até mesmo pode realizar sua graduação através do portal virtual.
Assim sendo, o Future Learn é uma boa para quem quer aprofundar os estudos na sua área de formação, experimentar novas possibilidades de estudos e até mesmo reforçar o inglês — já que as aulas são nesse idioma.
Também pode ser um bom momento para reforçar seu contato com estudantes de todo o mundo, já que nas aulas existe um portal para os seus comentários e discussões com os outros alunos. Outra vantagem é ter acesso às aulas desenvolvidas por profissionais de fora do Brasil, que fazem parte do corpo docente de renomadas instituições de ensino.
O Future Learn pode ser um primeiro passo para você que quer estudar fora do Brasil. Com ele, você pode se acostumar com a linguagem e métodos de ensino dos professores estrangeiros.
E para você que quer desbravar as faculdades internacionais além da ferramenta online, as bolsas de estudos e estágios remunerados podem facilitar (e muito) o embarque para o exterior. E em todo esse processo, você pode contar com os nossos mentores especialistas. Pela mentoria M60, são quase mil aulas e revisão de toda a sua papelada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil.