O Governo Dinamarquês desenvolve um programa de bolsas especiais para alunos internacionais. Esse é o Programa Danish Government Scholarships! A oportunidade vale para fazer mestrado no país europeu para todos os alunos de fora da União Europeia.
Nesse artigo, vamos conhecer mais sobre essa oportunidade, como fazer sua aplicação e quais são os requisitos para ser um dos bolsistas. Afinal, estudar com bolsa em um dos países com a maior qualidade de vida do mundo é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, não é mesmo?
O que é Danish Government Scholarships?
Como o próprio nome já diz, o Danish Government Scholarships é um programa de bolsas de estudos oferecido pelo Governo da Dinamarca. É que as universidades dinamarquesas recebem um número limitado de bolsas governamentais a cada ano para financiar estudantes de pós-graduação que sejam altamente qualificados.
Esse benefício é ofertado para alunos de países não pertencentes à União Europeia e nem à Suíça. Portanto, os estudantes brasileiros que têm boas notas e potencial para ser um estudante de alto nível podem ser candidatos. Assim sendo, os critérios para ser elegível para a bolsa de estudos são:
- Ser um cidadão de um país fora da UE, do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça;
- Estar matriculado em um programa de ensino superior nas universidades dinamarquesas;
- Ter recebido uma autorização de residência por tempo limitado na Dinamarca devido à educação.
Por outro lado, o aluno NÃO é elegível para uma bolsa de estudos do governo dinamarquês em alguns casos. São eles:
- Estar matriculado em alguma Instituição de Ensino Superior Artístico;
- Tenha uma reivindicação legal de cidadania dinamarquesa;
- Receba outra bolsa de estudos do Fundo Estadual de Educação.
E, dessa forma, grande parte dos alunos internacionais são elegíveis para as bolsas de estudos, das mais diversas áreas de estudo. Para realizar a seleção dos bolsistas, o processo acontece pelas universidades dinamarquesas, que administram os recursos e selecionam os alunos contemplados.
O que a bolsa de estudos da Dinamarca cobre?
A bolsa do governo dinamarquês consiste em duas partes e pode ser concedida como total ou parcial. Dessa forma, o recurso pode oferecer a isenção total ou parcial de anuidades, além de subsídios para cobrir os custos de vida do estudante. Ou seja, dependendo de cada aluno pode ser oferecida uma bolsa full-ride, total ou parcial.
Além de variar de acordo com o perfil dos interessados, como as bolsas são administradas pelas próprias instituições de ensino superior, cabe à instituição de ensino oferecer mais detalhes sobre qual será o desconto oferecido.
O governo da Dinamarca oferta essas bolsas de mestrado com o apoio do Ministério do Ensino Superior e Ciência e as universidades parceiras são:
- Universidade de TI de Copenhague (ITU)
- Escola de Negócios de Copenhague (CBS)
- Universidade de Aarhus (AU)
- Universidade de Roskilde (RUC)
- Universidade de Copenhague (UCPH)
- Universidade do Sul da Dinamarca (SDU)
- Universidade de Aalborg (AAU)
- Universidade Técnica da Dinamarca (DTU)
- Universidade de TI de Copenhague (ITU)
- Escola de Negócios de Copenhague (CBS)
- Universidade de Aarhus (AU)
- Universidade de Roskilde (RUC)
- Universidade de Copenhague (UCPH)
- Universidade do Sul da Dinamarca (SDU)
- Universidade de Aalborg (AAU)
- Universidade Técnica da Dinamarca (DTU)
- Escola Dinamarquesa de Mídia e Jornalismo (DMJX)
- Universidade do Sul da Dinamarca
- Universidade do Norte da Dinamarca (UCN)
- Faculdade da Universidade UCL
- University College Copenhague
- Colégio Universitário Absalão
- Faculdade Universitária VIA
- Escolas de Educação e Treinamento Marítimo
- Academia Marítima Internacional de Svendborg (SIMAC)
- Escola de Engenharia Marítima e Técnica de Aarhus
- Escola de Educação e Treinamento Marítimo de Copenhague
- Centro de Formação e Educação Marítima (MARTEC)
- Academias de Negócios Dinamarquesas
- Academia Internacional de Negócios (IBA)
- Dania Academy
- Academia de Negócios de Copenhague
- Academia de Negócios do Sudoeste
- KEA - Escola de Design e Tecnologia de Copenhague
Geralmente, os documentos exigidos para a aplicação do mestrado na Dinamarca são os seguintes:
- Transcrições e diplomas oficiais de bacharelado em inglês, dinamarquês, sueco ou norueguês, que devem incluir notas e unidades ou créditos para cada curso;
- Comprovante de proficiência na língua inglesa;
- Inscrição para um programa de mestrado para cidadãos não pertencentes à União Europeia, nem ao Espaço Econômico Europeu.
Se a documentação estiver em outro idioma, como em português, o aluno é o responsável por providenciar uma tradução oficial ou uma tradução certificada.
Também é importante se atentar aos prazos e o calendário anual. Essa bolsa costuma ser oferecida todos os anos e a inscrição deve ter sido enviada até março e abril para entrada em setembro do mesmo ano ou em torno de setembro ou outubro para entrada em fevereiro do ano seguinte.
Além de enviar os documentos no prazo, os estudantes internacionais precisam pagar uma taxa de inscrição. Esse valor é específico para candidatos não pertencentes à União Europeia (UE) e da Suíça e costuma custar 100 euros, mas pode variar de acordo com a universidade. Também vale lembrar que a taxa não é reembolsável, exceto para a concessão de uma bolsa de estudos.
É importante ter em mente que a aplicação para as universidades dinamarquesas normalmente acontece por meio de um formulário online, de acordo com os sites oficiais de cada uma delas.
Como estudar na Dinamarca?
As Universidades dinamarquesas têm uma extensa oferta de programas de graduação, pós-graduação e cursos individuais de alta qualidade, ministrados em inglês. Esses programas e cursos atraem estudantes internacionais de toda parte do mundo, já que o ensino por lá é bastante reconhecido, bem como a qualidade de vida.
De forma geral, para estudar lá é preciso cumprir os critérios de idioma na língua inglesa, além de requisitos de entrada. Geralmente, são pedidos ECTS, que são os créditos do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos para tornar o estudo e a aprovação nos cursos mais transparentes.
Também será necessário aplicar para o visto. Quem for admitido em um programa de ensino superior na Dinamarca, pode obter uma permissão para permanecer e estudar no país. Será preciso comprovar a aprovação na universidade, domínio do inglês e condições financeiras para se manter no país pela estadia. Vale lembrar que após o período de estudo, o interessado pode aplicar para um visto adicional de 6 meses para procurar emprego por lá.
Para a aplicação do visto, é preciso pagar uma taxa de DKK 1,89, que equivale a cerca de R$ 1.292,12. O processo demora em torno de 2 meses.
Como aumentar as chances de ser aprovado para uma bolsa de estudos?
Ficou interessado em cursar um mestrado na Dinamarca? E melhor ainda: com bolsa de estudos cobrindo sua anuidade e gastos pessoais? Parece até um sonho, não é mesmo? Mas saiba que é possível conquistar essa e outras oportunidades internacionais que vão transformar a sua vida!
E para se preparar da melhor forma, conte com quem mais entende de intercâmbio. A nossa mentoria especializada tem os conteúdos mais didáticos na maior plataforma de intercâmbios da América Latina. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!