O Governo da Irlanda, através do Higher Education Authority (HEA), já abriu as inscrições para a edição 2023 do Programa de Bolsas de Estudo em Educação Internacional.
Também chamado de International Education Scholarships Programme, esse é um programa do governo irlandês que vai escolher 60 bolsistas de todo o mundo para mestrado ou doutorado.
Portanto, se você quer fazer sua pós-graduação com bolsa na Irlanda, precisa conhecer esse programa de bolsas. Inclusive, ele é um dos programas contemplados pelas aulas preparatórias para intercâmbio da Escola M60. Acesse aqui e faça seu teste de perfil!
As bolsas de estudo serão fornecidas para um ano de estudo em nível de mestrado ou doutorado. Os candidatos devem ser de fora da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu, além de terem sido aprovados em uma instituição de ensino superior irlandesa elegível.
Também é importante saber que a bolsa vale para todas as áreas de estudo!
Se interessou? Vamos conhecer mais a fundo o programa de bolsas do governo da Irlanda para alunos internacionais, bem como o passo a passo da aplicação!
O que é a bolsa de estudo GOI-HEA?
Essa é a bolsa de estudos desenvolvida pelo Governo da Irlanda que busca escolher, anualmente, alunos internacionais para realizarem mestrado ou doutorado por lá.
Os 60 alunos aprovados recebem isenção total da anuidade e outros custos de inscrição na universidade e ainda um repasse de 10 mil euros para um ano de estudo. Portanto, essa bolsa de estudos, com duração de um ano, vale para um programa de mestrado ou de PhD.
Também pode ser utilizada para estudantes de programas de pesquisa mais extensos, mas só terá a vigência de um ano, sendo responsabilidade do estudante arcar com os demais períodos. Por exemplo, a bolsa é válida por um ano de um programa de 2 anos de mestrado em pesquisa ou para um ano de um programa de doutorado de 3 a 4 anos no total.
Podem concorrer estudantes de todo o mundo (inclusive brasileiros) que tenham concluído a graduação e tenham bom desempenho acadêmico. Além das notas, as atividades extracurriculares e o domínio da língua inglesa vão contar pontos durante a seleção.
Todo o processo de aplicação acontece de forma virtual, pelo portal online do Governo irlandês.
As inscrições estão abertas desde dezembro de 2022 e podem ser submetidas até às 15h, no horário de Brasília, do dia 24 de março de 2023. Os bolsistas aprovados vão iniciar seus estudos entre setembro e outubro de 2023, dependendo do programa escolhido.
Portanto, fique atento! O calendário de seleção para as bolsas de pós-graduação na Irlanda para brasileiros já está em andamento para o ano letivo de 2023/2024!
Em caso de dúvidas, a recomendação é que o interessado entre em contato por e-mail, através do endereço goi-ies@hea.ie.
Bolsa de estudos para estrangeiros na Irlanda
O principal objetivo dessa bolsa de estudos é facilitar o acesso de estudantes internacionais que tenham um bom desempenho ao ensino irlandês.
É que o Governo da Irlanda vê a internacionalização do ensino superior como um elemento-chave para o ensino, aprendizagem e pesquisa de qualidade para alunos e pesquisadores.
Por isso mesmo, desde o governo 2010/2015, a Irlanda tem desenvolvido esse programa de bolsas de estudo para alunos estrangeiros. De acordo com os dados oficiais, a estratégia foi expandida entre 2016 e 2020 para atender mais alunos.
Além de consolidar a Irlanda como um destino de alto nível educacional, a bolsa de estudos traz benefícios para os escolhidos. É que os alunos, além de estudarem por um ano com tudo pago na Irlanda, também podem utilizar a oportunidade como um grande catalisador de carreira e vida pessoal.
A seleção acontece todos os anos e, atualmente, são 60 bolsistas que serão escolhidos. O processo é bastante competitivo, por isso, o Governo da Irlanda divulgou qual é o perfil do estudante buscado. Confira quais são os critérios avaliados:
- Histórico excelente de desempenho acadêmico;
- Ótima capacidade de comunicação;
- Participação em atividades extracurriculares, como ações humanitárias, esportivas ou artísticas, por exemplo;
- Carta de motivação, com a justificativa para fazer sua pós-graduação na Irlanda e que esteja alinhada com seus objetivos de longo prazo.
Vale lembrar que podem concorrer todos os estudantes de países fora da UE/EEE que foram aprovados para estudar em tempo integral na Irlanda por um período de um ano. As universidades parceiras podem ser alteradas de acordo com a edição do programa.
Para o ano letivo atual, são as seguintes:
- American College Dublin;
- Universidade Técnica do Atlântico (UTA);
- CCT College Dublin;
- Dublin Business School;
- Dublin City University;
- Instituto de Arte, Design e Tecnologia Dún Laoghaire;
- Instituto de Tecnologia Dundalk;
- Galway Business School;
- Griffith College, Dublin;
- ICD Business School, Dublin;
- Independent College, Dublin;
- Mary Immaculate College, Limerick;
- Universidade Maynooth;
- Universidade Tecnológica de Munster;
- Colégio Nacional de Arte e Design, Dublin;
- Colégio Nacional da Irlanda, Dublin
- Universidade de Galway;
- Royal College of Surgeons;
- Technological University Dublin;
- South East Technological University;
- Universidade Tecnológica de Shannon: Midlands Midwest
- Trinity College Dublin;
- University College Cork
- University College Dublin
- Universidade de Limerick.
Assim sendo, essa é uma ótima chance de estudar em Dublin ou outras cidades irlandesas com tudo pago. Afinal, a bolsa vai oferecer 10 mil euros (mais de 57 mil reais, na cotação atual) para arcar com as despesas de subsistência.
Ou seja, o aluno vai poder utilizar o dinheiro da bolsa para a sua alimentação, moradia, transporte e ainda não terá nenhum gasto com anuidades, que serão totalmente garantidas pela bolsa por um ano de estudos.
Como os bolsistas são selecionados
Os alunos elegíveis vão enviar suas inscrições por meio do site oficial. A partir daí, serão avaliados em um total de 100 pontos, divididos entre qualificações acadêmicas, conquistas e/ou experiência profissional (40 pontos); duas cartas de recomendação/referência (15 pontos) e personal statement (45 pontos no total).
As 12 melhores candidaturas serão automaticamente financiadas com base em excelência, pois representam os 20% melhores dos 60 bolsistas totais.
As demais 48 bolsas de estudos serão distribuídas com base na instituição de interesse, campo de estudo, alinhamento com as necessidades nacionais ou regionais, além de potencial de trazer benefícios para seu país de origem e igualdade de gênero.
Lembre-se de que para aplicar para a bolsa de estudos, o aluno interessado deve obrigatoriamente já ter sido aceito para uma das universidades participantes. Para isso, será preciso cumprir os critérios de cada instituição.
De forma geral, costuma ser necessário apresentar: teste de proficiência de inglês, histórico escolar e diploma da graduação, carta de apresentação, cópia do passaporte e currículo para fazer pós-graduação na Irlanda. Todos os documentos devem estar em inglês ou terem sido traduzidos.
Faça seu intercâmbio na Irlanda
O programa de bolsas do Governo da Irlanda é uma das melhores chances de estudar na Europa com tudo pago! Como você já sabe, esse programa vai arcar com um ano de pós-graduação e ainda 10 mil euros!
Se você quer se preparar com a estratégia certa para conquistar a aprovação nesse e em outros programas de intercâmbio pelo mundo, a Escola M60 pode fazer grande diferença!
São centenas de aulas atualizadas para você conseguir o tão sonhado intercâmbio em 2023. Não perca tempo: clique aqui e faça seu teste de perfil para juntar-se ao nosso time de alunos de sucesso!