BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Harry Potter: lugares que inspiraram J.K. Rowling

Harry Potter é uma das histórias mais queridas do mundo. A saga literária já passou a marca de 500 milhões de cópias vendidas e transformou a autora, J.K. Rowling, na primeira mulher a se tornar bilionária vendendo livros. Além disso, todos os filmes estão na lista das 100 maiores bilheterias de todos os tempos. A série cinematográfica de Harry Potter rendeu mais de 9 bilhões de dólares, ficando atrás somente do Universo Cinematográfico da Marvel e da saga Star Wars.

Escolha um personagem de Harry Potter e diremos onde você deveria estudar

Todo esse sucesso acabou movimentando outro mercado: o de turismo! Hoje existem parques como o Wizarding World of Harry Potter, em Orlando; e a visita aos estúdios onde os filmes foram gravados, em Londres. Além disso, vários lugares do mundo alegam terem sido inspiração para a autora na criação de Hogwarts, por exemplo. Mas você sabe quais dessas inspirações são verdadeiras? Se você quer conhecer os lugares que realmente inspiraram J.K Rowling na criação de Harry Potter, fique ligado neste post!

De onde vieram as inspirações para Harry Potter

Vários lugares, em especial em Portugal e no Reino Unido, são creditados como inspiração para Harry Potter. A própria autora, J. K. Rowling já chegou a confirmar e negar alguns lugares. Segundo ela, algumas pessoas dizem que ela se inspirou em lugares que ela nunca conheceu!

Hogwarts

Um dos lugares que mais especula sobre possíveis inspirações é a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. É lá que se passa a maior parte da história de Harry Potter. As principais concorrentes ao posto de inspiração para Hogwarts são:

Livraria Lello - Porto, Portugal

Localizada na cidade do Porto, em Portugal, a livraria Lello foi citada, por muitos anos, como inspiração para Hogwarts. O lugar foi fundado em 1906 e tem arquitetura neo-gótica com marcantes escadarias. São justamente as escadas peculiares da Lello que dizem ter inspirado J.K Rowling para as escadarias que mudam de lugar em Hogwarts. Mas a autora já disse que nem sabia da existência da livraria quando morava em Portugal.

harry_potter_lugares_que_inspiraram_jkrowling

“Eu nunca visitei esta livraria na cidade do Porto. Eu nem sabia da sua existência. Ela é linda e eu gostaria que eu a tivesse conhecido, mas não tem nada a ver com Hogwarts”, esclareceu a autora em seu perfil no Twitter.

Universidade de Coimbra - Coimbra, Portugal

harry_potter_lugares_que_inspiraram_jkrowling

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (foto: Wikimedia Commons)

A Universidade de Coimbra é uma das mais tradicionais de Portugal e também é cogitada como uma das inspirações para Hogwarts. Especula-se que a autora tenha se inspirado nos uniformes da universidade. Há mais de 700 anos os alunos de Coimbra usam vestes pretas com capas, assim como os alunos de Hogwarts. Há rumores também de que a Biblioteca Joanina, que pertence à universidade, também teria inspirado a biblioteca de Hogwarts. Nenhuma dessas informações foram confirmadas pela autora.

Wyedean School - Sedbury, Reino Unido

J.K. Rowling estudou até o fim do ensino médio na escola Wyedean, localizada na cidade de Sedbury, no condado de Gloucestershire. Por essa razão, muitos acham que Hogwarts foi baseada na experiência que a autora teve por lá. No documentário “J.K. Rowling: a year in the life”, a autora chega a dizer que muitas pessoas foram estudar na escola por causa dela e que essa não era a intenção.

harry_potter_lugares_que_inspiraram_jkrowling

Wyedean School (foto: Jaggery/Geograph)

Apesar de não ter baseado Hogwarts na escola de Wyedean, a personagem Hermione Granger foi baseada na própria J. K. Rowling na época que estudava por lá, e o carro da família Wesley é igual ao que seu amigo dirigia na época da escola. Alguns funcionários do colégio já disseram que o professor Snape também teve influência de Wyedean, já que o professor de química da escola, na época, se parecia com a descrição feita por Rowling do personagem.

A inspiração real para Hogwarts

Mesmo existindo muitas supostas inspirações, a autora, J.K. Rowling já disse que não se baseou em nenhuma instituição ou local específico para a criação da escola. O que dá para dizer com certeza é que Hogwarts é uma boarding school, ou seja, um colégio interno. Esse modelo de colégio é muito usual no Reino Unido e tem várias características em comum com Hogwarts.

5 melhores boarding schools do Reino Unido

Nas boarding schools mais tradicionais os alunos também são divididos em casas, usam uniformes com gravatas nas cores delas (como acontece nos filmes), vivem em dormitórios, comem em conjunto e fazem provas que lembram as N.O.Ms (Níveis Ordinários de Magia): o exame General Certificate of Education. Além disso, os prédios das boarding schools são, muitas vezes, históricos. Isso acontece porque algumas escolas existem há séculos, assim como Hogwarts.

Outros lugares marcantes

Ainda que muitos tentem encontrar referências para os lugares mágicos de Harry Potter, como a origem do Beco Diagonal, da Travessa do Tranco ou do Caldeirão Furado, alguns lugares da vida real chegaram a aparecer nos livros e nos filmes da saga e podem ser visitados por nós, trouxas.

Lacock Abbey - Lacock, Reino Unido

harry_potter_lugares_que_inspiraram_jkrowlingCorredor de Lacock Abbey (foto: Jonathan/Flickr)

O lugar foi usado como locação para os filmes de Harry Potter. Algumas cenas marcantes da saga foram gravadas no interior da abadia de Lacock, como a cena do espelho de Ojesed.

Estação King’s Cross - Londres, Reino Unido

harry_potter_lugares_que_inspiraram_jkrowlingFãs tiram foto da plataforma 9 3/4 (foto: Cmglee/Wikimedia Commons)

A Estação de King’s Cross é onde fica a entrada para o Expresso de Hogwarts, na Estação 9 ¾ (ou 9 ½, na versão em português). Tantas pessoas visitam o lugar por causa da saga do bruxinho que até existe uma parede especial para tirar fotos com o carrinho que os alunos levam para Hogwarts. Mas, a fachada do prédio que aparece nos filmes é a da estação St. Pancras International, que fica logo em frente.

Christ Church College - Oxford, Reino Unido

harry_potter_lugares_que_inspiraram_jkrowlingAs cenas no Grande Salão de Hogwarts foram gravadas em Christ Church College

Os banquetes de Hogwarts eram realizados no Grande Salão, mas, na vida real, as cenas foram filmadas no Christ Church College. Esta é uma das mais tradicionais faculdades da Universidade de Oxford e já foi usada na gravação de outras produções, como a Bússola de Ouro.

Intercâmbio com a UDI

Ficou com vontade de conhecer esses locais que inspiraram J.K. Rowling a criar Hogwarts e outros lugares de Harry Potter? Que tal, então, fazer um intercâmbio no Reino Unido? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro das melhores oportunidades no exterior e aprende com mentores que passaram pelas melhores universidades do mundo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

08 Abr 2021

Postagens recentes
Intercâmbio de inglês: como e onde fazer

Existem diversas opções de destino para quem quer fazer intercâmbio de inglês. Conheça quais são os 6 melhores países para viver essa experiência!

Ana Clara Reis
29 Fev 2024