BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

História dos Estados Unidos: 5 melhores filmes para aprender

Um dos pontos-chave na hora de se mudar para um país é conhecer a sua história. É por meio dela que conseguimos entender melhor a realidade desse povo que ainda não conhecemos totalmente. Se você está pensando em ir estudar nos Estados Unidos, existem muitas formas de aprender sobre a cultura e as tradições americanas, uma das mais divertidas é assistir filmes! Por isso, hoje vamos te apresentar uma lista com os melhores filmes para conhecer a história dos Estados Unidos!

Os melhores filmes sobre a história dos Estados Unidos

Os estadunidenses são muito orgulhosos de sua história. Assim como o Brasil, os Estados Unidos passaram por uma colonização. Mas, enquanto a nossa começou no último ano do século XV, a primeira colônia americana, Virgínia, foi fundada apenas em 1607.

O primeiro marco da história americana aconteceu mesmo no século XVIII, quando o povo das 13 Colônias entrou em guerra com a Inglaterra e deu origem ao que hoje conhecemos como os Estados Unidos da América. De lá para cá, aconteceram muitos outros conflitos, tanto internos quanto externos, que são sempre lembrados nas produções cinematográficas.

Aqui, vamos te apresentar uma lista com cinco filmes aclamados que abordam momentos importantes da história dos Estados Unidos, desde a independência até os dias atuais. Nem todos eles são baseados em histórias reais, mas servem para contextualizar o que acontecia na época.

1 - Hamilton (2020)

Período retratado: Independência dos Estados Unidos (1776)

Nota no Rotten Tomatoes: 97%

Onde assistir: Disney Plus

O filme Hamilton, de 2020, é uma produção pouco convencional. Ele é, na verdade, uma peça da Broadway que foi filmada e disponibilizada na plataforma Disney+. A peça (e o filme) é um musical em dois atos sobre a vida de um dos pais fundadores dos Estados Unidos: Alexander Hamilton.

Apesar de ser um pai fundador do país, Hamilton não nasceu nos Estados Unidos, e sim na ilha de Georgetown, no Caribe. Ele se mudou para as colônias americanas em 1772, para estudar na Elizabethtown Academy, em Nova Jersey. Mais tarde, ele se tornou aluno da King’s College de Nova York, que hoje conhecemos como Universidade Columbia.

Foi em Columbia que começaram seus pensamentos revolucionários, que levam aos momentos retratados no filme. No primeiro ato de Hamilton, o filme aborda as ligações do personagem principal, interpretado por Lin-Manuel Miranda, com a Revolução Americana e também suas relações com George Washington, que era general no Exército Continental, e com sua futura esposa Eliza Schuyler.

Um dos pontos interessantes do filme é a sua atuação como Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, retratada no segundo ato. Isso porque as políticas econômicas adotadas por Hamilton foram essenciais para a transformação dos Estados Unidos na potência que conhecemos hoje.

2 - 12 Anos de Escravidão (2013)

Período retratado: Escravidão (durou até 1865)

Nota no Rotten Tomatoes: 95%

Onde assistir: mídia física

Ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2014 (além dos prêmios de melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante), o filme 12 Anos de Escravidão é baseado em um livro autobiográfico de Solomon Northup. Ele era um fazendeiro e violinista nascido livre no estado de Nova York que foi sequestrado e escravizado durante uma visita a Washington.

Por 12 anos, Solomon foi obrigado a fazer trabalhos forçados e torturado por seus “senhores” no estado da Louisiana. Foi só quando encontrou o canadense Samuel Bass que conseguiu entrar em contato com seus antigos conhecidos e reconquistar sua liberdade em 1853. O filme não é totalmente fiel ao livro escrito por Solomon, mas é possível compreender pontos centrais do funcionamento da escravidão nos Estados Unidos.

Depois de se tornar, novamente, um homem livre, Solomon Northup se tornou uma figura importante na luta pela abolição da escravatura. Infelizmente, ele morreu em 1963, antes de ver o fim da escravidão. Em 1965 foi aprovada a 13ª Emenda, que proibiu a existência de trabalho escravo nos Estados Unidos.

3 - Adoráveis Mulheres (2019)

Período retratado: Guerra Civil Americana (1861-1865)

Nota no Rotten Tomatoes: 95%

Onde assistir: aluguel de filme no YouTube

A Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão, foi um dos períodos mais marcantes da história dos Estados Unidos. Ela é retratada em diversos filmes e livros clássicos, como “E o Vento Levou”. Uma das produções mais recentes a abordar esse período é “Adoráveis Mulheres’, da diretora Greta Gerwig.

A história é a adaptação do livro homônimo de Louisa May Alcott, publicado em 1968. A trama tem um forte inspiração na vida da autora, apesar de ser uma obra de ficção. O filme brinca com essa característica. Na trama da adaptação, a personagem central, Jo March, quer publicar o livro que escreveu sobre quatro irmãs que cresceram durante a Guerra Civil, justamente o enredo do livro original.

Em ambas as obras é retratada a vida dessas quatro meninas que cresceram com o pai lutando na Guerra de Secessão. O conflito ocorreu entre 1861 e 1865, quando estados do sul dos Estados Unidos queriam se separar do país após a vitória de Abraham Lincoln, com medo que ele pusesse fim à escravidão. 

4 - Tempos Modernos (1936)

Período Retratado: Crise de 1929

Nota no Rotten Tomatoes: 98%

Onde assistir: Telecine Play

Tempos Modernos é um dos filmes mais clássicos de Charles Chaplin. Ele foi lançado ainda durante a crise econômica iniciada em 1929 que abalou o mundo inteiro. Na trama, um operário, interpretado por Chaplin, deve testar uma máquina que propõe dar fim à hora de almoço. Mas o ritmo do trabalho acaba deixando ele louco.

Após anos no sanatório, o personagem é liberado, mas o mundo se tornou outro. Com a Grande Depressão iniciada pela quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929, é muito difícil encontrar um emprego. O filme mostra como é viver nesse mundo cheio de fome e protestos por melhores condições de vida.

Charles Chaplin protagonizou Tempos Modernos que retrata um marco da história dos Estados UnidosCharles Chaplin protagonizou Tempos Modernos que retrata um marco da história dos Estados Unidos

5 - Estrelas Além do Tempo (2016)

Período retratado: Guerra Fria e Segregação Racial

Nota no Rotten Tomatoes: 93%

Onde assistir: Telecine Play

O premiado “Estrelas Além do Tempo” consegue retratar vários períodos da história americana em um único filme. A trama é ambientada na época da Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a União Soviética competiam para saber quem seria a primeira nação a dominar o espaço.

O filme se passa entre a metade da década de 1950 e o começo da década de 1960, período em que os Estados Unidos viviam uma intensa segregação racial. É nesse contexto que acontece a história real de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan, e Mary Jackson, três mulheres negras que trabalhavam como matemáticas no Centro de Pesquisas Langley da NASA.

Melhores faculdades de Matemática nos EUA e no Reino Unido

Essas três cientistas tinham a função de checar os cálculos desenvolvidos, em grande parte, por homens brancos. Elas não podiam sentar nos mesmos assentos que as pessoas brancas no transporte público, nem usar os mesmos banheiros, nem trabalhar com as “calculadoras” brancas. O filme mostra suas lutas contra os vários preconceitos e como, sem elas, algumas conquistas importantes não seriam possíveis.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe quais são os melhores filmes para conhecer a história dos Estados Unidos, já está pronto(a) para fazer uma maratona e ter a história americana na ponta da língua. Aí só vai faltar ir para lá conhecer os Estados Unidos pessoalmente, né? Para isso você pode contar com a ajuda da mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Já ajudamos milhares de pessoas a conquistarem uma vaga internacional e você pode ser a próxima. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

05 Jun 2021

Postagens recentes