A Universidade de Oregon (UO) é uma universidade pública, que está localizada em Eugene no Estado de Oregon nos Estados Unidos.
Fundada em 1876, as estimativas apontam que a UO tem mais de 20 mil estudantes e mais de 290 hectares de campus. Mas além dos 146 anos de história, a Universidade de Oregon é uma das 62 instituições de pesquisa nos EUA e Canadá que fazem parte da Association of American Universities (AAU) - uma organização de grande prestígio na América do Norte.
E é possível estudar nessa instituição de ensino com tudo pago. É que por lá existe o programa de bolsas International Cultural Service Program (ICSP), em tradução livre: Programa de Serviço Cultural Internacional. Como o próprio nome diz, a proposta é ofertar uma troca cultural e acadêmica com estudantes estrangeiros. E, por isso, são oferecidas bolsas de estudos, que podem ser parciais ou full-tuition, ou seja: podem cobrir todas as mensalidades durante a graduação.
Saiba agora quem pode se inscrever, quais os critérios e também como fazer a aplicação!
International Cultural Service Program da Universidade de Oregon
O programa de bolsas ICSP da Universidade de Oregon é voltado, de maneira bastante especial, aos estudantes internacionais. Os principais critérios para ser um bolsista por lá são demonstrar a sua necessidade financeira e também o seu mérito excepcional.
Os alunos selecionados para serem bolsistas ICSP recebem uma bolsa, que pode ser parcial ou integral. O valor varia de US$ 9.000 a US$ 35.000 por ano, dependendo da necessidade financeira. Por isso, você pode estudar de graça na Universidade de Oregon, desde que cumpra os requisitos.
Vale lembrar que o estudante ainda precisará arcar com seus gastos de alimentação, moradia e transporte, já que essa bolsa de estudos não é uma full-ride. Mas mesmo assim só de ter o estudo garantido pela oportunidade já vale a pena demais!
Os alunos que se tornam bolsistas ICSP precisam cumprir alguns critérios para a renovação da bolsa. É que o benefício é renovado semestralmente, até que o curso de graduação esteja concluído. Mas para que isso aconteça, é obrigatório completar 80 horas por ano de serviço cultural, conforme exigido pelo programa.
Esse serviço cultural pode incluir palestras para escolas ou grupos comunitários sobre o patrimônio e a cultura do seu país de origem ou até mesmo a participação em eventos internacionais no campus.
Quem pode ser um bolsista ICSP?
Os principais critérios para ser um bolsista da Universidade de Oregon são: se destacar nos estudos e nos seus resultados acadêmicos. Além disso, o candidato escolhido deve ter a necessidade financeira para receber a bolsa, por isso, será preciso comprovar renda. Os itens avaliados serão os seguintes:
- Necessidade financeira comprovada através de históricos bancários e de renda do estudante e dos seus familiares;
- Experiência de participação em atividades culturais;
- Demonstração de desempenho e habilidades de apresentação;
- Registros acadêmicos que comprovem bons resultados (o GPA mínimo deve ser em torno de 3,5 ou superior);
- Habilidades de comunicação.
Além disso, para ser elegível para a bolsa, os alunos precisam, de forma obrigatória, terem sido admitidos em um dos cursos de graduação da instituição. Ou pelo menos, ter recebido uma proposta ou serem elegíveis para os cursos.
Os candidatos não podem ser cidadãos ou residentes permanentes dos Estados Unidos. Isso porque a bolsa é dedicada exclusivamente para os estudantes intercambistas. O interessado também não pode ser elegível para receber assistência financeira federal dos EUA.
Essa oportunidade vale para os calouros, estudantes que estão em transferência para a Universidade de Oregon e novos interessados em cursar sua pós-graduação por lá. O calendário costuma acontecer da seguinte forma:
- Janeiro: prazo máximo para inscrição nos cursos da Universidade de Oregon;
- Fevereiro: prazo final para aplicar pela internet para ser um bolsista e enviar suas cartas de recomendação;
Portanto, o primeiro passo é se inscrever para um dos cursos na Universidade de Oregon, antes mesmo de solicitar as bolsas de estudo. Aqueles alunos que têm o potencial acadêmico desejado, vão receber um e-mail com um convite para entrar no Painel de Bolsas UO. Normalmente, o e-mail é enviado dentro de uma semana após o envio da sua aplicação.
A partir daí, o interessado em ser um bolsista vai fazer login UO Scholarship Dashboard, criando login e senha. Quando o estudante aplica para a universidade e para as bolsas de estudos pelos sites das instituições, é fundamental salvar a senha em um local seguro para fazer login novamente quando necessário.
Pela internet mesmo, você vai preencher e enviar o General Application (aplicação geral), a aplicação mais geral para as bolsas de estudos e ainda a aplicação específica para ser um bolsista ICSP.
Além dos seus documentos, você deverá enviar cartas de referências elaboradas pelos seus professores e também uma carta de motivação. Esse documento, geralmente, é uma redação falando mais sobre você e seus objetivos, além das suas realizações e contribuições que poderá fazer para a universidade.
Inclusive, esse é um processo bastante diferente do aceite nas universidades brasileiras. É que, nos Estados Unidos, podemos dizer que as instituições querem conhecer você, seus objetivos e como você pode colaborar para o crescimento da universidade.
Caso você tenha alguma dúvida ou dificuldade técnica durante o processo, você pode enviar um e-mail para issa@uoregon.edu para obter ajuda. Vale lembrar também que essa bolsa pode ser parcial ou total.
Caso você tenha sido aceito para ser um bolsista parcial, é possível entrar em contato com a Universidade de Oregon, agradecendo pela oportunidade e ainda para negociar a sua bolsa de estudos. Portanto, mesmo que você não tenha sido totalmente contemplado, não desanime!
Se destacam os seguintes campos de estudo:
- Faculdade de Artes e Ciências da UO ocupa o 15.º lugar no país entre as universidades públicas de pesquisa;
- Faculdade de Educação é classificada pelo US News and World Report, classifica como um dos melhores programa de pós-graduação dos Estados Unidos;
- Programas de pós-graduação do Charles H. Lundquist College of Business estão entre os 10 melhores da costa oeste dos EUA e o Oregon MBA Program entre os 6% melhores de todos os programas de MBA;
- Escola de Arquitetura e Artes Aliadas da UO, segundo a DesignIntelligence, é reconhecida pelo seu compromisso com o ensino de design sustentável. O programa de pós-graduação em Design de Interiores ficou em primeiro lugar na região e 15.º no país.
Por todos esses motivos, podemos dizer que vale a pena estudar na Universidade de Oregon. Com certeza uma experiência de estudar nos Estados Unidos traz um grande reconhecimento para o seu currículo, mas também é uma possibilidade muito interessante de crescimento pessoal.
Afinal, a meta é ter uma troca entre todos os estudantes internacionais (que representam hoje cerca de 5% do total da UO) e os estudantes nativos dos EUA e comunidade residente no estado de Oregon.
Como conquistar uma bolsa ICPS para estudar nos Estados Unidos?
Para ser um dos estudantes internacionais contemplados com uma bolsa de estudos ICPS, você deve aplicar para um dos cursos da Universidade de Oregon. O primeiro passo é ser aceito para estudar por lá.
Depois, você deve aplicar para ser um bolsista. Tenha em mente que os requisitos são as notas escolares e também sua necessidade financeira. Os estudantes selecionados serão aqueles que comprovem a baixa renda, mas que também se destacam nos seus estudos.
Como vimos, o aprovado terá que cumprir uma carga horária de atividades culturais para continuar recebendo a bolsa de estudos por todo o curso. E é exatamente por isso que é altamente recomendado que você destaque na sua aplicação como esse critério se encaixa no seu perfil. Informe quais as atividades nessa área que você já participou, como você se comunica sobre seu país e costumes e ainda ressalte suas habilidades de falar em público. Esses itens, com certeza, vão contar muitos pontos para a sua aprovação.
A bolsa é bastante desejada porque ela pode cobrir, de forma total, entre 0 e 15 créditos por período de aulas com um valor que está entre 9 e 35 mil dólares anuais! Portanto, se você for contemplado, terá que arcar apenas com as suas despesas pessoais para estudar nos Estados Unidos.
Mas não se preocupe: nos Estados Unidos é comum que você possa ter um trabalho de meio período, estágio ou até mesmo trabalhar dentro do campus da universidade para complementar a renda.
E vale reforçar também que, no caso de estudantes intercambistas, é indispensável que, além da aplicação para a universidade e para a bolsa, você seja aprovado para receber um visto de estudante nos EUA.
Por isso, para conseguir sucesso durante todo esse processo, você deve estar muito bem preparado! E para te ajudar nisso, conte com nossos professores especialistas e mais de 900 aulas da nossa mentoria. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil, de forma gratuita!