Fazer intercâmbio no Reino Unido é o sonho de muita gente, principalmente se for para estudar em Londres. A capital do país é considerada a melhor cidade do mundo para os estudantes. E uma das principais instituições de ensino superior de lá é o Imperial College London (ICL). Já pensou que maravilhoso seria estudar por lá? Se você quer realizar este desejo, se liga neste texto. Hoje, nós vamos te contar todos os detalhes sobre o ICL, uma das melhores universidades do planeta!
Como surgiu o Imperial College London?
O Imperial College London (ICL) é a terceira melhor universidade do Reino Unido, de acordo com o QS World University Ranking. Isso faz com que a instituição seja a universidade dos sonhos de muita gente. O que poucas pessoas sabem é que o ICL não nasceu como uma única instituição. Ele foi formado a partir da união de outras escolas e faculdades que já existiam na Inglaterra.
A primeira faculdade que deu origem ao que hoje conhecemos como o Imperial foi a Royal College of Chemistry (Faculdade Real de Química), fundada em 1845. Em 1853, essa mesma faculdade se fundiu à Royal School of Mines (Escola Real de Minas), criada em 1851.
Royal School of Mines
Mas algumas instituições que hoje formam o Imperial College são ainda mais antigas. Um exemplo é a faculdade de Medicina. Essa faculdade tem raízes em muitas escolas diferentes de Londres, sendo a mais antiga delas a Charing Cross Hospital Medical School, que data de 1823.
Além dela, deram também origem à escola de Medicina o Westminster Hospital, que foi criada em 1834, e o St Mary's Hospital, de 1851. A junção dessas instituições formou a Normal School of Science em 1881. Porém, o nome não soava bem em inglês e a escola recebeu o nome de Royal College of Science em 1890.
Baixe o nosso e-book e descubra quais são as 10 melhores universidades do mundo
Até esse momento, a instituição era totalmente separada da Royal School of Mines. A união entre as escolas só aconteceu em 1907. Nesta data, o rei Eduardo VII concedeu uma Carta Real criando o Imperial College of Science and Technology.
Esse documento estabeleceu que a Royal School of Mines e a Royal College of Science seriam uma única instituição: o ICL. Mas o ICL não era uma instituição independente, isso porque a carta real integrou o Imperial College London à Universidade de Londres. Esse arranjo permaneceu até 2007, quando, em comemoração aos 100 anos do ICL, a faculdade se tornou uma instituição independente.
Por que escolher o Imperial College London?
O Reino Unido é um dos lugares que mais reúne universidades entre as melhores do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. A grande maioria das boas instituições do país ficam em Londres, com destaque, claro, para o Imperial College. Mas por que você deve escolher esta universidade ao invés de qualquer outra das instituições britânicas? Para nós, alguns dos principais motivos são:
1. Os números e a reputação
O ICL é considerado uma das melhores universidades do mundo. Desde 2012 o QS World University Ranking sempre classificou o Imperial College como uma das 10 melhores universidades do planeta. Na edição de 2022, a universidade foi a 7.ª colocada global e a terceira do Reino Unido.
Com esses resultados, o ICL se tornou a melhor instituição de ensino superior de Londres, superando grandes nomes como a UCL e o King’s College London, que também estão entre as melhores universidades da Europa.
Um dos pontos fortes do ICL é a internacionalização. A universidade tirou a nota máxima em todos os quesitos em que isso era avaliado. Além de ter tido um excelente desempenho na reputação entre os empregadores.
O Imperial College é a 30.ª melhor classificada no ranking de empregabilidade da QS. Segundo dados da própria instituição, mais de 60% de seus alunos conseguem um emprego nos primeiros 15 meses após se formarem e outros 25% seguem com seus estudos na pós-graduação, enquanto apenas pouco mais de 3% estão no grupo dos desempregados ou dos que procuram emprego.
2. Os campi e as instalações
O ICL possui dois campi principais: o de South Kensington e o de White City. Além desses dois, ainda existe um terceiro campus satélite, o de Silwood Park. Em South Kensington, estão os prédios que deram início ao ICL, como os da Royal School of Mines e da Royal College of Science, por exemplo. O campus é cercado por muitas das atrações mais populares de Londres, incluindo o Royal Albert Hall, o Palácio de Kensington e o Museu de História Natural.
Em White City, por sua vez, estão prédios mais modernos, como os laboratórios do departamento de Química. O campus também abriga o Invention Rooms, um espaço que funciona como hackerspace e centro de divulgação científica.
Por outro lado, o campus de Silwood Park, abriga mais cursos de pós-graduação e inclui um centro de pesquisa e ensino em Ecologia e Conservação. Além dessas instalações, o Imperial College possui hospitais que são usados pela Faculdade de Medicina para ensino clínico de graduação e pesquisa médica.
Hammersmith Hospital
3. A comunidade acadêmica
Hoje em dia, o ICL é a casa de mais de 17 mil estudantes e 8 mil funcionários. Todos os anos, a universidade concede cerca de 7 mil diplomas. Entre esses estudantes estão alunos intercambistas de 125 países.
Quem escolhe estudar no Imperial College está em busca de cursos nas áreas de Ciência, Negócios, Medicina e Engenharia, que são as especialidades da universidade. Eles se orgulham em ser a única no Reino Unido que se dedica integralmente a esses campos.
Além disso, o Imperial College se destaca por adotar um sistema de ensino diferenciado. Por lá, a teoria é utilizada de forma que seja sempre aplicada de maneira prática no mercado de trabalho. O método funciona, já que a universidade já foi lar de 14 ganhadores do Nobel e três medalhistas Fields.
4. As oportunidades de pesquisa
O Imperial College London é muito conhecida por seu trabalho em pesquisa acadêmica. A reputação acadêmica da universidade é de 98,4 pontos no ranking da QS. Um dos diferenciais da instituição são suas parcerias tanto com outras universidades quanto com o mercado de trabalho.
No ICL existem dois programas principais de incentivo à pesquisa: o Undergraduate e o International Research Opportunities Programmes. O Undergraduate, como indica o nome, tem por objetivo que alunos de graduação tenham seu primeiro contato com laboratórios e pesquisas profissionais.
Como escrever um projeto de pesquisa?
Enquanto isso, o International Research Opportunities Programme oferece a chance para que os alunos do Imperial College passem oito semanas fazendo pesquisas em universidades internacionais parceiras da instituição. Assim, os alunos voltam com novas perspectivas e ajudam a desenvolver as pesquisas do ICL.
Quais são os cursos do Imperial College?
O Imperial College London é dividido em quatro faculdades principais, além de centros educacionais e escolas. Cada uma das faculdades é dividida em departamentos que são responsáveis por oferecer cursos tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação.
Apenas as faculdades de Engenharia, Medicina e Ciências Naturais oferecem cursos de graduação. Eles concedem diplomas de bacharel nas seguintes áreas de atuação:
- Bacharel em Ciências (BSc)
- Mestre em Ciências (MSci)
- Bacharel em Engenharia (BEng)
- Mestre em Engenharia (MEng)
- Bacharel em Medicina e Bacharel em Cirurgia (MBBS)
O Imperial College também tem um catálogo de 175 cursos em nível de mestrado. Sua duração vai de quatro meses até dois anos. Destes cursos, 108 geram um título de MSc, um tipo de mestrado acadêmico, mas também existem MRes (Mestrados em Pesquisa) e PG Dip e PG Cert (diplomas e certificados de pós-graduação).
27 cursos online oferecidos pelo Imperial College
Os cursos de doutorado também tem mais de uma variedade. Na ICL é possível fazer doutorados acadêmicos (como os que temos aqui no Brasil), doutorados profissionais e os PhD integrados, que mesclam as características dos doutorados profissional e acadêmico.
O Imperial College é especializado em poucas áreas, mas a universidade tem um excelente desempenho nelas. O principal destaque vai para a grande área de Engenharia e Tecnologia, em que o ICL foi a 8.ª melhor universidade do mundo no QS World University Ranking by Subject. Uma prova disso é que seis dos 10 melhores cursos do Imperial College são nesta área.
Melhores cursos da Imperial College London |
|
Disciplina QS |
Classificação mundial |
Engenharia Civil |
6.ª |
Engenharia de Petróleo |
6.ª |
Engenharia Mecânica |
8.ª |
Engenharia Elétrica |
9.ª |
Engenharia Química |
10.ª |
Ciências Ambientais |
10.ª |
Medicina |
10.ª |
Estatística |
10.ª |
Matemática |
11.ª |
Física e Astronomia |
11.ª |
Como entrar no Imperial College London?
O processo para estudar no Imperial College London segue as mesmas etapas para fazer faculdade em qualquer outra instituição do Reino Unido. As inscrições para os cursos de graduação são feitas por meio do sistema único de aplicação britânico, o UCAS.
Assim como acontece em Oxford e Cambridge, as provas brasileiras não são aceitas para o ingresso no ICL. A Imperial também não aceita nem as provas do SAT nem do ACT, dos Estados Unidos. Para ingressar no Imperial College é preciso, portanto, fazer as provas do A-level britânico.
Entre as qualificações de outros países aceitas estão as provas do Advanced Placement, realizadas pelo College Board e diplomas de ensino secundário de outros países da Europa. Se você tiver cursado o International Baccalaureate o seu diploma também será considerado válido para o ingresso no ICL.
Cada um dos departamentos e cursos do Imperial College podem estabelecer notas mínimas em cada uma das provas. Geralmente é preciso ter três notas A* (média máxima) nos A-levels ou então um A* e mais três notas A. As disciplinas necessárias variam de acordo com o curso, mas muitos deles só estabelecem duas obrigatórias e deixam as demais livres para a escolha dos estudantes.
Além dessas provas de padrão internacional, é preciso também comprovar domínio do inglês. Para isso é preciso fazer um exame de proficiência. As notas mínimas exigidas nessas provas variam de acordo com o curso escolhido, mas o Imperial College London aceita os seguintes diplomas e certificados:
- CAE (Exame de Cambridge);
- TOEFL iBT;
- IELTS Academic;
- Duolingo English Test;
- LanguageCert International ESOL;
- Occupational English Test;
- PTE Academic.
Deu para perceber que muitos critérios de ingresso variam conforme o curso escolhido, né? Então o primeiro passo para conseguir uma vaga no Imperial College London é justamente escolher o que você quer estudar por lá e pesquisar quais são as notas mínimas exigidas.
Assim que você tiver certeza que cumpre os critérios de ingresso, você deve fazer a sua aplicação por meio da plataforma UCAS. Por lá, você terá que selecionar o curso escolhido e preencher uma ficha com seus dados pessoais. Além disso, também serão exigidos:
- Seu histórico escolar e diploma (traduzidos para o inglês);
- Notas em um dos exames internacionais aceitos;
- Histórico profissional;
- Personal Statement (em inglês);
- Carta de recomendação de um professor (em inglês);
- Pagamento de tarifa.
A carta de recomendação e a personal statement são vistas como dois pilares essenciais para a seleção de estudantes no Imperial College London. Além desses passos que estão no UCAS, a instituição também tem departamentos que exigem testes específicos para ingresso e/ou que fazem entrevistas com os candidatos.
Se você receber um convite para uma entrevista de uma universidade britânica, isso é provavelmente um sinal de que você tem maiores chances de entrar. As entrevistas acontecem depois que todos os prazos de inscrição terminarem.
Geralmente você pode aplicar para o ICL entre setembro e janeiro. Alguns cursos, como os de Medicina, tem um prazo menor de inscrição, terminando em outubro junto com todos os cursos de Oxford e Cambridge. Os resultados são divulgados em março.
E quanto aos cursos de pós-graduação?
O processo para fazer uma pós-graduação no Imperial College London é um pouco diferente do que acontece para alunos de graduação. No caso dos mestrados é preciso ter um diploma de bacharelado com uma nota média de, no mínimo, 7,5 pontos (em uma escala de 10). Já no caso das pesquisas de doutorado, essa mesma média é aplicada ao diploma de Mestrado.
O processo seletivo é feito por programa de pós-graduação e as inscrições são feitas em uma plataforma da própria universidade. No caso dos programas de mestrado, você pode tentar até dois programas ao mesmo tempo, exceto se sua opção for o Imperial College London Business School, que só aceita uma inscrição por vez.
Os documentos necessários para aplicar, tanto para os programas de mestrado quanto para os programas de doutorado, são bastante parecidos. Você deve enviar na data estabelecida pelo programa os seguinte documentos:
- Comprovação de cumprimento de requisitos (diplomas de graduação ou mestrado e certificado de proficiência);
- Personal Statement (apenas para o mestrado);
- Contato de duas referências (podendo ser duas acadêmicas ou uma acadêmica e outra profissional no mestrado e, preferencialmente, duas acadêmicas no doutorado).
Além desses documentos, os cursos de mestrado exigem o pagamento de uma taxa de inscrição. Para a maioria dos cursos do ICL o valor é de 80 libras, com exceção dos MBAs que cobram 135 libras. Nos cursos de doutorado não é necessário pagar taxas de inscrição.
Quanto custa estudar no ICL?
O Imperial College London é uma universidade pública, mas, como acontece na maioria dos países, a instituição cobra mensalidades de todos os seus estudantes. A grande diferença é que no Reino Unido estudantes internacionais pagam valores diferentes daqueles pagos por alunos britânicos.
Quanto custa fazer faculdade no exterior?
Funciona assim: todos os anos o Parlamento do Reino Unido estabelece um valor máximo que pode ser cobrado dos alunos locais. As principais universidades costumam cobrar esse preço limite por todos os seus cursos. Porém, a situação varia para os alunos internacionais.
No Imperial College os estudantes pagam taxas diferentes de acordo com fatores como a nacionalidade, o curso escolhido e as taxas obrigatórias e opcionais incluídas. Antes de 2021, cidadãos da União Europeia pagavam taxas semelhantes aos britânicos, mas hoje não existe mais essa distinção e quem tem passaporte europeu paga o mesmo que um brasileiro ou qualquer outro estrangeiro.
Assim como acontece em outras importantes universidades do Reino Unido, como Oxford e Cambridge, as taxas do Imperial College são cobradas anualmente. Os valores também são reajustados todos os anos, mas a variação não passa das 1.500 libras.
Quanto custa fazer faculdade na Imperial College London |
||
Faculdade |
Departamento |
Valor em libras |
Medicina |
45.300 |
|
Biomedicina |
32.000 |
|
Química |
34.500 |
|
Ciências da Vida |
34.500 |
|
Matemática |
32.000 |
|
Física |
34.500 |
|
Aeronáutica |
33.750 |
|
Biotecnologia |
33.750 |
|
Engenharia Química |
33.750 |
|
Engenharia Civil e Ambiental |
33.750 |
|
Computação |
33.750 |
|
Ciências Terrestres e Engenharia |
33.750 |
|
Engenharia Elétrica |
33.750 |
|
Materiais |
33.750 |
|
Engenharia Mecânica |
33.750 |
|
Design e Engenharia |
33.750 |
Os valores cobrados são diferentes no caso dos cursos de pós-graduação. Os programas de mestrado devem ser consultados individualmente. Já os programas de PhD oferecem um valor padronizado por departamento, assim como vemos na graduação.
Quanto custa um PhD na Imperial College London |
||
Faculdade |
Departamento |
Valor em libras |
Imperial College Business School |
16.600 |
|
PhD em Comunicação e todos os outros cursos |
23.000 |
|
Instituto Crick |
26.500 |
|
Ciências Terrestres e Engenharia |
32.750 |
|
Todos os outros departamentos |
26.500 |
|
Faculdade de Medicina |
40.800 |
|
Centro de Políticas Ambientais |
24.500 |
|
Química |
31.000 |
|
Ciências da Vida |
25.000 |
|
Matemática |
21.600 |
|
Física |
26.600 |
Esses valores incluem somente os preços cobrados pelos cursos. É preciso ainda pensar nos custos com acomodação, transporte, alimentação e lazer. O próprio Imperial College London faz uma estimativa de quanto você deve esperar gastar.
Um lado positivo é que todos os alunos de primeiro ano têm uma vaga garantida nos alojamentos universitários, desde que façam a inscrição corretamente. Eles cobram uma taxa de cerca de 200 libras semanais. O valor exato depende do tipo e da localização do dormitório.
Na taxa cobrada pelo ICL estão incluídos os gastos com serviços públicos, internet, manutenção, seguro básico e limpeza das áreas comuns. Porém, a alimentação fica de fora desse pacote.
A estimativa é que os alunos gastem cerca de 60 libras semanais com comida, 30 com transporte e 40 com entretenimento. Ou seja, o custo de vida fica em torno de 330 libras semanais.
O Imperial College oferece bolsas de estudos?
As universidades britânicas, de maneira geral, têm preços expressivos para os estudantes internacionais. Porém, elas também costumam oferecer boas oportunidades de bolsas tanto para os alunos do Reino Unido quanto para os estrangeiros.
No Imperial College as bolsas para cursos de graduação não são muito comuns. Alunos brasileiros só podem concorrer a uma das duas bolsas oferecidas para estrangeiros. Essa oportunidade é a President's Undergraduate Scholarships, que oferece um auxílio de 1000 libras por ano acadêmico durante um período máximo de quatro anos.
Já no caso das pós-graduações é comum encontrar várias oportunidades de bolsas que podem pagar tanto o valor dos cursos quanto taxas para te ajudar a se manter em Londres enquanto você estiver estudando por lá. Para encontrar a melhor bolsa para você, o Imperial College oferece uma ferramenta de busca de bolsas que você pode acessar clicando aqui.
A UDI te ajuda a estudar na Inglaterra
Ficou com vontade de estudar no Imperial College London? Para ter boas chances de ser aceito na universidade, o segredo é começar a se preparar desde já. E que tal fazer isso com pessoas que já estudaram nas melhores universidades do exterior? É isso que a nossa mentoria especializada oferece! Milhares de alunos já conquistaram uma vaga internacional com a nossa ajuda. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!
Este texto foi escrito por Lucas Almeida em 2019 e atualizado por Ana Resende Quadros em 2021.