BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Inglês fluente: 5 dicas para dominar o idioma

Hoje em dia muitas vagas de emprego pedem como requisito básico ter um inglês fluente. Isso assusta muitas pessoas, afinal de contas, como saber exatamente qual é o seu domínio do inglês? E se você já sabe que está só começando, o que você pode fazer para conseguir fluência no idioma?

Como explicar seu nível de fluência para os empregadores?

Se você tem essas dúvidas ou se você só quer mesmo praticar o seu inglês e ficar com o idioma ainda mais na ponta da língua, este texto é para você! Aqui vamos te passar cinco dicas de como deixar o seu inglês fluente.

Como conseguir ter um inglês fluente?

Antes de entender como conseguir a fluência no inglês, é preciso compreender o que isso significa. Muitas vezes a gente acha que ser fluente é entender 100% das frases que a gente escuta ou lê em outra língua, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que isso não acontece nem mesmo no português?

Parece estranho dizer isso, mas é a mais pura verdade. Pense, por exemplo, quando você tem que ler um livro para a escola ou para a faculdade. Você conhece todas as palavras que são usadas pelos autores? Provavelmente não. E quando você é capaz de jurar que a letra de uma música é de um jeito e, na verdade, não é?

via GIPHY

Essas são situações que acontecem com todo mundo. Nem por isso a gente vai dizer que quem canta “amarelo é o deserto e seus temores” no lugar de “amar é um deserto e seus temores” não sabe português, né?

A gente não deixa de ser fluente em um idioma porque tem um monte de músicas que a gente canta errado a vida inteira sem saber ou porque não identificou o significado de uma palavra em um livro. E se isso vale para a nossa própria língua, também vale para o inglês.

4 motivos para estudar inglês a partir de agora

Ser fluente em inglês significa que você consegue manter uma conversação sem ficar gaguejando o tempo todo, e que você entende a maior parte do que te dizem ou do que é dito em uma conversa entre outras pessoas. Ou seja, ser fluente em inglês significa que ouvir, falar, escrever e ler nessa língua são coisas naturais para você. E como fazer isso?

Treine diariamente

Já reparou que quando a gente tira a carteira de motorista, nós ficamos muito inseguros? Mas, à medida que a gente dirige todos os dias, a insegurança passa e nós ficamos mais habilidosos. Da mesma forma que fazer uma série de exercícios na academia é muito difícil no começo e depois vai ficando mais fácil.

É que quando a gente faz algo todos os dias por algum tempo, essa coisa se torna um hábito. O costume deixa as coisas mais fáceis. O mesmo vale para um idioma. Quando a gente pratica todos os dias, nos acostumamos à estrutura da língua e ao vocabulário.

Não é à toa que muitos métodos de ensino online insistem que você faça exercícios todos os dias. É assim no Duolingo e também na Babbel e no Busuu. Com esses métodos, algumas horas de estudo podem valer o mesmo que um semestre inteiro, como apontou uma pesquisa de dois professores dos Estados Unidos.

Uma boa dica é fazer o uso desses aplicativos para treinar o idioma. O Duolingo e o Busuu, por exemplo, oferecem exercícios gratuitos para você praticar todos os dias por pelo menos 10 minutos. Mas também é possível treinar com a ajuda de uma gramática e até com sites estrangeiros, como o BBC Learning English.

Leia livros em inglês

Uma maneira de aumentar a sua fluência é ampliando o seu vocabulário e não tem melhor forma de fazer isso do que lendo. A leitura é um hábito que te proporciona um maior conhecimento cultural e também de palavras.

A vantagem é que em muitos livros você encontra tanto a linguagem formal, nas partes narradas, quanto a informal, nas falas dos personagens, isso faz com que o seu vocabulário seja enriquecido de várias formas.

via GIPHY

Porém é importante ficar atento ao seu nível no idioma. Se você pegar um livro muito complexo com termos muito específicos, vai acabar desanimando. Uma opção é ler livros em inglês que você já leu antes em português. Um bom exemplo são as histórias do Harry Potter, voltadas ao público infantil e com vocabulário um pouco mais simples. Dá até para ficar com a versão brasileira do lado para conferir alguma frase.

Converse em inglês

Você com certeza tem algum amigo que já sabe ou que está aprendendo inglês agora. Que tal fazer um grupo no WhatsApp ou no Telegram para vocês conversarem somente neste idioma? Vocês podem até fazer um clube do livro, porque aí unem duas dicas em uma só!

Mas se você realmente não conhece ninguém que possa praticar com você, também é possível interagir em outros ambientes. O aplicativo Busuu tem a opção de interagir com nativos do idioma que você está aprendendo. Há também o HelloTalk, que permite envios de textos e áudios entre pessoas de toda parte do mundo. Nele você pratica um idioma com alguém que também quer aprender o seu.

Assista filmes e séries

Uma boa maneira de saber se você está fluente em inglês é tentar assistir a uma série com áudio original e sem legenda. Mas se você ainda não está neste nível, pode ser uma ótima ideia assistir à série com legendas em inglês, assim você tem certeza do que está sendo dito e vai aprendendo enquanto se diverte.

O melhor é que, como o inglês está super presente nas nossas vidas, é muito fácil escolher um filmes ou série em inglês. Uma boa opção é escolher algum produto para rever, assim, você já conhece a história e não tem que se preocupar em entender tudo enquanto está assistindo.

Aprenda com músicas

Quem não gosta de uma boa música, não é mesmo? Além de serem ótimas companheiras, as músicas podem te ajudar a praticar o seu inglês. Escute as músicas dos artistas que você gosta enquanto acompanha a letra. Hoje em dia quase todos os reprodutores  de música oferecem a letra oficial das canções.

Para treinar mais ainda existe a opção de preencher os espaços vazios da música, um exercício bem comum nos cursos de inglês. O site Lyrics Training tem essa função. E você ainda pode ver músicas que estão bombando no momento e até conhecer novos artistas. Além de escutar as músicas e completar com a palavra correta, você ainda pode cantar junto no modo karaokê.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe o passo a passo para ter um inglês fluente, que tal colocar seus conhecimentos em prática fazendo um intercâmbio? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro das melhores oportunidades internacionais. Aprenda todos os detalhes dos mais de 60 tipos de intercâmbio com os nossos mentores que já estiveram nas principais universidades do mundo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

22 Abr 2021

Postagens recentes