Pode ser que você nunca tenha pensado em fazer um intercâmbio na China… Mas o país reserva boas opções de ensino e também de bolsas de estudos completas, que vão custear todos os gastos do estudante. Bem legal, né?
Uma das principais oportunidades é o Programa de Bolsas de Estudo do Governo Chinês. Ele já está com inscrições abertas para o ano letivo 2023-2024. Nessa edição, os alunos intercambistas que forem aprovados para a bolsa podem estudar no Harbin Institute of Technology.
O Harbin Institute of Technology — também conhecido como HIT, foi fundado em 1920, com foco no ensino de ciência, engenharia e pesquisa. Hoje em dia, a universidade está se tornando uma instituição de ensino multidisciplinar e de classe mundial e conta com cursos de administração e artes liberais, economia e direito.
Só para se ter uma ideia, essa universidade é membro fundador da C9 League, um grupo das melhores universidades chinesas e está dentre as 5 principais universidades do mundo para engenharia em 2023, segundo o Us News.
E se você quer estudar com bolsa de estudos nessa universidade renomada da China, preparamos esse artigo para você conhecer o programa de bolsas para mestrado e doutorado, como se inscrever e quem pode participar.
O que é o Programa de Bolsas de Estudo do Governo Chinês?
O Chinese Government Scholarship (CSC Scholarship) é um programa de bolsas de estudos desenvolvido pelo Governo da China para apoiar estrangeiros durante seus estudos por lá.
Anualmente, são escolhidos bolsistas para realizarem mestrado ou doutorado na China com tudo pago. Geralmente, o calendário de aplicação segue entre dezembro e abril, mas a data limite depende de cada universidade participante.
No caso do Harbin Institute of Technology, os estudantes têm até o dia 18 de fevereiro de 2023 para fazerem a aplicação.
A bolsa vai arcar com as anuidades da pós-graduação, seguro saúde, dormitório e ainda um valor mensal para gastos pessoais, como refeições. O valor do seguro é de CNY 800 por ano (cerca de 605 reais) e o auxílio será de CNY 3.000 por mês para mestrado (aproximadamente 2.270 reais) e CNY 3.500 por mês para doutorado (aproximadamente 2.649 reais).
O estudante vai fazer a pós-graduação de graça na China, já que a bolsa vai pagar as mensalidades do curso e ainda oferecer subsídio para os demais gastos. A única tarifa que será de responsabilidade do estudante é a taxa de inscrição, que custa R$ 302,82 (na moeda local: CNY 400).
A bolsa vai valer por todo o período do curso, sendo 2 a 3 anos para mestrado e até 4 anos para doutorado.
Quem pode se candidatar a bolsa de estudos na China
Um dos pontos mais interessantes desse programa de bolsas é que não é necessário ser fluente em chinês para estudar na China! Na realidade, vários programas da pós-graduação do HIT são oferecidos em inglês. Portanto, é necessário ter domínio de um dos dois idiomas!
Todos os programas de doutorado são ministrados em inglês, exceto os programas da Escola de Humanidades, Ciências Sociais e Direito. Já os programas de mestrado com aulas em inglês são Administração, Ciência de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Eletrônica e Engenharia Química.
A lista completa dos programas pode ser acessada aqui para mestrado em chinês; aqui para mestrado em inglês; aqui para doutorado em chinês e aqui para doutorado em inglês.
É obrigatório apresentar o teste de domínio do idioma com pontuação mínima:
- Comprovar proficiência chinesa de HSK Nível-4 ao se candidatar a um programa de mestrado ou doutorado ministrado em chinês;
- Comprovar a proficiência em inglês para programas ministrados nesse idioma (IELTS no mínimo 6.0, TOEFL no mínimo 80 ou outros certificados equivalentes de proficiência na língua inglesa).
Além disso, é necessário ser um estudante internacional e cumprir requisitos de escolaridade e idade. Confira a seguir:
- Ser cidadão de um país que não seja a República Popular da China;
- Ter concluído a licenciatura com idade inferior a 35 anos, quando se candidatar a um programa de mestrado;
- Ter concluído o mestrado com menos de 40 anos, quando se candidatar ao grau de doutor.
Quem cumpre todos os requisitos, pode se inscrever pelo endereço de e-mail StudyatHIT@hit.edu.cn até a data limite. Todos os documentos devem ser enviados para esse endereço com a tradução em chinês ou inglês.
A documentação necessária é:
- Formulário de inscrição (disponível no sistema de inscrição on-line do CSC) com o tipo de bolsa B e código da universidade 10213;
- Cópia do passaporte, que deve ser válido até setembro de 2023;
- Diploma do grau de ensino mais elevado (graduação ou mestrado);
- Histórico escolar da graduação em diante;
- Certificado de proficiência no idioma (realizado nos últimos dois anos);
- Um plano de estudo com, no mínimo, mil palavras (para candidatos ao doutorado, o documento deve ser aprovado e assinado pelo orientador chinês. O modelo pode ser baixado aqui);
- Duas cartas de recomendação de professores;
- Formulário do exame físico de estrangeiro (preenchido e carimbado por médico);
- Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
- Certidão de antecedentes criminais (emitida no máximo 6 meses antes).
Todos os aplicantes vão receber um e-mail de confirmação do Office of International Students Admission do HIT (geralmente, o prazo é de 24 horas, mas pode demorar mais de acordo com a quantidade de inscrições).
Também é importante lembrar que essa bolsa de estudos CSC não pode ser combinada com outras bolsas ou auxílios. Portanto, quem recebe outra bolsa para estudar na China fica inelegível.
Apesar de não ser obrigatório, é recomendado que os candidatos à pós-graduação na China com bolsa de estudos entrem em contato com um professor do HIT antes de aplicarem. Esse professor pode assinar uma carta de aceitação se comprometendo a supervisionar o estudante durante a bolsa de estudos.
E se liga: o estudante não poderá alterar os professores, especialidades, universidades, duração do curso ou idioma de ensino após a inscrição. Por isso, é fundamental rever a aplicação antes de enviar o documento para a universidade chinesa.
Também será de responsabilidade do estudante providenciar o visto para permanecer na China. O mais comum é o tipo X, que é o visto exclusivo para alunos.
LEIA TAMBÉM: Intercâmbio na China: o que saber antes de ir?
Intercâmbio na China (ou onde quiser) com a UDI
Curtiu conhecer uma das bolsas de estudos mais completas da China? Ficou com vontade de estudar lá de graça? Então não perca tempo: comece agora mesmo a se preparar para as melhores vagas internacionais! O primeiro passo é fazer o seu teste de perfil, clicando aqui!