BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como levar dinheiro para o exterior?

Não tem como fazer um intercâmbio sem dinheiro. E quando finalmente chega o dia da viagem temos que nos preocupar como leva-lo com a gente. Em um mundo ideal, 100% seguro, o ideal seria levar todo valor em espécie. Mas na prática não funciona exatamente assim. Qual é então a melhor forma de levar dinheiro para o exterior? Descubra com a gente agora.

A primeira informação a se levar em conta é que, para viagens ao exterior, podemos levar apenas R$10 mil reais em espécie (ou esse valor convertido em moeda estrangeira). Essa é uma regra estabelecida pela Receita Federal brasileira. Acima disso é necessário declarar o valor. E sabe o que isso significa? Pagamento de possíveis taxas e encargos.

Descubra agora qual é a melhor forma de levar dinheiro para o exterior:

Dinheiro em espécie

É senso comum que viajar com muito dinheiro em espécie não é seguro. Mas claro que do ponto de vista financeiro é a melhor maneira de levar dinheiro para o exterior.  Seria incrível se pudéssemos comprar todos os Euros ou Dólares ainda no Brasil para viajar com toda a quantia necessária para nossas despesas. Chegando no país de destino apenas teríamos o trabalho de abrir uma conta em um banco local e depositar a grana.  E isso é de fato possível. Mas você tem que levar em consideração não só a Receita Federal como a possibilidade de ser roubado durante a viagem ou até a abertura da conta. A decisão é sua: afinal vale a pena correr esse risco?

As vantagens são interessantes. Você evita comprar moeda estrangeira já no país de destino, o que geralmente sai bem mais caro. E ainda é possível ter a segurança de que ele vai ser aceito em qualquer situação. A grande desvantagem é, de novo, a questão da segurança. Mas para evitar ser roubado basta ter muita atenção, do trajeto para o país até o momento da abertura da conta. Compre uma doleira e fique atento (a) o tempo inteiro. Trate seu dinheiro como se fosse um filho e tente abrir sua conta nos seus primeiros dias no exterior.

Cartão de crédito x Cartão pré-pago

No caso de você decidir levar apenas parte do valor em espécie, as outras opções que podem ser utilizadas de modo mais imediato são os cartões de crédito e pré-pagos. Com um cartão pré-pago é possível sair do Brasil já com um valor em conta e ir gastando. A taxa de câmbio cobrada corresponde ao dia de realização da compra. E é possível ir consultando o saldo a medida que os gastos são feitos. Aí dá para ter um controle maior das despesas.

É possível também fazer saques e em caso de perca ou roubo, o bloqueio é imediato. Basta ligar para a empresa e esperar para ser reembolsado com o valor restante registrado antes do acontecido.  A maior desvantagem desse cartão é a cobrança de taxas individuais para cada saque realizado (que não costuma ser baixo). Também tem a questão de que ele pode não ser aceito por um bom número de estabelecimentos.

Já o cartão de crédito tem uma grande vantagem: poder pagar só no mês depois. A má notícia é a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38%. Outro problema é a variação cambial que pode ocorrer entre o dia da realização da compra e o dia do fechamento da fatura. O ideal nesse caso é tentar negociar com a operadora do seu cartão para que não haja essa variação.

Conseguiu chegar a uma conclusão de qual é a melhor forma de levar dinheiro para o exterior? Ainda na dúvida? Talvez o ideal para você seja procurar a ajuda da nossa mentoria especializada para te ajudar a cuidar desses assuntos tão importantes. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

 
Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

29 Nov 2018

Postagens recentes
10 melhores universidades da França

Listamos as melhores universidades da França para você que sonha em fazer intercâmbio na terra dos croissants e dos macarons. Confira!

Ana Clara Reis
19 Fev 2025