Intercâmbio em família: é possível?

Levar a família para o exterior enquanto se faz um intercâmbio pode parecer uma chance remota, mas é uma possibilidade real para quem planeja com cuidado.

O intercâmbio em família oferece uma oportunidade única de viver uma experiência cultural enriquecedora, onde todos os membros podem aprender e crescer juntos em um novo ambiente.

Neste artigo, vamos explorar como é possível fazer um intercâmbio em família, abordando desde a escolha do destino e do programa ideal, até dicas práticas para facilitar a adaptação de todos.

Se você sonha em estudar e trabalhar fora do Brasil sem abrir mão da companhia de seus entes queridos, continue lendo e descubra como transformar esse desejo em realidade.

Intercâmbio em família: Como conquistar uma oportunidade em 2024

O que pouca gente sabe

A maioria das pessoas pensa que um intercâmbio necessariamente precisa ser sozinho ou, no máximo, acompanhado de amigos. Mas e se você quiser levar sua família para o exterior para oferecer melhores qualidades de vida a eles? É totalmente possível.

Quando você conquista uma oportunidade de forma legal no exterior, geralmente você automaticamente ganha o direito de levar seu cônjuge e filhos junto. E o mais legal de tudo isso é que eles terão os mesmos direitos de cidadão que você, como visto e acesso à educação, saúde, mercado de trabalho etc.

Como se preparar para levar a família para fora

Escolhendo o destino e o programa ideal

A escolha do destino é crucial para o sucesso do seu intercâmbio em família. Pesquise sobre países que ofereçam boas condições de vida, segurança e uma boa rede de suporte para expatriados.

Além disso, considere as necessidades educacionais dos seus filhos e a possibilidade de seu cônjuge encontrar oportunidades de trabalho no novo país.

Preparando a documentação

Certifique-se de ter todos os documentos necessários em ordem. Isso inclui passaportes, vistos, certificados de nascimento e casamento, e quaisquer documentos exigidos pelo país de destino. Para muitas bolsas de estudo e programas de intercâmbio, a preparação da documentação é uma etapa crucial que pode levar meses, então comece o quanto antes.

Adaptação cultural

A adaptação cultural é uma parte essencial do processo de intercâmbio. Prepare sua família para as diferenças culturais e sociais que irão encontrar. Isso pode incluir aprender um novo idioma, entender as normas sociais do país de destino e preparar-se para as mudanças no estilo de vida.

Suporte educacional para crianças

Muitos países oferecem programas especiais para ajudar crianças estrangeiras a se adaptarem ao novo sistema educacional. Pesquise sobre as escolas locais e as opções de suporte disponíveis. Algumas escolas oferecem aulas de idioma e programas de integração cultural para facilitar a transição.

Saúde e bem-estar

Garanta que você e sua família tenham acesso a cuidados de saúde no novo país. Isso pode incluir a contratação de um seguro saúde internacional ou a inscrição em um sistema de saúde local. Pesquise sobre as clínicas e hospitais na área onde você vai morar e tenha um plano de saúde bem definido.

Planejamento financeiro

Ter um plano financeiro sólido é fundamental. Faça um orçamento detalhado que inclua todas as despesas previstas, desde moradia e alimentação até educação e lazer. Considere também um fundo de emergência para imprevistos.

E não se esqueça: muitas bolsas de estudo oferecem auxílio financeiro adicional que pode ajudar a cobrir parte dessas despesas.

Preparação internacional completa para toda a família na Escola M60

Fazer um intercâmbio em família é uma experiência transformadora que pode trazer inúmeros benefícios. Com planejamento e preparação adequados, é possível criar memórias inesquecíveis e oferecer novas oportunidades para todos.

Para isso, a Escola M60 oferece uma preparação completa. Clique AQUI e faça seu teste de perfil para descobrir como a M60 pode ajudar você e sua família a alcançar seus sonhos internacionais.

Foto de capa por Sandy Millar na Unsplash

18 Jun 2024