BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Quais são os documentos para um intercâmbio -18?

Que não existe limite de idade para fazer um intercâmbio, você já sabe! Na verdade, qualquer pessoa com mais de 12 anos já pode participar de uma oportunidade no exterior. 

E se você tem menos de 18 anos e, portanto, não atingiu ainda a maioridade, vamos te ajudar a conhecer agora quais são as melhores oportunidades para adolescentes de 12 a 17 anos e ainda quais são os documentos necessários para um intercâmbio de menores de idade.

Já adiantamos: se você deseja se preparar para um intercâmbio no exterior, nossa mentoria especializada tem todo o conteúdo voltado para você realizar este sonho, viu?

Com o Programa M60 você se prepara para conquistar bolsas, intercâmbios gratuítos e, até mesmo, estágios fora do país.

Ou seja, você tem acesso a diversas oportunidades fora do Brasil!

Quais são os intercâmbios para jovens de 12 a 17 anos? 

Cursos de curta duração

Apesar de pessoas com mais de 18 anos de idade terem mais opções de intercâmbio, isso não significa que os menores de idade não contam com oportunidades interessantes e até mesmo com bolsa de estudos.

Uma das opções mais comuns quando falamos de intercâmbio para -18 anos é o intercâmbio de idiomas. Nessa modalidade, o jovem embarca rumo ao exterior para aprender uma língua, por exemplo o inglês ou o espanhol. 

Além disso, cursos curtos ou de verão ou de inverno são bastante comuns também para os adolescentes. Um dos mais famosos (e que está com inscrições abertas) é o Reach Cambridge. Por esse programa, jovens entre 15  e 17 podem participar de um curso de verão na Universidade de Cambridge, muito renomada no Reino Unido e em todo o mundo.

O mais legal dessa oportunidade é que os inscritos vão participar de um concurso de redação que vai dar bolsa para o summer course. Ou seja, além de participar de um curso de verão nessa universidade top, o interessado pode ser um dos aprovados para ir com bolsa de estudos!

Mas essas são apenas algumas das oportunidades para menores de 18 anos. Ainda que sejam as mais conhecidas e famosas aqui no Brasil, outras vagas são ótimas para os jovens, como as boarding schools e ensino médio fora ou oportunidades para jovens talentosos (como o Desafio Global Rise, que vai escolher adolescentes para passarem 3 semanas com tudo pago no exterior). 

Ensino médio no exterior 

Além de cursos rápidos, que normalmente duram até cerca de 3 meses, outras oportunidades são mais duradouras e podem contemplar anos de estudo fora do Brasil.

Uma dessas oportunidades nem é tão conhecida no Brasil, mas são conceituadas no exterior. Essas são as Boarding Schools, uma das melhores opções de intercâmbio para quem tem a partir de 12 anos. São colégios internos que oferecem residência, alimentação e educação de qualidade para os estudantes.

Como tudo fica incluído nas escolas e esse tipo de ensino costuma ser voltado para jovens da alta sociedade, isso significa que os preços cobrados pelas boarding schools costumam ser elevados. Mas, fique tranquilo(a): existem bolsas de estudo para estudantes com um desempenho de qualidade e necessidade financeira comprovada.

O formato adotado pelas boarding schools está presente no mundo todo e, geralmente, essas instituições já estão acostumadas a receber alunos internacionais. A vantagem que mais chama atenção é que os adolescentes ficam sob tutela da escola por todo o período letivo, o que dá um grande alívio aos pais mais preocupados.  

Outra chance para os menores de idade que querem estudar fora do Brasil é fazer o ensino médio no exterior. Nesse caso, os jovens podem estudar todo o high school fora quanto apenas uma parte. 

Os estudantes vão ter acesso ao ensino de qualidade, além de aumentar as chances de acesso a universidades internacionais. As análises do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), mostram que a China, a Coreia do Sul, o Reino Unido e o Canadá estão entre os melhores países do mundo para estudar. Por isso, são destinos reconhecidos como boas opções de intercâmbio para os jovens. 

Assim como acontece no Brasil, várias nações oferecem ensino público e gratuito disponíveis para todos. Ou seja, a única preocupação que os alunos têm é com acomodação e alimentação.

Mesmo com o curso gratuito e de qualidade, os custos de vida em outros países costumam ser mais elevado que no Brasil. Por isso, pode ser uma boa ideia aplicar para uma bolsa para cursar o Ensino Médio, como a do programa United World Colleges (UWC).

Nesse programa, os alunos são selecionados por provas para ingressar e morar em uma das 18 escolas participantes. Estas instituições estão espalhadas por todo o mundo e seguem o modelo de currículo do International Baccalaureate, reconhecido internacionalmente.

Intercâmbio para adolescentes entre 12 e 17 anos(cottonbro/Pexels)

E quais são os documentos para um intercâmbio, se sou menor de idade?

E uma das principais dúvidas dos jovens é a seguinte: tenho menos de 18 anos, quais são os documentos que preciso para fazer um intercâmbio fora do Brasil?

De forma geral, seja para um programa -18 ou +18, você vai precisar de alguns documentos básicos:

  • Passaporte e informações pessoais;
  • Histórico escolar;
  • Currículo;
  • Cartas de recomendação;
  • Cartas de motivação;
  • Essays;
  • Documentos financeiros;
  • Testes de proficiência no idioma;
  • Teste padronizado, como SAT e ACT, no caso de escolas norte-americanas;
  • Visto de estudante;
  • Entrevista.

A principal diferença entre os programas para menores de 18 anos e maiores de 18 anos é a autorização dos responsáveis. Geralmente, durante o processo de aplicação haverá uma etapa de confirmação que seus pais ou responsáveis legais estão permitindo sua aplicação para o programa escolhido.

E isso acontece por meio de um formulário ou um documento que deve ser enviado de acordo com o programa escolhido. 

Alguns programas não pedem a autorização dos responsáveis durante a aplicação. Porém, como se trata de uma viagem internacional, é necessário ter a autorização, através de um termo assinado, com a confirmação de que seus tutores permitem a viagem. 

Durante a emissão do passaporte, os responsáveis legais podem também pedir a inclusão de uma autorização de viagem do menor ao exterior. Essa pode ser uma boa chance de já resolver essa pendência burocrática e evitar que mais um documento tenha que ser providenciado. 

Já os demais documentos necessários, que são comuns a todas as idades, vão depender de qual é o seu tipo de intercâmbio. Por exemplo, uma oportunidade de programa para jovens pode nem mesmo pedir seu histórico escolar com suas notas e GPA. Isso porque a seleção vai acontecer baseada em outros méritos, como um projeto relevante ou capacidade de liderança.

Por isso mesmo, é fundamental ter em mente qual é o tipo de intercâmbio desejado para os menores de 18 anos para ter exatamente a documentação requerida. De todo modo, é importante ter um teste de proficiência do idioma ou pelo menos o conhecimento básico para poder se comunicar com colegas e professores durante o período fora do Brasil.

Menores de 18 anos podem fazer intercâmbio(Pexels/Pixabay)

Quais são as vantagens de fazer um intercâmbio se tenho menos de 18 anos? 

O intercâmbio para os jovens é uma excelente chance de desenvolver habilidades. Além do domínio da língua estrangeira, essa é uma oportunidade de crescimento, já que o período fora da casa dos pais vai exigir responsabilidade e independência.

Aprender a lidar com a saudade e se virar sem a rede de apoio familiar com certeza são grandes desafios e para muitas pessoas podem ser pontos negativos do intercâmbio durante a adolescência.

Mas, por outro lado, a oportunidade de ter uma experiência internacional bem jovem, além de aproveitar as oportunidades e ter uma nova visão de mundo são pontos muito favoráveis para quem quer fazer um intercâmbio antes dos 18 anos, como o ensino médio fora

E ainda: se você começa a pensar em uma oportunidade internacional enquanto está jovem, isso significa que você está ampliando seu leque de oportunidades. 

Jovens que já foram aprovados ou passaram por uma experiência de intercâmbio, podem ter um currículo de destaque para se candidatar a novas oportunidades de estudar ou trabalhar no exterior. Portanto, pode ser uma boa chance para começar a pensar em conhecer as melhores universidades do mundo ou até mesmo os programas que têm bolsas de estudo! 

(The Fresh Prince of Bel-Air Via Giphy)

Família e intercâmbio 

Outro aspecto que pesa muito para um intercâmbio no caso dos menores de idade é a autorização da família. Como vimos, os programas e as autoridades de imigração costumam pedir o documento que confirma que seus responsáveis permitiram a viagem.

Por isso, vale ter uma conversa bastante franca com seus pais para falar sobre o intercâmbio, assim, vocês podem esclarecer todas as dúvidas: o intercâmbio é seguro e pode ser barato. Além disso, é importante manter a conexão entre vocês para que, mesmo à distância, sua família continue te apoiando durante a experiência.

Inclusive, preparamos esse artigo para facilitar esse contato e dar aquela força para convencer os seus pais a deixarem você fazer um intercâmbio. 

Intercâmbio para menores de idade: é possível

Curtiu conhecer mais sobre as oportunidades de intercâmbio para quem tem menos de 18 anos? Se você já tem 12 anos, pode encontrar uma chance ideal para aprimorar seus estudos e ainda passar por uma experiência totalmente única no exterior.

E se você quer saber mais sobre o melhor caminho para encontrar as vagas internacionais para menores de 18 anos, a nossa mentoria especializada pode te ajudar bastante! Temos uma seção só de intercâmbio -18 nas nossas aulas, além de todas as melhores oportunidades.

Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

02 Nov 2022

Postagens recentes