Uma das melhores coisas sobre o intercâmbio é a possibilidade de conhecer pessoas e fazer novas amizades, tanto com os nativos quanto com estudantes de outros países. E se você sonha em estudar nos Estados Unidos, pode ter certeza que não está sozinho(a): o número de intercambistas nos EUA já está próximo de 1 milhão! Isso faz do país o mais procurado por estudantes internacionais. Mas quais instituições do país mais recebem esses alunos(as) proporcionalmente? Confira a resposta agora!
5 universidades que mais recebem intercambistas nos EUA
-
Illinois Institute of Technology
A principal universidade dos EUA para estudantes internacionais é o Illinois Institute of Technology, também conhecido como Illinois Tech ou IIT, localizado em Chicago. No QS World University Rankings, por exemplo, a instituição recebeu nota 100 no indicador de estudantes internacionais. O corpo estudantil da universidade, de quase 8.000 estudantes, inclui mais de 1.000 alunos e alunas de grupos minoritários. Além disso, a escola de pós-graduação do IIT é muito diversificada, com 65% dos estudantes de mestrado e doutorado vindos do exterior e 100 nacionalidades representadas no geral.
S.R. Crown Hall, no Illinois Institute of Technology
-
Carnegie Mellon University
Atingindo uma pontuação de 99,8 no quesito de proporção de estudantes internacionais, a Universidade Carnegie Mellon está localizada em Pittsburgh, na Pensilvânia, e abriga 13.650 estudantes. Destes, 58% vêm de fora dos EUA, representando 114 países. Além de ter campi satélite no Vale do Silício e em Manhattan, nos EUA, a Carnegie Mellon foi a primeira universidade americana a abrir um campus na Austrália (em Adelaide) e a administrar também um campus de graduação em Doha, no Catar.
Hamerschlag Hall, prédio na Carnegie Mellon University
-
Stevens Institute of Technology
A terceira instituição mais bem classificada nos EUA para estudantes internacionais é o Stevens Institute of Technology, conhecido como "a Universidade da Inovação". Localizada em Hoken, Nova Jersey, a instituição possui uma população estudantil diversificada, oriunda de mais de 50 países do mundo todo. O instituto, inclusive, oferece os Serviços Internacionais para Estudantes e Acadêmicos, que visam facilitar a transição para estudantes estrangeiros, ajudando com formulários oficiais de visto, além de oferecer programas de intercâmbio intercultural.
Edwin A. Stevens Hall, prédio principal do Stevens Institute of Technology
-
Massachusetts Institute of Technology (MIT)
A melhor universidade do mundo, o MIT, tem uma pontuação forte no quesito de diversidade dos alunos e também é a instituição de ensino americana com a melhor classificação no indicador que avalia a proporção de professores internacionais. Cerca de 30% dos estudantes do MIT são de outros países. Se contarmos apenas a pós-graduação, a proporção sobe para 42%. Além de uma educação de prestígio, a universidade também é conhecida por ter uma política de ajuda financeira generosa. Isso significa que qualquer estudante admitido, independente da origem, pode ter apoio para frequentar as aulas.
Ray and Maria Stata Center, no MIT
-
The New School
Com cerca de 32% de seus alunos vindos do exterior e mais de 115 países representados, a The New School foi nomeada a universidade mais internacional dos EUA no US News & World Report em 2014. Localizada na área de Greenwich Village, em Nova York, a The New School concentra-se principalmente nas áreas de Artes, Ciências Sociais e Humanas. Alguns dos ex-alunos famosos que já passaram por lá incluem o ator Bradley Cooper e o estilista Marc Jacobs.
Edifício-sede da The New School
Essas são as universidades que têm a maior proporção de intercambistas nos EUA. Em qual delas você estudaria? Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar uma vaga por lá. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!
Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.