Uma das melhores coisas sobre o intercâmbio é a possibilidade de conhecer pessoas e fazer novas amizades, tanto com os nativos quanto com estudantes de outros países. E se você sonha em estudar nos Estados Unidos, pode ter certeza que não está sozinho(a): o número de intercambistas nos EUA já está próximo de 1 milhão! Isso faz do país o mais procurado por estudantes internacionais. Mas quais instituições do país mais recebem esses alunos(as) proporcionalmente? Confira a resposta agora!
5 universidades que mais recebem intercambistas nos EUA
-
Illinois Institute of Technology
A principal universidade dos EUA para estudantes internacionais é o Illinois Institute of Technology, também conhecido como Illinois Tech ou IIT, localizado em Chicago. No QS World University Rankings, por exemplo, a instituição recebeu nota 100 no indicador de estudantes internacionais. O corpo estudantil da universidade, de quase 8.000 estudantes, inclui mais de 1.000 alunos e alunas de grupos minoritários. Além disso, a escola de pós-graduação do IIT é muito diversificada, com 65% dos estudantes de mestrado e doutorado vindos do exterior e 100 nacionalidades representadas no geral.
-
Carnegie Mellon University
Atingindo uma pontuação de 99,8 no quesito de proporção de estudantes internacionais, a Universidade Carnegie Mellon está localizada em Pittsburgh, na Pensilvânia, e abriga 13.650 estudantes. Destes, 58% vêm de fora dos EUA, representando 114 países. Além de ter campi satélite no Vale do Silício e em Manhattan, nos EUA, a Carnegie Mellon foi a primeira universidade americana a abrir um campus na Austrália (em Adelaide) e a administrar também um campus de graduação em Doha, no Catar.
-
Stevens Institute of Technology
A terceira instituição mais bem classificada nos EUA para estudantes internacionais é o Stevens Institute of Technology, conhecido como "a Universidade da Inovação". Localizada em Hoken, Nova Jersey, a instituição possui uma população estudantil diversificada, oriunda de mais de 50 países do mundo todo. O instituto, inclusive, oferece os Serviços Internacionais para Estudantes e Acadêmicos, que visam facilitar a transição para estudantes estrangeiros, ajudando com formulários oficiais de visto, além de oferecer programas de intercâmbio intercultural.
-
Massachusetts Institute of Technology (MIT)
A melhor universidade do mundo, o MIT, tem uma pontuação forte no quesito de diversidade dos alunos e também é a instituição de ensino americana com a melhor classificação no indicador que avalia a proporção de professores internacionais. Cerca de 30% dos estudantes do MIT são de outros países. Se contarmos apenas a pós-graduação, a proporção sobe para 42%. Além de uma educação de prestígio, a universidade também é conhecida por ter uma política de ajuda financeira generosa. Isso significa que qualquer estudante admitido, independente da origem, pode ter apoio para frequentar as aulas.
-
The New School
Com cerca de 32% de seus alunos vindos do exterior e mais de 115 países representados, a The New School foi nomeada a universidade mais internacional dos EUA no US News & World Report em 2014. Localizada na área de Greenwich Village, em Nova York, a The New School concentra-se principalmente nas áreas de Artes, Ciências Sociais e Humanas. Alguns dos ex-alunos famosos que já passaram por lá incluem o ator Bradley Cooper e o estilista Marc Jacobs.
Essas são as universidades que têm a maior proporção de intercambistas nos EUA. Em qual delas você estudaria? Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar uma vaga por lá. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!
Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.