Se você aplicou ou está aplicando atualmente para universidades da Ivy League, provavelmente já ouviu o termo “Ivy Day” ou “Ivy Admissions Day''. Essa data é quando todas as instituições da Ivy League anunciam as decisões do processo seletivo para os candidatos — e este ano vai ser no dia 6 de abril. Nesse texto, além de contar mais sobre o que é o Ivy Day, vamos explicar por que essa data está sendo um pouco mais tarde do que o normal. Confira!

O que é o Ivy Day?

O Ivy Day é o dia, geralmente no final de março, em que todas as universidades da Ivy League divulgam as decisões regulares de admissão. As oito “Ivies” — Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Penn, Princeton e Yale — normalmente também emitem os resultados ao mesmo tempo. Esse horário varia a cada ano, mas tende a ser às 17h ou 19h EST (19h ou 21h, no horário de Brasília).

Outras universidades, que não fazem parte da Ivy League, geralmente têm datas próprias para divulgar o resultado de seus processos seletivos. Em 2018, por exemplo, a Amherst College divulgou as decisões antes do Ivy Day, em 23 de março; e a Caltech em 10 de março. Porém, em alguns casos essa data coincide, mesmo para instituições fora da Liga. É o caso da NYU, que divulgou as decisões no Ivy Day em 2018 (embora não no mesmo horário).

Os resultados do Ivy Day são apenas para estudantes que aplicaram na regular decision das universidades. Por exemplo, se você aplicou nessa modalidade na Brown, Dartmouth e Harvard, pode esperar receber a notificação de admissão de todas elas, ao mesmo tempo, no Ivy Day. Observe, no entanto, que os alunos e alunas que aplicaram para a early action ou early decision recebem o resultado mais cedo, geralmente em dezembro ou janeiro, dependendo da universidade.

Dartmouth College (Gunnar Klack/Wikimedia Commons)

Como todas as Ivies liberam os resultados ao mesmo tempo, por meio de seus respectivos portais, e porque os candidatos estão (compreensivelmente) ansiosos para checar seus resultados o mais rápido possível, o Ivy Day muitas vezes significa instabilidade nos sites, devido ao imenso tráfego online.

Portanto, embora seja perfeitamente normal verificar o status da sua admissão assim que chegar o horário de divulgação, saiba que você pode não ser capaz de acessar seu(s) resultado(s) tão rápido quanto o esperado. Se enfrentar problemas, como constantes travamentos de página, pode ser melhor sair do computador e esperar uma ou duas horas até que o tráfego diminua um pouco e você possa verificar as decisões do processo seletivo sem problemas.

Quando é o Ivy Day?

Agora que você já sabe o que é o Ivy Day, deve estar se perguntando quando, ao certo, é esse dia. Em 2021, a data escolhida foi 6 de abril, como já foi anunciado no site de diversas universidades da Liga. Como você pode ver nas datas e horários anteriores do Ivy Day, o de 2021 acontece um pouco mais tarde do que nos últimos anos. 

AnoDiaHorário
2021terça-feira, 6 de abril19h EST
2020quinta-feira, 26 de março19h EST
2019quinta-feira, 28 de março17h EST
2018quarta-feira, 28 de março19h EST
2017quinta-feira, 30 de março17h EST
2016quinta-feira, 31 de março17h EST
2015terça-feira, 31 de março17h EST

A razão pela qual a data acontece um pouco mais tarde em 2021 é porque as universidades da Ivy League viram um grande salto no número de inscrições. Por exemplo, no ano passado Harvard recebeu 40.248 inscrições, enquanto neste ano já são mais de 57.000! Esse é de longe o maior número de aplicações em um único ciclo de admissões.

Harvard Medical School (Samir B Amin/Wikimedia Commons)

Muitas Ivies viram aumentos semelhantes no número de inscrições. O motivo é difícil de definir por enquanto, mas é possível que quando as universidades da Ivy League deixaram de exigir o ACT ou o SAT devido à pandemia de coronavírus, isso convenceu mais alunos a se inscreverem, o que normalmente não aconteceria.

Para dar às faculdades mais tempo para revisar todas essas inscrições, o Ivy Day foi adiado em cerca de uma semana e meia. Como os estudantes vão receber os resultados mais tarde, as instituições da Ivy League também decidiram dar aos admitidos dois dias extras para decidirem se vão se matricular ou não. 

Os estudantes agora têm até as 23h59 EST do dia 3 de maio (1h59 do dia 4 de maio, no horário de Brasília) para aceitar ou recusar sua vaga na turma de calouros de cada universidade em que forem aceitos. Normalmente, este prazo vai até o dia 1º de maio.

Universidade do Intercâmbio

Quer se preparar para conquistar uma oportunidade internacional e participar do Ivy Day em 2022? A nossa mentoria especializada pode te ajudar a chegar até lá! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.