Um grande número de intercambistas embarcam rumo aos Estados Unidos todos os anos. O país é um destino bastante procurado quando se fala de intercâmbio de inglês, acadêmico e até mesmo profissional.
Por isso mesmo, as chances de bolsas de estudos por lá podem ser bastante concorridas. Uma oportunidade muito interessante vem do centro oeste do país norte-americano: a Universidade do Kansas tem um programa de bolsas de estudos exclusivo para alunos estrangeiros.
Essa é a KU International Admissions, que oferece bolsas de estudos para estudantes internacionais aprovados na instituição. Os valores podem chegar a 25 mil dólares por ano. Vamos conhecer mais sobre essa oportunidade e quais são os critérios para estudar por lá a seguir!
(Kelly Moon/Unsplash)
O que é KU International Admissions?
O programa de bolsas de estudos KU International Admissions, ou em tradução livre: admissões internacionais da Universidade do Kansas, oferece bolsas de estudos para aqueles alunos de fora dos Estados Unidos.
É que, como o próprio nome já diz, essa é uma oportunidade especialmente desenvolvida para estudantes estrangeiros. Além disso, todo o processo de seleção dos bolsistas acontece de forma automática, durante a aplicação para a Universidade do Kansas.
Isso porque não será necessário preencher nenhum formulário adicional, nem mesmo enviar uma candidatura separada para a bolsa de estudos. Assim que o estudante estrangeiro for aprovado para ser um dos mais de 1.700 alunos internacionais da KU, será considerado para a bolsa. Ou seja, só é necessário aplicar (e ser aprovado) para estudar na Universidade do Kansas para poder ser um dos bolsistas escolhidos desse programa.
Essa bolsa de estudos pode ser bem completa, chegando a arcar com todas as anuidades da faculdade. O valor varia bastante de acordo com cada caso, mas de acordo com a UK é a partir de 3 mil dólares (cerca de 15 mil e 500 reais) por ano até full-tuition (estimada em 25 mil dólares por ano, aproximadamente 129 mil reais).
A bolsa de estudos só é válida para os calouros, por isso, não é possível aplicar para o programa depois, no segundo ou demais anos da graduação, por exemplo. De forma geral, as oportunidades da Universidade do Kansas para os freshmen são as seguintes (todas desenvolvidas e organizadas pelo setor de admissões internacionais):
Bolsa de estudos |
Requisitos |
Valor |
Redução da anuidade |
International Excellence |
Grade Point Average (GPA) de 3,5 ou mais |
$100,000 ($25,000 por ano) |
100% |
International Merit |
GPA entre 3.75-4.00 |
$36,000 ($9,000 anual) |
33% |
International Distinction |
GPA entre 3.5-3.74 |
$24,000 ($6,000 por ano) |
22% |
International Achievement |
GPA de 3.25-3.49 |
$12,000 ($3,000 anual) |
11% |
Assim sendo, as oportunidades para estudantes internacionais na Universidade do Kansas podem cobrir de 11% até 100% das anuidades e representam uma boa oportunidade de estudar por lá.
Para ser um dos bolsistas, como vimos nos critérios acima, o requisito é ter bons resultados acadêmicos. Isso é demonstrado por meio do GPA, que é como se fosse o nosso coeficiente de resultado aqui do Brasil. É uma média das notas, que pode ser calculada em diferentes escalas (saiba mais aqui). No caso da UK, o valor está em uma escala de 0 a 4 e a nota mínima para ser um bolsista é de 3,25.
(Kelly Moon/Unsplash)
Como aplicar para a Universidade do Kansas?
Para estudar com bolsa na Universidade do Kansas, é preciso aplicar (e ser aceito) para ser um aluno internacional dessa instituição. Segundo a UK, o índice de aceite por lá fica acima de 90% (indicado até mesmo em 93% em alguns sites). Isso significa que grande parte dos alunos que aplicam são aceitos.
Dessa forma, vale caprichar na sua aplicação. Isso porque com uma acceptance rate alta, a concorrência para as bolsas de estudos pode ser alta. Basta que o aluno seja aceito para, de forma automática, ser considerado para a bolsa de estudos para estrangeiros da Universidade do Kansas.
A melhor forma de organizar sua aplicação é ficar bastante atento aos prazos. Na University of Kansas, o calendário de aplicação para alunos internacionais fica da seguinte maneira:
- 1 de Junho: Melhor deadline para estudantes de fora dos EUA, prazo de prioridade do Applied English Center. A data final é 15 de junho;
- 25 de Julho: Prazo final de outono para estudantes dos EUA e prazo regular do Applied English Centre;
- 15 de Novembro: Deadline para a spring application para estudantes de fora dos EUA;
- 1º de Dezembro: Data limite da spring application para estudantes dos EUA.
O Applied English Center se trata de um curso intensivo de inglês oferecido pela Universidade do Kansas, por isso, os estudantes que o realizaram têm um prazo preferencial durante a aplicação.
Geralmente, os estudantes internacionais têm várias possibilidades de estudos na University of Kansas. Cada oportunidade vai depender do perfil do aluno e o que ele busca durante seu curso nos Estados Unidos.
De maneira geral, o caminho do estudante vai estar relacionado diretamente ao seu nível de domínio do inglês. As possibilidades são as seguintes:
- Aluno cumpre proficiência de inglês exigida: pode se matricular em tempo integral em seu programa, caso atenda aos requisitos listados pela escola e pelo departamento;
- Aluno não cumpre totalmente a proficiência no idioma: pode ser admitido como candidato a diploma e se matricular em cursos de inglês no Applied English Centre (AEC), simultaneamente ou antes de seu programa de graduação;
- Aluno quer aprofundar na língua inglesa: pode se matricular em tempo integral no AEC;
- Aluno não quer realizar um curso de graduação: pode participar de estudos de inglês sem graduação no AEC ou estudos acadêmicos sem graduação como parte do Semestre Jayhawk.
Mas vale lembrar que apesar de algumas oportunidades de cursos serem sem graduação ou intensivos de inglês, as bolsas de estudo da KU International Admissions são apenas para as vagas de cursos de graduação.
E ainda, como as bolsas são para os calouros, elas devem ser renovadas todos os anos ao longo do curso. Geralmente, essa renovação acontece de acordo com os resultados obtidos durante o semestre e, com notas satisfatórias, o aluno pode estudar todos os 4 anos com auxílio financeiro.
Todo o processo de aplicação para ser um estudante internacional da Universidade do Kansas acontece de forma online, por meio do site oficial. Em primeiro lugar, o interessado deve responder um rápido formulário, indicando que é um aluno internacional (que vai para os EUA com um visto de estudante) e também qual é o período de aplicação (outono ou primavera, de acordo com o calendário).
Feito isso, a plataforma do site vai direcionar o estudante a um novo formulário, que deve ser preenchido conforme as informações do passaporte. Por isso, é importante já ter esse documento em mãos para dar início ao procedimento da aplicação da University of Kansas.
Também vale lembrar que é possível dar início a aplicação e retomar o processo mais tarde. Para isso, o estudante vai criar um login e senha no site da UK. Vale lembrar de salvar a senha ou anotá-la em segurança para facilitar a retomada, se for o caso, e acompanhar os resultados.
A Universidade do Kansas
A Universidade do Kansas é uma universidade pública, que tem seu principal campus situado em Lawrence, cidade sede do condado de Douglas, no Estado norte-americano que dá nome à instituição. Fundada em 1866, a Universidade do Kansas recebeu a primeira turma de 55 alunos em um prédio inacabado.
A partir daí, a UK, como também é conhecida, cresceu para cinco campi – o campus Lawrence, o campus Edwards em Overland Park e as filiais médicas em Kansas City, Wichita e Salina. Hoje em dia, são 14 escolas que contam com mais de 400 cursos de graduação e programas de certificação.
A Universidade do Kansas é uma instituição de pesquisa e ensino totalmente credenciada pela North Central Association/Higher Learning Commission. A KU oferece programas acadêmicos da mais alta qualidade, entre 149 programas de bacharelado, 123 de mestrado, 96 programas de doutorado e graduação profissional e 61 programas de certificação de pós-graduação).
A qualidade do ensino é reconhecida por renomadas pesquisas internacionais, como o QS Rankings. Na edição mais recente, a KU figura entre as 370 melhores universidades de todo o mundo (ocupando exatamente a 369.ª posição). A instituição também é bastante receptiva aos estudantes internacionais. Além das bolsas de estudos, oferece cursos em mais de 40 idiomas. Atualmente, dos seus mais de 23 mil alunos, mais de 1.600 são estrangeiros, representando 190 países de todo o mundo.
Ainda sobre a estrutura da Universidade do Kansas, são mais de 3 e 300 funcionários, dos quais cerca de 2.900 são professores. Sobre as áreas de maior destaque na UK, a engenharia aeroespacial já conquistou muitos prêmios de design aeroespacial em primeiro, segundo e terceiro lugares. O Applied English Centre é totalmente credenciado pela Comissão de Credenciamento do Programa de Língua Inglesa (CEA). E ainda o Centro Médico da Universidade de Kansas é uma das 26 universidades nos EUA a ser reconhecida nacionalmente pelo centro de tratamento do câncer, centro de doença de Alzheimer e instituto de ciências clínicas e translacionais.
No total, são sete departamentos da Universidade do Kansas. São eles:
- Artes e Humanidades;
- Negócios e Gestão;
- Engenharia e Tecnologia;
- Ciências da Vida e Medicina;
- Ciências Naturais;
- Ciências Sociais e Gestão;
- Mestrado em Contabilidade.
Todos os campos de estudo da University of Kansas estão disponíveis no site, basta clicar aqui.
Só para se ter uma ideia, de acordo com o HostFamilies, no ano acadêmico de 2019-20 quase 9 mil estudantes estrangeiros estavam no Kansas (dentre alunos do ensino médio a outros níveis de ensino)! Isso mostra que o Estado é bastante desejado pelos alunos internacionais. De maneira especial, a cidade de Lawrence é considerada bastante progressista, com cerca de 90.000 habitantes. Também já apareceu classificada como uma das 10 melhores cidades por sua vida universitária, esportes e cena cultural.
Por essas razões, ser aprovado para estudar com bolsa na Universidade do Kansas pode ser uma grande chance de crescer profissionalmente e também de forma pessoal, já que o seu principal campus é muito bem localizado, situado no “coração” dos Estados Unidos.
(Kelly Moon/Unsplash)
Como ser aprovado com bolsa na Universidade do Kansas?
Para ser um estudante internacional da Universidade do Kansas, todo a aplicação acontece de forma virtual, pelo site oficial, de acordo com o calendário (confira acima). Para ser um bolsista, é imprescindível apresentar boas notas. Isso porque o critério de seleção será baseado no GPA, no momento da aplicação.
Também vale lembrar que, no caso dos estudantes estrangeiros, é fundamental ter domínio da língua inglesa para realizar a graduação nos Estados Unidos. Por isso mesmo, será necessário comprovar a proficiência do idioma, com o resultado do TOEFL ou do IELTS, por exemplo.
O nível de domínio vai depender bastante de qual é o curso do seu interesse, podendo ser mais baixo ou mais alto. De forma geral, podemos dizer que o nível intermediário costuma ser suficiente (e muitas universidades, como a Universidade do Kansas, oferecem cursos intensivos na língua para interessados).
Como a aplicação para as bolsas de estudos não exige um formulário ou envio de forma separada, também é fundamental caprichar na application regular. Nesse caso, o que mais vai contar pontos é o seu GPA, por isso, se suas notas forem baixas pode ser uma boa ideia procurar outra bolsa de estudos (outras oportunidades podem levar em conta a situação financeira ou atividades de liderança como principal requisito).
Seja qual for o seu ponto mais forte na aplicação, é importante se preparar e saber destacá-lo durante o processo. E para que você possa conquistar essa bolsa de estudos ou outra oportunidade internacional, a nossa mentoria especializada pode te ajudar! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil, para se juntar ao nosso time de mentorados de sucesso!