BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Knight-Hennessy Scholars: pós-graduação com bolsa em Stanford

A Stanford University é uma das melhores universidades dos Estados Unidos. No QS ranking mais recente, a universidade norte-americana está em 3.º lugar dentre as mais renomadas de todo o planeta. 

E uma ótima notícia para os estudantes é que a instituição está com inscrições abertas (até 12 de outubro de 2022) para o programa Knight-Hennessy Scholars. Essa oportunidade de bolsas foi criada em 2016 e a cada ano, são aproximadamente 100 estudantes estrangeiros escolhidos para fazer mestrado ou doutorado na instituição com todas as despesas pagas.

Vamos conhecer mais sobre essas bolsas de estudos para fazer a pós-graduação na Universidade Stanford e saber quais são os requisitos para ser um dos escolhidos! 

Knight-Hennessy Scholars: o que inclui?

Com seis anos de história, o programa de bolsas Knight-Hennessy Scholars (KHS) tem como objetivo principal “educar e preparar uma comunidade de acadêmicos para cargos de liderança na academia, indústria, governo, organizações sem fins lucrativos e a comunidade em geral”.

Portanto, os interessados já podem ter em mente que é necessário ter potencial de liderança para ser um dos bolsistas escolhidos para fazer a pós-graduação na Stanford University. Com o apoio estudantil, a KHS busca fortalecer valores, desenvolver habilidades e conhecimentos, além de criar uma comunidade de líderes globais.

Para que isso aconteça, anualmente os estudantes que mais se destacam na aplicação são escolhidos para receberem a bolsa de estudos, que vai arcar com todos os gastos de anuidades da pós-graduação pelo período total do curso (entre um e três anos de duração), além de um repasse em dinheiro para as despesas de vida (como alimentação, moradia, livros etc), seguro saúde e passagens áreas anuais de ida e volta para o país de origem

E para manter a proposta de formar essa rede de alunos e líderes em todo o mundo, geralmente são selecionados estudantes de diversas nacionalidades. Na última edição, desenvolvida em 2021, alunos de mais de 60 países foram selecionados, dentre estudantes do Brasil, Afeganistão, Argentina, Chile, Canadá, Peru, Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Bolsa de estudos completa nos EUA(Kaleidico/Unsplash)

Como surgiu o programa Knight-Hennessy Scholars? 

O programa de bolsas Knight-Hennessy Scholars foi fundado em 2016 por Phil Knight, filantropo, empresário norte-americano e cofundador da Nike, e John Hennessy, que atuou como 10.º presidente da Universidade de Stanford entre 2000 e 2016.

Além dos dois fundadores, outros benfeitores doaram para a fundação das bolsas, totalizando mais de US$ 750 milhões, o que tornou a Knight-Hennessy Scholars a maior e mais generosa bolsa de pós-graduação do mundo.

E a proposta de fomento aos estudos vai além da pós-graduação. É que os ex-alunos bolsistas da KHS de todas as disciplinas e culturas são incentivados a apoiarem uns aos outros, participando de eventos e reuniões, bem como atuando como palestrantes e embaixadores. 

Para se ter uma ideia da grandeza da iniciativa, a expectativa é que no seu 50.º aniversário, haja 5 mil acadêmicos que foram bolsistas, em vários estágios de suas carreiras, promovendo mudanças positivas além das fronteiras disciplinares e culturais.

Quem pode se candidatar para ser um bolsista de pós-graduação em Stanford?

Atualmente, podem se candidatar graduados que concluíram sua primeira graduação a partir do ano de 2015. Ou seja, quem finalizou o curso há mais de 7 anos não pode concorrer. Portanto, quem vai aplicar em 2022 deve ter se graduado entre 2015 e 2021 e assim sucessivamente. A única exceção é para candidatos que serviram nas forças armadas após seus estudos de graduação. Nesse caso, a janela de elegibilidade é estendida por dois anos.

Quem se enquadra nessa primeira regra pode eleger qualquer curso de Mestrado ou Doutorado dos Departamentos de Medicina, Educação, Ciências Humanas e Sociais, Direito, Negócios, Artes e Engenharia da Universidade Stanford. Apenas três cursos não são elegíveis para essa bolsa (confira logo abaixo).

O programa Knight-Hennessy Scholars não tem restrições com base na idade, faculdade ou universidade, área de estudo ou aspiração de carreira. Todos os interessados são encorajados a se inscreverem. Por isso, vale reforçar que não há nenhum impedimento sobre a área de atuação ou país de origem do estudante, mas é preciso cumprir alguns critérios de elegibilidade. São eles: 

  • Admissão em Stanford para pós-graduação;
  • Proficiência em inglês;
  • Diploma de graduação;
  • Visto para ser um estudante nos EUA;
  • Passaporte e outros documentos pessoais.

Sobre a admissão em Stanford, é preciso se inscrever e ser aceito em um programa de pós-graduação de Stanford em período integral, incluindo DMA, JD, MA, MBA, MD, MFA, MPP, MS ou programas de doutorado. São quatro casos que permitem que o interessado seja um bolsista:

  1. O aluno está se inscrevendo simultaneamente no KHS e em um programa de pós-graduação em Stanford em tempo integral e começará ambos no mesmo ano;
  2. O estudante já recebeu e foi adiada a admissão em um programa de pós-graduação em Stanford em período integral e vai se inscrever no KHS, começando os dois no mesmo ano; 
  3. O estudante já cursa pós-graduação atual de Stanford e vai se inscrever para um segundo programa de pós, também iniciando o programa e a bolsa ao mesmo tempo;
  4. Ou o estudante está no primeiro ano de doutorado em Stanford e deseja ser um bolsista KHS em seu segundo ano.

Não há cotas por disciplina ou programa, mas haverá prioridade para os alunos que têm o curso de pelo menos dois anos e o recurso financeiro será ofertado por todo o período de aulas. Alguns programas de pós-graduação não são elegíveis para a bolsa. São eles: 

  • Honors Cooperative Program;
  • Mestrado em Artes Liberais;
  • Doutorado em Ciências Jurídicas.

Já quem já tem uma pós-graduação pode aplicar para ser um bolsista KNS em sua segunda pós. A única exigência é que não tenha mais de 7 anos desde a graduação. 

Como funciona o processo de inscrição da Knight-Hennessy Scholars?

É necessário realizar duas candidaturas diferentes para concorrer. A primeira é para o curso desejado em Stanford. A segunda é para o programa Knight-Hennessy Scholars. As datas limite de inscrição para cada um dos cursos não são as mesmas. Portanto, é recomendável checar essa informação antes de iniciar o seu processo de candidatura.

Documentos necessários

Durante o preenchimento do formulário para concorrer a Knight-Hennessy Scholars, o candidato precisa enviar uma série de documentos traduzidos para o inglês até o dia 12 de outubro de 2022. A data costuma variar de acordo com o ano,mas de forma geral é sempre no mês de outubro. Listamos os documentos abaixo:

  • Duas cartas de recomendação;
  • Duas cartas de motivação (uma voltada para as suas influências e a outra para a importância da bolsa na construção da sua carreira profissional);
  • Currículo;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou PTE);
  • Vídeo de apresentação de no máximo 2 minutos;
  • Resultado de teste padronizado de acordo com o curso elegido (MCAT, LSAT, GMAT ou GRE);

Esse processo se refere exclusivamente às inscrições para a bolsa. A inscrição no curso desejado acontece de forma independente, mas também é considerada pela banca avaliadora do Knight-Hennessy Scholars. Pode ser que haja algum documento extra solicitado durante a aplicação e os critérios podem variar de acordo com o programa de interesse.

Seleção

Os interessados, além do formulário, vão ser convidados a passarem um final de semana de imersão na Universidade Stanford. Também pode ser solicitado que o aluno envie um personal statement por meio de vídeo. 

Nem todos os aplicantes serão convidados para essa etapa do processo seletivo (que costuma acontecer em janeiro), e por essa razão, é imprescindível ficar de olho no e-mail e nas demais formas de contato para verificar se foi chamado para essa nova fase da seleção. 

Após todo esse processo, os estudantes escolhidos devem ser notificados do resultado dos finalistas em 25 de janeiro. Já no dia 14 de março, os bolsistas serão divulgados. 

Bolsa full-ride nos EUA(Brooke Cagle/Unsplash)

Quem são os bolsistas Knight-Hennessy Scholars?

A bolsa Knight-Hennessy Scholars é extremamente competitiva. De acordo com as informações, em seu ano inaugural, em 2016, foram recebidas mais de 3 mil inscrições para até 50 bolsas (cerca de 0,016% de taxa de aceite). Atualmente, o número de inscrições esperadas é de 10 mil para 100 bolsas.

Os dados reforçam como a bolsa é desejada pelos estudantes. Afinal, estudar em uma das três melhores universidades do mundo com tudo pago é objeto de desejo para muitos!

E para selecionar os bolsistas, o programa utiliza alguns critérios básicos. Além de cumprir os requisitos básicos e de documentação, a proposta é verificar se os candidatos estão alinhados com os valores e objetivos das bolsas Knight-Hennessy Scholars.

1. Independência de pensamento

Os recrutadores buscam pensadores visionários que sejam curiosos, de mente aberta, analíticos, ansiosos por uma perspectiva intercultural e empolgados para solucionar com ousadia e criatividade os desafios do nosso mundo. Será avalido se o aluno:

  • Demonstra capacidade intelectual e pensamento claro;
  • Comunica-se claramente com base na reflexão e introspecção;
  • Busca novos conhecimentos, perspectivas e experiências;
  • Dá sentido a circunstâncias ambíguas;
  • Gera ideias para resolver problemas.

2. Liderança com propósito

Como vimos, a ideia é formar uma aliança global de líderes. Por isso mesmo, os selecionados devem ser líderes corajosos que sejam éticos, decisivos, resilientes e  motivados a alcançar resultados e a inspirar outras pessoas. O bolsista vai precisar comprovar no seu histórico escolar e atividades extracurriculares que: 

  • Alcança resultados impactantes;
  • Enfrenta os desafios com coragem, persistência e resiliência;
  • Procura melhorar a si mesmo e aos outros;
  • Inclui e inspira outros a efetuar mudanças;
  • Toma decisões de acordo com os valores.

3. Mentalidade Cívica

Por fim, o último (mas não menos importante) critério a ser avaliado é que os bolsistas devem ser membros da comunidade colaborativos que sejam humildes, empáticos, confiáveis e apaixonados por contribuir para o bem maior. Para isso, será fundamental comprovar que: 

  • Demonstra humildade, bondade, integridade e responsabilidade;
  • Cria o hábito de servir e ajudar os outros;
  • Abraça a diferença e celebra diversas opiniões e experiências;
  • Esforça-se para tornar o nosso mundo um lugar melhor.

E para comprovar que você cumpre todos esses critérios, lembre-se de apresentar as evidências em toda a sua inscrição e, se você for convidado a participar, em sua declaração em vídeo e no final de semana de imersão. A recomendação é ser bastante aberto, para demonstrar o que você fez, quem você é agora e o que você deseja fazer no futuro.

Por que fazer mestrado ou doutorado em Stanford? 

A Universidade de Stanford tem um dos maiores campi dos Estados Unidos e, hoje em dia, é uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Foi fundada em 1885 e inaugurada seis anos depois como uma instituição privada.

Nesses mais de 100 anos de história, a Universidade Stanford se desenvolveu e ganhou uma ótima reputação. Atualmente, de acordo com o QS World University Rankings, é a segunda melhor universidade dos Estados Unidos e a terceira melhor de todo o mundo, empatada com a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ela fica atrás apenas do MIT e de Oxford.

A qualidade da instituição faz toda a diferença na hora de escolher onde estudar. Mas é preciso lembrar que, além de uma excelente universidade, Stanford também se destaca por proporcionar um ótimo networking, com laboratórios e salas de pesquisa de alta qualidade e tecnologia. 

Com certeza, uma pós-graduação no exterior tem um impacto super relevante no currículo. E essa influência fica ainda maior quando se trata de uma universidade de renome e que oferece bolsas integrais para os melhores alunos e os líderes mais dispostos a fazerem diferença na realidade atual!

Bolsa de estudos para pós-graduação(Emmanuel Ikwuegbu/Unsplash)

Quer se preparar para fazer mestrado ou doutorado no exterior? 

Se você quer saber como se preparar para conquistar sua oportunidade fora do Brasil e para concorrer a essa bolsa de estudos com tudo pago em Stanford, você precisa conhecer o M60

A nossa mentoria especializada oferece centenas de aulas e a revisão dos seus documentos. Procure o apoio de quem mais entende do processo de aplicação para estudar no exterior. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e Elaine Maciel (2022).

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

12 Set 2022

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025