BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Linha do tempo de aplicação nos EUA: quais são os prazos?

Para muitos estudantes, o processo de aplicação para uma graduação no exterior é fonte de muita ansiedade. Mas não precisa se preocupar: se você se familiarizar com esse processo e dedicar tempo suficiente para a sua preparação, com certeza vai conseguir sua carta de aceitação em uma ótima instituição.

Nesse texto, vamos mostrar todos os prazos que você precisa saber para poder estudar nos EUA. Dessa forma, você vai ter em mãos uma linha do tempo de aplicação completa, detalhando o que você deve fazer em cada ponto, desde o Ensino Médio, para garantir que envie uma boa inscrição para a faculdade.

Linha do tempo de aplicação: visão geral

Se você deseja concluir com sucesso o processo de inscrição para uma faculdade nos EUA, deve cumprir todos os prazos de aplicação e, dessa forma, ser o mais competitivo possível para o processo seletivo. No entanto, tudo começa bem antes de quando as inscrições são abertas: na verdade, você deve começar já no seu primeiro ano do Ensino Médio.

Os principais componentes da sua aplicação (que serão avaliados pela universidade) são seu GPA, suas notas no teste de proficiência e nos ENEMs americanos, suas cartas de recomendação, seu essay e suas atividades extracurriculares.

A linha do tempo de aplicação que trouxemos aqui funciona mais como uma recomendação: você pode achar que faz sentido seguir essas etapas antes ou depois das nossas sugestões. A única coisa a ter em mente é que você precisa se planejar e preparar com antecedência. Esperar até o último minuto pode afetar negativamente suas chances de ser aceito na sua faculdade dos sonhos.

1º ano do Ensino Médio

Embora você não precise pensar seriamente sobre as faculdades para as quais deseja se inscrever nessa época, os primeiros anos do Ensino Médio vão ter um peso na qualidade da sua aplicação. Suas notas vão influenciar o seu GPA e ajudar a determinar se você vai ser aceito ou não na faculdade que escolheu.

Sendo assim, preste bastante atenção nas aulas e estude muito para se sair bem nas provas e trabalhos. As faculdades seletivas querem ter certeza que você se esforçou e se destacou nas aulas ao longo dos seus anos do Ensino Médio.

Além disso, procure estar envolvido em atividades extracurriculares – elas são uma parte muito importante da sua aplicação. O estudante que se destacou na mesma atividade extracurricular durante todo o Ensino Médio é um candidato mais competitivo do que aquele que começa a fazer uma extracurricular só no terceiro ano.

Comece a estudar para o SAT ou o ACT e também para o teste de proficiência. Geralmente, você deve começar a estudar para essas provas no segundo ano, mas vale a pena já conhecê-las no começo do Ensino Médio para poder se preparar completamente.

2º ano do Ensino Médio

Começo do 2º ano

Seguindo a linha do tempo de aplicação, no começo do segundo ano você deve fazer alguns simulados do SAT ou do ACT e do teste de proficiência, para se familiarizar com a extensão e conteúdo das provas. Além disso, comece a pesquisar faculdades. Você não precisa finalizar sua lista aqui, mas, ao identificar as faculdades nas quais está interessado, você vai ter uma noção melhor do que precisa fazer para se destacar no processo seletivo. Além disso, você vai poder determinar sua “pontuação alvo” no SAT ou ACT.

Metade do 2º ano

Na metade do segundo ano, você deve fazer uma lista preliminar das faculdades para as quais deseja se inscrever. Visite os sites das universidades e use rankings para ter uma base. Ter essa lista vai te dar tempo suficiente para completar todos os requisitos da aplicação e garantir que você possa atingir sua meta de pontuação nos ENEMs americanos. Divida sua lista entre reach, target e safety schools.

Se for necessário, refaça um simulado das provas (se tiver condições, você pode até mesmo fazer os próprios testes, como uma forma de treino). Tente conseguir sua “pontuação alvo” nessa tentativa.

Por fim, você deve começar a perguntar aos professores se eles estão dispostos a escrever cartas de recomendação para você. Se você perguntar com antecedência, eles vão ter mais tempo para pensar sobre, e você pode obter recomendações melhores. Tenha em mente que muitos professores não estão acostumados com esse pedido, então você pode ter que explicar como funciona o processo!

Férias antes do 3º ano do Ensino Médio

Nas férias antes do terceiro ano, tente finalizar a sua lista de universidades. Esse não é um prazo final na linha do tempo de aplicação, mas vai te ajudar a não precisar se preocupar durante o ano letivo! Além disso, pesquise todos os requisitos do processo seletivo de cada faculdade. Dessa forma, você vai estar pronto para iniciar sua aplicação o mais rápido possível.

Se você ainda precisa fazer o SAT, ACT ou o teste de proficiência para atingir a pontuação ideal, estude bastante durante as férias. Além disso, comece a pensar e se preparar para os essays. Tenha ideias e escreva os primeiros rascunhos. Quanto mais você fizer durante as férias, menos terá que fazer durante o ano letivo.

3º ano do Ensino Médio

Muito provavelmente, o seu último ano do Ensino Médio vai ser bastante agitado. Primeiro, peça, formalmente, as cartas de recomendação aos professores. Não espere muito: eles são muito ocupados e podem não escrever uma boa recomendação de última hora.

Em seguida, dê uma aperfeiçoada nos essays. Escrever uma boa redação leva muito mais tempo do que você imagina! Mesmo que o essay não seja tão longo, escrever um realmente bom pode consumir muito tempo. Essa etapa também não tem um prazo rígido, mas o recomendado é que você termine seus essays de um a dois meses antes do prazo de aplicação. Dessa forma, você terá bastante tempo para revisar.

corpo-linha-do-tempo-de-aplicação

Normalmente, as inscrições early decision e early action devem ser feitas até 15 de novembro. Nesse caso, os ENEMs americanos e os testes de proficiência de outubro ou novembro provavelmente vão ser sua última chance de fazer as provas. Essa modalidade de aplicação libera os resultados no início de dezembro.

Para a maioria das universidades, no entanto, os prazos normais de aplicação vão até o dia 1º de janeiro (porém outras, mais populares, têm um prazo menor). Por exemplo, o prazo para as inscrições para a Universidade da Califórnia é no final de novembro. Sendo assim, é preciso que você esteja ciente do deadline de todas as faculdades na sua lista.

Quando o prazo chegar, certifique-se de ter enviado todos os componentes da sua aplicação. Faça um checklist para cada universidade da sua lista. Por sorte, muitas delas usam a Common App ou a Coalition App, que auxilia bastante no processo de inscrição.

Aqui, se você ainda precisa fazer o SAT, ACT ou teste de proficiência, estude bastante e faça as provas a tempo para que possa enviar sua pontuação para as faculdades. Para a maioria delas, os testes aplicados em dezembro são sua última oportunidade, mas algumas permitem que você envie as pontuações de janeiro ou fevereiro.

Se você precisar de ajuda financeira, comece a se preparar para solicitar uma bolsa. Cada faculdade tem seus próprios requisitos para a distribuição de auxílio financeiro. Verifique no site da universidade que você pretende estudar quais são esses requisitos e os prazos.

Depois do 3º ano do Ensino Médio

Chegamos – quase – ao fim da nossa linha do tempo de aplicação. Você vai receber os resultados da Regular Decision no final de março ou início de abril. Caso você seja aceito por mais de uma universidade, pesquise um pouco mais sobre cada uma delas, para poder escolher a melhor para você. Se você se inscreveu para receber ajuda financeira, as faculdades que te aceitarem vão informar se você foi selecionado ou não para os auxílios logo após informar o seu aceite.

Você pode usar as bolsas disponíveis para determinar em qual faculdade vai se matricular. Normalmente, você deve decidir em qual universidade vai estudar até o dia 1º de maio.

Universidade do Intercâmbio

Com essa linha do tempo de aplicação fica fácil de se preparar, não é? Mas sabe como fica ainda mais fácil? Com o apoio da nossa mentoria especializada! Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados. Nossas vagas são limitadas, então não perca tempo!

 

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

19 Abr 2021

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025