A série The Witcher, da Netflix, é um fenômeno, tendo se tornado uma das produções mais assistidas da plataforma em sua primeira e segunda temporadas. Se você já assistiu à história do bruxo Geralt de Rivia, deve ter reparado nos belos cenários da série. Mas você sabe onde The Witcher foi gravada? E que lugares da vida real inspiraram as localizações da saga? Descobra aqui os lugares da série The Witcher para visitar! 

Onde foi gravada a série The Witcher?

Como uma boa fantasia, The Witcher se passa em um mundo inventado chamado de O Continente. Há mais de mil anos o fenômeno da Conjunção das Esferas permitiu que criaturas de outro mundo povoassem esse mundo. Foi assim que essa terra acabou sendo habitada por humanos, anões, elfos e monstros.

via GIPHY

Apesar de se passar em um mundo imaginado, o Continente tem muitas similaridades com a nossa Terra. Tanto as histórias e lendas se repetem como alguns lugares tem claras inspirações na Europa medieval. 

Mesmo que o mundo de The Witcher não exista na vida real, a Netflix usou vários pontos da Europa para gravar a série. Da Península Ibérica até o Leste Europeu, existem locações de The Witcher que valem muito a pena conhecer. Estão nesta lista:

Kiscelli Museum (Hungria) - Castelo de Aretusa

Aretusa é uma das localizações mais importantes da série The Witcher. É para lá que Yennefer de Vengerberg vai quando a reitora Tissaia de Vries a compra da sua família. Nos livros e na série da Netflix, Aretusa é a escola de magia para as mulheres capazes de controlar o Caos.

A cena do baile em Aretusa foi gravada no Kiscelli Museum (Foto: Christo/Wikimedia Commons)

Na ficção, a Castelo de Aretusa fica na Ilha de Thanedd, ao norte de Cintra. Mas, na vida real, o castelo fica na capital da Hungria, Budapeste. Originalmente, o Museu Kiscelli era um monastério, criado no século XVIII. Porém, o prédio passou por uma reforma e hoje faz parte da Galeria Municipal de Arte de Budapeste.

Budapeste: o que fazer na cidade onde se passa Viúva Negra

Cenas importantes da escola de magia de Aretusa foram gravadas no Kiscelli Museum. Um exemplo é o baile que revela o novo visual de Yennefer na primeira temporada. Porém, a parte externa do castelo foi toda feita digitalmente em cima da ilha de La Palma, na Espanha.

Florestas em La Palma (Espanha) - Floresta de Brokilon

A Espanha é um cenários mais recorrentes na série de The Witcher. A região de La Palma, nas Ilhas Canárias, é muito utilizada pela série. Uma das cenas mais marcantes que se passam lá é chegada de Ciri à Floresta Brokilon.

via GIPHY

Na história de The Witcher, essa é uma floresta povoada apenas pelas Dríades. Durante a primeira temporada, Ciri entra na floresta com Dara, seu amigo elfo. As guerreiras de Brokilon oferecem abrigo aos dois, mas a princesa de Cintra decide ir embora da floresta.

Cenas da floresta de Brokilon foram gravadas em Cubo de la Galga, em La Palma (Foto: Vaikra.Ana/Wikimedia Commons)

Apesar de não ter aparecido na segunda temporada de The Witcher, é bem provável que Brokilon volte a ser cenário da série. No livro “Tempo do Desprezo”, em que será baseada a terceira temporada, Geralt passa algum tempo nesta floresta.

5 pontos turísticos da Espanha que você precisa conhecer

Enquanto isso, você pode visitar onde as cenas foram gravadas na vida real. Um destes lugares é o Cubo de la Galga.  O local é uma trilha popular na Espanha para fazer caminhadas e fica aberto diariamente entre às 9 e às 16 horas.

Ilhas Canárias (Espanha) - Visões da Ciri

Grande parte da primeira temporada de The Witcher foi filmada na Espanha, em especial nas Ilhas Canárias. O encontro de Yennefer e Geralt com o dragão dourado, por exemplo, foi filmado no Roque de los Muchachos.

via GIPHY

É também nas Ilhas que Yennefer tanta salvar a rainha e sua filha do assassino enviado pelo rei de Aederin. E elas também são o palco do primeiro encontro entre Jaskier e Geralt. Ou seja, lá é o Vale Abundante mencionado por Jaskier em “Toss a Coin to Your Witcher”.

Porém, a cena mais marcante filmada nas Ilhas Canárias são as visões de Ciri. O deserto que a princesa de Cintra vai parar em uma de suas visões é, na verdade, a Duna Natural da Reserva de Maspalomas, uma importante atração turística local.

As Dunas da Reserva de Maspalomas foi cenário das visões da Ciri (Foto: El Coleccionista de Instantes Fotografía & Video/Flickr)

Castelo de Ogrodzieniec (Polônia) - Sodden 

Sem dúvidas, um dos episódios mais empolgantes de The Witcher é a batalha de Sodden, a season finale da primeira temporada. Na história, alguns dos magos da Irmandade dos Feiticeiros se unem para frear o avanço de Nilfigard para o Norte.

É em Sodden que podemos ver a extensão dos poderes de Yennefer. Por isso, mesmo o cenário também teria que ser imponente. A locação escolhida foi o Castelo de Ogrodzienciec, localizado a cerca de 40 quilômetros de Cracóvia, no sul da Polônia.

Castelo de Ogrodzieniec foi palco da batalha de Sodden (Foto: PxHere)

A escolha não poderia ser mais adequada. Além de ser na terra natal do autor da história, Andrzej Sapkowski, o castelo tem fama de ser amaldiçoado. Dizem que o antigo dono se transformou em um cachorro preto que ronda o lugar. Seria um bom trabalho para Geralt!

Abadia das Fontes (Reino Unido) - Memorial de Sodden

Com a pandemia de Covid-19 todas as gravações da segunda temporada de The Witcher tiveram que ser feitas no Reino Unido. Muitas delas foram gravadas em estúdios fechados, mas ainda sobrou espaço para locais memoráveis que podemos visitar.

Um desses lugares é a Abadia das Fontes, onde foi gravada a cena do Memorial de Sodden. Lá, todos os magos da Irmandade e reis dos Reinos do Norte se reúnem para homenagear os magos que morreram na batalha e ver a execução de Cahir, o general de Nilfgard que caçou a Ciri na primeira temporada.

Game of Thrones: onde vai ser gravada a série dos Targaryen

Na realidade, a Abadia das Fontes, localizada no Reino Unido, foi um mosteiro católico ainda no século XII. O mosteiro foi fechado no século XVI e hoje a construção está em ruínas. Porém, ainda assim, ela é considerada um dos mosteiros mais bem preservados do período.

A Abadia das Fontes foi cenário de uma cena importante da 2.ª temporada de The Witcher (Foto: John Illingworth/Wikimedia Commons)

Que lugares inspiraram a história de The Witcher?

Mesmo que não tenham aparecido na série (ainda) alguns lugares da vida real também inspiraram o autor Andrzej Sapkowski, criador da história de The Witcher. Um dos exemplos mais famosos é a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Na segunda temporada da série, Yennefer e Jaskier se encontram na cidade de Oxenfurt. Nesse lugar fica a Universidade de Oxenfurt, de onde saem os maiores pensadores e poetas do Continente, assim como acontece com Oxford. A história da universidade por si só daria uma série a parte. Venha conhecer mais sobre ela clicando aqui!