A segurança é um critério básico quando escolhemos um destino de viagem ou um novo lugar para chamar casa. E o Reino Unido tem sido avaliado como seguro em diversos estudos e rankings. Para se ter uma ideia, foi classificado em 33.º dentre 163 países no Global Peace Index (GPI) 2021 (o Brasil ficou em 128.º no mesmo estudo de paz).
Para que você aproveite ainda mais sua estadia no Reino Unido, listamos os 10 lugares mais seguros para se morar na Terra da Rainha. Confira!
Os lugares mais seguros para se viver no Reino Unido
A lista a seguir é baseada na ocorrência de crimes (número de casos a cada mil habitantes) e foi desenvolvida pela HomeViews. Essa é uma plataforma que fornece análises residenciais dos empreendimentos habitacionais do Reino Unido.
E para chegar ao ranking dos locais mais seguros, foram utilizados os dados do Escritório de Estatísticas Nacionais da Inglaterra e País de Gales; do Governo Escocês sobre os crimes registrados na Escócia e também do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte entre 2020 e 2021. A pesquisa também levou em conta os níveis de gravidade e violência do crime.
10 condados e distritos do Reino Unido com menores taxas de criminalidade
10. Cúmbria
65,62 crimes por 1.000 pessoas
Localizado ao norte da Inglaterra, fazendo fronteira com a Escócia, Cúmbria é um condado dominado pela beleza natural e é lar para quase 500 mil pessoas. A sua capital é Carlisle.
As áreas verdes se destacam por lá, desde o Parque Nacional de Yorkshire Dales, até o famoso Parque Nacional de Lake District. O ambiente é considerado tranquilo e pacífico, por isso, é um dos lugares mais seguros do Reino Unido.
9. West Mercia
65,31 crimes por 1.000 pessoas
West Mercia é a região que combina Herefordshire, Shropshire, Telford & Wrekin e Worcestershire, todas no oeste da Inglaterra. Essa área conta com a mesma força policial e tem apresentado ótimos números.
Atualmente por lá, segundo o estudo, é possível encontrar uma combinação de sólidas perspectivas de emprego, acesso a excelentes escolas e beleza natural.
8. Devon e Cornwall
56,29 crimes por 1.000 pessoas
Devon e Cornwall são dois condados ao sudoeste da Inglaterra. Ambos são muito procurados por turistas todos os anos e, juntos, eles contam com mais de 1 milhão e 300 mil moradores.
Devon e Cornwall apresentam características impressionantes, com uma beleza costeira e várias praias para surf. Os habitantes locais costumam ser bastante acolhedores e as baixas taxas de criminalidade da área são um grande diferencial da região.
7. Surrey
53,91 crimes por 1.000 pessoas
Surrey fica ao sul da área metropolitana de Londres e conta com um elevado nível de oportunidades de emprego, acessibilidade e desenvolvimento. Dentre as empresas que têm filiais por lá, podemos destacar Toshiba, Philips e Samsung. Tudo isso, com certeza, ajuda a torná-lo um lugar seguro e bom para se viver.
Esse condado tem muitas belezas naturais e castelos históricos. Apesar da área de 1.663 quilômetros quadrados e uma população de 1,2 milhão de pessoas, Surrey tem um clima de “cidade de interior”.
6. North Yorkshire
52,73 crimes por 1.000 pessoas
Espalhado por 8.608 km², North Yorkshire é um condado enorme: é o maior, em área, de toda a Inglaterra. Apesar do grande tamanho, a região tem um espírito de vizinhança elevado — o que colabora para manter as taxas criminais baixas.
Yorkshire possui muitas indústrias em constante desenvolvimento, devido ao grande número de exportações dos produtos locais, já a sua principal atividade econômica é a agricultura. E não podemos esquecer que a localidade abriga a renomada University of York.
5. Wiltshire
52,17 crimes por 1.000 pessoas
Escondido no meio de um triângulo aproximado de Bristol, Oxford e Southampton, Wiltshire é um condado do Sudoeste da Inglaterra. Verde, charmoso e cheio de história.
Wiltshire é famosa por seu presunto, seus cavalos brancos e, acima de tudo, por seus muitos monumentos pré-históricos. Stonehenge é um excelente exemplo de tudo que se pode conhecer por lá!
4. Aberdeen
51,27 crimes por 1.000 pessoas
Aberdeen foi nomeada a cidade mais segura da Escócia e a quarta mais segura da Grã-Bretanha, de acordo com a pesquisa e também com outro estudo, desenvolvido pela empresa de finanças pessoais Provident Personal Credit.
Essa é uma cidade portuária no nordeste da Escócia, e é uma maravilha arquitetônica e histórica.
3. Ards e North Down
37,23 crimes por 1.000 pessoas
Ards e North Down é um distrito governamental na Irlanda do Norte, a leste da capital, Belfast. É uma bela parte do país, desfrutando de mais de 180 quilômetros de costa.
Também chama atenção os castelos em ruínas, poços, abadias e fortes militares! Isso, combinado à alta segurança, fazem com que seja um atrativo para turistas e novos moradores.
2. East Renfrewshire
22,54 crimes por 1.000 pessoas
East Renfrewshire é uma das 32 áreas administrativas da Escócia, situada a sudoeste de Glasgow. Esta área pequena é, em grande parte, rural, sendo constituída de pequenas empresas.
Uma curiosidade é que, por lá, foi inaugurada, recentemente, uma nova escultura em homenagem à contribuição de Thomas Donohoe, originalmente de Busby, East Renfrewshire, e que se tornou um dos pioneiros do futebol no Brasil em 1894.
1. Ilhas Shetland
19,76 crimes por 1.000 pessoas
As ilhas Shetland são um arquipélago escocês e o ponto mais setentrional do Reino Unido. É composto por 100 ilhas, sendo que 15 delas são habitadas e possuem o índice mais baixo de criminalidade do Reino Unido.
E apesar do baixo número de crimes, as ilhas serviram de cenário e inspiração para a série de mesmo nome (Shetland) da BBC. Foram 6 temporadas de uma série de drama policial ambientado nas ilhas! Mas não se preocupe: na realidade, é um lugar bastante pacífico.
Como escolher seu destino no Reino Unido?
Claro que a segurança é peça chave na hora de escolher seu destino de intercâmbio. E apesar desses condados e áreas terem números ainda mais baixos, o Reino Unido, de forma geral, apresenta bons índices de segurança!
E se você quer estudar, morar ou passar uma temporada no Reino Unido, conte com a nossa mentoria especializada! São cerca de 50 mentores que vão te ajudar a conquistar sua oportunidade internacional. Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!