Desde pequena, ela sonhava em cruzar fronteiras. Com o incentivo dos pais e uma curiosidade genuína por outras culturas, o desejo de estudar fora do Brasil se transformou em um objetivo de vida — e agora está mais próximo do que nunca.
Hoje, você vai descobrir como a Maria Clara, mentorada da Escola M60, conquistou não uma, mas três aprovações em universidades americanas renomadas, com bolsas de até US$ 26 mil!
Neste bate-papo, ela compartilha os bastidores do processo, os desafios da preparação e como sua rede de apoio fez toda a diferença para transformar esse sonho em realidade!
Como você descobriu que queria fazer intercâmbio e o que te levou a ter esse sonho?
Esse sempre foi um sonho que cultivei desde muito pequena! Costumo dizer que foi algo que eu e meus pais sonhamos juntos, porque tenho memórias muito vivas deles plantando essa ideia na minha mente. Desde os meus 8 ou 9 anos, lembro de ouvir deles palavras que me inspiravam a olhar além das fronteiras, a enxergar um mundo cheio de oportunidades que valiam a pena ser exploradas. Eles me incentivavam a deixar que meus sonhos me guiassem e sempre reforçavam a importância dos estudos como um caminho para alcançar grandes conquistas!
Com o tempo, esse sonho deixou de ser apenas uma ideia distante e começou a se tornar um objetivo cada vez mais real. Percebi que estudar fora não era apenas sobre mudar de país, mas sobre expandir horizontes, mergulhar em novas culturas e desafiar a mim mesma de maneiras que eu jamais poderia dentro das fronteiras brasileiras. A possibilidade de ter acesso a uma educação de excelência, de conhecer pessoas com experiências de vida tão diversas e de me aprofundar nas áreas que mais me fascinam, em um país que reconhece a excelência da área que desejo seguir (Political Science), fez com que esse desejo só crescesse ao longo dos anos.
Qual oportunidade internacional você conquistou? Aproveite para contar mais sobre o programa!
Tive a honra de ser aceita em três universidades americanas! Para cursar minha graduação na área de Ciências Políticas, que é o caminho que desejo seguir com foco em pesquisa.
Fui aprovada na Colorado State University com uma bolsa parcial de $12.000, na Stetson University com uma bolsa de $24.000 e na Bryant University, onde recebi uma bolsa de $17.000, além de um bônus de liderança de $2.000.
Essas conquistas representam não apenas um grande passo acadêmico, mas também o reconhecimento da minha dedicação ao longo dos últimos anos. Sempre fui apaixonada por entender o comportamento político e suas interseções com a sociedade, e estudar no exterior me permitirá aprofundar essas pesquisas em um ambiente acadêmico de excelência, com acesso a recursos e oportunidades também. Agora, estou analisando cuidadosamente qual dessas universidades se alinha melhor com meus objetivos acadêmicos e profissionais para dar o próximo passo rumo ao meu sonho de atuar em pesquisa na área de comunicação política e comportamental.
Como foi a sua jornada de preparação? Quanto tempo durou e como você se organizou durante esse período?
Minha preparação para estudar no exterior durou cerca de um ano, e foi, sem dúvida, um dos períodos mais intensos e desafiadores da minha vida. Sempre acompanhei o Matheus Tomoto, mas só consegui entrar na sua mentoria em fevereiro de 2024. Por muitas vezes, senti que estava atrasada, que talvez não fosse dar tempo. Mas tive uma rede de apoio incrível, que me ajudou a seguir em frente e a fazer minha aplicação com os recursos que eu tinha — e, no fim, tudo deu muito certo.
Além da pressão natural desse processo, ainda precisei conciliar tudo com o meu último ano do ensino médio. Foi um equilíbrio difícil entre provas, vestibulares, estudos para o SAT e TOEFL, escrita das redações e o fortalecimento do meu perfil extracurricular. Houve dias em que parecia impossível dar conta de tudo, mas cada pequeno passo me lembrava do porquê eu queria tanto isso.
Olhar para trás agora e ver que fui aprovada em três universidades americanas me faz perceber algo importante: muitas vezes, nossos feitos são maiores do que imaginamos. Durante a jornada, é fácil duvidar de si mesma, achar que não está fazendo o suficiente. Mas essa experiência me ensinou que, mesmo quando nos sentimos atrasados ou inseguros, nosso esforço pode nos levar a lugares incríveis!
Como você acha que a Escola M60 te ajudou nesses processos de preparação e conquista?
A Escola M60 teve um papel essencial na minha preparação e na conquista das minhas aprovações. Além de oferecer um conteúdo riquíssimo sobre o processo de application, o que mais fez a diferença para mim foi o apoio dos mentores, que sempre foram extremamente solícitos e prestativos.
Tive muitas dúvidas ao longo da jornada, desde questões pequenas até decisões grandes e complexas, e em todos esses momentos os mentores estavam lá para me ajudar. Sempre que precisei de orientação, recebi respostas detalhadas, dicas valiosas e um suporte que fez toda a diferença na minha organização e confiança.
Além disso, a M60 me proporcionou uma rede de apoio que me ajudou a entender que, mesmo quando eu sentia que estava atrasada ou em desvantagem, era possível alcançar esse sonho!
Quais as suas expectativas para o futuro com relação a essa experiência?
Essa experiência representa um passo essencial para o futuro que venho construindo há anos. Ainda não fui para o exterior, mas estou ansiosa para viver essa nova fase e aproveitar ao máximo tudo o que ela pode me proporcionar!
Espero que essa oportunidade me permita mergulhar profundamente nos estudos que amo, explorar novas perspectivas dentro da Ciência Política e da análise comportamental, e desenvolver pesquisas que possam gerar impacto real. Mais do que isso, quero construir conexões, aprender com pessoas de diferentes culturas e expandir meus horizontes de maneiras que talvez eu nem consiga prever agora.
Além disso, acredito que estudar fora vai me proporcionar vivências culturais únicas, que vão além da sala de aula. Quero construir laços, trocar experiências e me desafiar a sair da minha zona de conforto. Essa é uma jornada que pode abrir portas para outras oportunidades internacionais, e meu objetivo é continuar buscando novos caminhos, sempre com a missão de impactar positivamente a sociedade por meio do conhecimento e da pesquisa!
Acompanhe a Maria Clara nas redes:
-
Instagram @mariaclararmg
-
TikTok @mariaclararmg_
É a sua vez de conquistar o mundo com a Escola M60!
Assim como a Maria Clara e milhares de outros brasileiros, você também pode construir sua trajetória internacional com o suporte certo. A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.
Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.
Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil*.
Eu quero me preparar com a M60
*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.