O sonho de muitos jovens hoje em dia é conseguir se tornar o próprio patrão. Segundo uma pesquisa divulgada pela IstoÉ Dinheiro, 60% dos jovens de classes A, B e C de até 30 anos querem se tornar empreendedores e 24% já têm seus próprios negócios. Se você também sonha em ter sua própria empresa, venha se inspirar com essa lista dos maiores empreendedores do mundo!
Quem são os maiores empreendedores do mundo?
Não tem como pensar em empreendedorismo sem pensar nos Estados Unidos. Por lá existe uma cultura muito forte que incentiva o desenvolvimento do próprio negócio. Por isso, a maioria dos nomes que você vai ver por aqui são de estadunidenses que tiveram uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios, mas a verdade é que pessoas de todas as nacionalidades e origens conseguem ser empreendedoras incríveis!
1. Bill Gates
Bill Gates é um dos cinco homens mais ricos do mundo. Seu patrimônio estimado é de 129,7 bilhões de dólares. Essa quantia poderia ser ainda maior, não fosse seu divórcio e as generosas doações para a caridade. Gates é mais conhecido por ser o proprietário da Microsoft e o desenvolvedor responsável pelo principal sistema operacional de computadores do mundo: o Windows.
Quem vê Bill Gates hoje pode pensar que ele sempre foi rico, mas este não é o caso. William Henry Gates III nasceu em 1955 em Seattle. Seu pai era um advogado e sua mãe trabalhou em bancos e como professora universitária. Isso permitiu que ele e suas irmãs estudassem em boas escolas, mas sua família era de classe média.
5 livros indicados por Bill Gates para a quarentena
Aos 17 anos, Bill Gates e seu amigo Paul Allen criaram a empresa Traf-o-Data que acabou fracassando pelo preconceito com a idade de seus donos. Mas os dois não desistiram de ter seu próprio negócio. Durante seu tempo estudando Matemática e Direito em Harvard, Gates e Allen desenvolveram o Windows. Eles abandonaram a faculdade para se dedicar à sua empresa que hoje é uma das maiores do mundo, segundo a Forbes.
2. Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, é uma das estilistas mais famosas da história. A revista Times incluiu a estilista como uma das pessoas mais influentes do século XX. Mas até chegar a esse ponto, Chanel teve que superar muitos desafios.
Ela nasceu em um hospital de caridade em Samour, no interior da França, em 1883. Seus pais eram pobres e trabalhavam como lavadeira e vendedor de rua. Ela morava com os pais em uma pensão até a morte de sua mãe, quando Coco tinha 12 anos. A partir daí seu pai a colocou em um internato católico, onde ela morou até se formar.
Aos 18 anos, Chanel começou a trabalhar como costureira em um ateliê e a cantar em um bar durante a noite. Foi assim que ela conheceu seu primeiro namorado que a apresentou ao milionário Arthur Capel. Foi ele que a ajudou a sair do ateliê e fundar sua primeira loja de chapéus, que foi um grande sucesso. Mais tarde, ela vendeu a loja e abriu seu próprio ateliê, tornando Chanel um dos nomes mais reconhecidos do mundo da moda.
3. Joy Mangano
Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar desta empreendedora. Porém, a história de Joy Mangano é tão incrível que até serviu de inspiração para o filme Joy, estrelado por Jennifer Lawrence. Além disso, você provavelmente já viu a invenção dela nas prateleiras dos supermercados: o esfregão mágico.
Joy começou a fazer suas invenções desde cedo. Ainda adolescente ela inventou uma coleira fluorescente para animais. Durante a faculdade, ela estudou Administração e Negócios na Universidade Pace, mas não conseguiu trabalhar na área.
Em 1990, Joy inventou um esfregão que torcia o pano sozinho. Ela gastou todas as suas economias e pediu a seus amigos e familiares para investirem em seu projeto. Inicialmente ela fez mil esfregões, que venderam lentamente. Até que ela conseguiu apresentar seu produto na TV, vendendo 18 mil unidades em menos de meia hora!
Joy Mangano é dona da Ingenious Designs e já registrou mais de cem patentes por suas invenções. Seu sucesso na TV também deu a ela a oportunidade de participar de alguns programas de TV. Segundo a Forbes, a fortuna de Joy ultrapassa a marca de um bilhão de dólares.
4. Madam C.J. Walker
Outra mulher inspiradora é Madam C.J. Walker. A história de como ela desenvolveu sua indústria de cosméticos foi a inspiração para a minissérie da Netflix que leva o seu nome. Mas, se você ainda não sabe quem ela é, Madam C.J. Walker foi a primeira mulher a se tornar milionária nos Estados Unidos.
O nome de nascença da Madam C.J. Walker era Sarah Breedlove. Ela foi a primeira entre seus irmãos que nasceu em liberdade. Mesmo assim, teve que começar a trabalhar desde criança como empregada doméstica.
Mais tarde, Sarah começou a trabalhar como agente de vendas de Annie Malone, que produzia produtos para cabelos afros. Foi assim que Sarah começou a desenvolver seu próprio produto e se tornou uma das maiores concorrentes de sua ex-patroa.
5. Walt Disney
A Disney é, hoje, uma das marcas mais valiosas dos Estados Unidos. Todo mundo já teve contato com algum dos inúmeros produtos midiáticos da empresa, seja na infância ou na vida adulta. Mas quem vê todo esse império, não pensa que a origem de seus fundadores, Roy e Walt Disney foi bastante humilde.
Os meninos Disney também começaram a trabalhar desde crianças. Aos 10 anos, Walt Disney entregava jornais duas vezes por dia, antes e depois da escola. Durante o ensino médio ele fez um curso de Belas Artes.
Trabalhar na Disney: como funciona o Cultural Exchange Program
Depois de ter servido como motorista de ambulância da Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial, Disney trabalhou em uma companhia de anúncios animados. Pouco tempo depois, Walt Disney abriu sua primeira empresa para produzir animações, mas ela faliu.
No mesmo ano, os irmãos Roy e Walt se mudaram para Hollywood e fundaram uma nova empresa, a Disney Brothers’ Cartoon Studio, que mais tarde se tornou a Walt Disney Studios. Desta vez a empresa deslanchou e os irmãos investiram em outros ramos, como os parques de diversão e também em educação. Eles criaram uma das melhores escolas de animação do mundo, a CalArts.
Como ser um empreendedor?
Se tornar um dos maiores empreendedores do mundo exige muito talento e dedicação. Se você quer trilhar esse caminho existe uma coisa que pode fazer toda a diferença: conhecimento. E a melhor maneira de aprender sobre empreendedorismo é fazendo um curso em uma escola de Negócios. Mas não dá para estudar em qualquer lugar, né? Então vem conhecer quais são os melhores lugares para estudar negócios clicando aqui.