Os parques de diversão são um ótimo destino para pessoas de todas as idades. Não é à toa que esses lugares recebem milhões de visitantes todos os anos. Se você é uma dessas pessoas que adora essas atrações, preste atenção neste post. Aqui, você vai ficar sabendo quais são os maiores parques de diversão do mundo, assim, vai ficar mais fácil decidir qual vai ser o seu próximo destino!

Quais são os maiores parques de diversão do mundo?

Todos os anos a Themed Entertainment Association (THE) realiza o Theme Index, que mede o índice de visitação em parques temáticos, parques aquáticos e museus. A pesquisa mais recente é de 2020, com dados de 2019. Mas, como o ano passado foi impactado pelos efeitos da pandemia no mundo, ele não seria uma boa referência, já que a grande maioria dos parques ficaram fechados por boa parte do ano.

Aqui, nós separamos os cinco principais parques em número de visitantes individuais. Ou seja, os parques do Walt Disney World Resort não foram agrupados em um único bloco e são tratados individualmente. Segundo o censo da Theme, os maiores parques de diversão do mundo são:

1 - Magic Kingdom (Flórida - EUA)

O Magic Kingdom é o mais antigo dos quatro parques do Walt Disney World Resort, além de o mais visitado. Em 2019, quase 21 milhões de pessoas visitaram o parque, mais do que o dobro de visitantes do Museu do Louvre, o mais visitado do mundo.

O parque foi fundado em 1971 e é o lar do Castelo da Cinderela, que serve de logo para os estúdios Disney. Apesar de ter sido idealizado pelo próprio Walt Disney, ele morreu antes de ver o projeto sair do papel. As construções do parque começaram em 1967 e o empresário morreu em 1966. Com a morte do irmão, foi Roy Disney que deu prosseguimento aos projetos.

O Magic Kingdom é dividido em seis áreas: a Rua Principal, a Adventureland, a Frontierland, a Liberty Square, a Fantasyland e a Tomorrowland. Cada uma dessas áreas conta com diversas atrações, como montanhas russas, espaços para apresentação dos personagens da Disney e lojas.

Uma curiosidade é que o filme Piratas do Caribe, estrelado por Johnny Depp, foi baseado em uma das atrações do Magic Kingdom. O Piratas do Caribe original conta com bonecos do tipo animatronics e fica na Adventureland. Já a maioria das atrações das princesas Disney ficam na Fantasyland.

A atração do Magic Kingdom inspirou o filme Piratas do Caribe (foto: Wally Gobetz/Flickr)

2 - Disneyland Park (Califórnia - EUA)

Ainda que o Magic Kingdom e o Disney World Resort sejam as atrações da Disney mais famosas, os parques da Flórida não foram os primeiros feitos pelo estúdio do Mickey. Na verdade, este título pertence à Disneyland ou Disneylândia, fundada e projetada pelo próprio Walt Disney em 1955.

A ideia inicial era fazer a atração perto dos estúdios Disney, mas o lugar não era grande o suficiente. Então o empresário chamou um especialista para determinar onde deveria ser o parque e acabou se decidindo por Anaheim, na região metropolitana de Los Angeles, na Califórnia.

Por muitos anos o Disneyland Park se chamou apenas Disneyland, mas teve que trocar de nome quando o parque virou um grande resort com várias outras atrações. Assim, o Parque da Disneylândia é, hoje, apenas um dos muitos pontos para se visitar no Disneyland Resort. Mesmo assim, ele é o segundo mais visitado do mundo. Em 2018 e, novamente, em 2019 18.666.000 pessoas passaram por lá.

(foto: Kevin Nguyen-Tu/Flickr)

3 - Disneyland Tóquio (Chiba - Japão)

Apesar do nome Disneyland Tóquio, este parque não pertence à Walt Disney Company nem fica na cidade de Tóquio e sim na cidade de Urayasu, próxima à capital. Ele pertence à The Oriental Land Company, que licencia os produtos e personagens da Disney. Por isso, ele pode ser considerado o primeiro parque Disney fora dos Estados Unidos.

A Disneylândia japonesa foi fundada em 1983 e conta com sete áreas, sendo que a maioria delas repete as atrações encontradas no Magic Kingdom e na Disneyland original. Mesmo assim, 17.910.000 pessoas visitaram o parque em 2019, um número próximo da versão californiana do parque.

(foto: Rob Young/Wikimedia Commons)

4 - DisneySea Tóquio (Chiba - Japão)

Assim como a Disneyland Tóquio, o parque DisneySea está localizado no Disneyland Tóquio Resort e pertence ao grupo Oriental Land Company. Esses dois parques são os únicos a usar a temática do estúdio do Mickey sem de fato pertencer à empresa.

O DisneySea foi fundado em 2001. Com menos de um ano de sua abertura, o parque já havia ultrapassado a marca dos 10 milhões de visitantes. Segundo os dados da Theme Index, 14.650.000 de pessoas visitaram o parque em 2019, um número praticamente idêntico ao de 2018.

Um dos diferenciais do DisneySea é que ele foi pensado para um público adulto, com atrações e shows diferenciados. Parte das construções foram inspiradas na cidade de Veneza, na Itália. Um exemplo de atração famosa é a Mysterious Island, baseada nas histórias do escritor francês Júlio Verne.

(foto: J. Miers/Wikimedia Commons)

5 - Universal Studios Japão (Osaka, Japão)

Outro estúdio estadunidense que marca presença entre os maiores parques de diversão do mundo é a Universal. Embora não pertença de fato ao grupo NBCUniversal o parque japonês pode usar os temas das atrações usadas no Universal Orlando Resort, como o mundo de Harry Potter.

Porém, a versão japonesa é bem melhor sucedida que a americana, tendo conquistado 14.500.000 visitantes em 2019, um número superior ao do Universal Studios Florida, que não passou a marca de 11 milhões de visitantes, mesmo tendo crescido 2% com relação aos dados de 2018.

(foto: Jeremy Thompson/Flickr)

Qual o melhor país para visitar parques de diversão?

Se você gosta de parques de diversão, pode colocar alguns países na sua lista de destinos imperdíveis. Segundo a lista Theme Index, as nações com maior número de parques entre os mais visitados do mundo são:

  1. Estados Unidos (9 parques entre os 25 maiores, sendo 4 no Walt Disney World);
  2. Japão (4 dos 25 maiores parques do mundo);
  3. China (4 dos 25 maiores parques do mundo);
  4. Hong Kong (2 dos 25 maiores parques do mundo);
  5. Coreia do Sul (2 dos 25 maiores parques do mundo);
  6. França (2 dos 25 maiores parques do mundo);
  7. Alemanha (1 dos 25 maiores parques do mundo);
  8. Países Baixos (1 dos 25 maiores parques do mundo).

Com isso, os Estados Unidos e a Ásia são os melhores lugares para visitar se você é apaixonado por parques de diversão. Uma curiosidade é que 12 dos maiores parques do mundo tem temática do grupo Disney que é o maior do setor. No total, 155.991.000 visitantes estiveram em um dos parques pertencentes ao grupo no ano de 2019, uma queda de 0,8% quando comparado aos números de 2018.

Trabalhar na Disney: como funciona o Cultural Exchange Program?

Intercâmbio com a UDI

Como você viu, os maiores parques de diversão do mundo pertencem à Disney, né? Você sabia que é possível fazer um intercâmbio para os parques da Disney e ainda receber por isso? Quer se preparar para uma oportunidade assim? Então conte com a ajuda da mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!