BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Medicina no Paraguai: vale a pena?

O curso de Medicina no Brasil é extremamente concorrido, tanto nas universidades públicas quanto particulares. Além disso, quem opta pelas faculdades privadas, precisa desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. Por isso, ir fazer medicina no Paraguai é uma escolha bastante popular. Mas será que vale a pena? É isso que você descobre aqui!

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer medicina no Paraguai?

Segundo um levantamento feito pelo Itamaraty, cerca de 65 mil brasileiros estudam Medicina no Paraguai, Bolívia ou Argentina. Esse número representa um terço dos estudantes deste curso nas universidades do Brasil.

Apesar de ser uma opção comum, é preciso pesar as vantagens e desvantagens antes de escolher ir para o Paraguai estudar Medicina. Os principais pontos que você deve levar em consideração são:

Vantagens

Com dezenas de milhares de brasileiros fazendo medicina no Paraguai, o nosso país vizinho tem que ter algumas vantagens, certo? De fato, quando comparado a outros países, os paraguaios saem na frente nos seguintes aspectos:

1. Os cursos são mais baratos que no Brasil

O maior atrativo de estudar no Paraguai são os valores cobrados pelas universidades locais. Enquanto no Brasil é raro encontrar cursos de medicina com mensalidades inferiores a 5 mil reais, por lá você pode pagar seu curso com menos de um salário mínimo brasileiro por mês.

Os valores variam muito conforme o tipo de instituição que você deseja frequentar. As universidades particulares podem cobrar preços maiores que as universidades públicas. No caso da Universidade Nacional de Assunção (UNA), a melhor do país, os valores são cobrados por semestre.

via GIPHY

Por lá, segundo os últimos valores divulgados, é preciso pagar uma taxa de matrícula (que pode ser paga em até cinco parcelas) e outras taxas para o uso de serviços da universidade e realização de provas. No total, um estudante de Medicina tem que pagar cerca de 3,3 milhões de guaranis semestrais, o que equivale a pouco mais de 2 mil reais.

Porém, em 2020 o governo paraguaio promulgou uma lei que garante gratuidade nas universidades públicas do país. Essa lei vale para alunos com vulnerabilidade econômica ou que estudaram em escolas públicas paraguaias, portanto, não beneficia necessariamente estudantes de escolas públicas brasileiras.

2. O custo de vida no Paraguai é acessível

A grande vantagem de estudar no Paraguai são mesmo os preços acessíveis. Isso vale tanto para as tarifas escolares quanto para o custo de vida. Segundo a Expatistan, o nosso vizinho é o país mais barato de toda a América Latina.

Segundo comparações da calculadora de custos de vida, os preços para viver no Paraguai são 90% inferiores do que os praticados em outros países do mundo. Em comparação com o Brasil, os custos são cerca de 19% mais baixos.

Isso não quer dizer, porém, que os valores para se viver na capital, Assunção, são inexpressivos. Na verdade, a Expatistan calcula que uma única pessoa gasta cerca de 4 mil reais mensais para viver por lá. Ainda assim, esses custos são 30% menores do que os de São Paulo.

Assunção é um bom ugar para fazer medicina no Paraguai(Foto: Gilmar Mattos/Flickr)

3. Facilidade do idioma

Existe uma exigência em comum para a maioria dos intercâmbios de graduação fora do país: o domínio do idioma do curso. Geralmente, as faculdades oferecem opções de graduação e pós na língua nativa do país ou, em alguns casos, em inglês.

Ou seja, o  idioma pode representar uma barreira para aqueles que querem estudar no exterior. Afinal de contas, aprender alemão ou sueco, por exemplo, não é uma tarefa tão simples. Por isso, muitos priorizam línguas com as quais têm maior facilidade.

O Paraguai, como a maioria dos países da América Latina, tem o espanhol como o idioma oficial. Essa é, sem dúvida, uma grande vantagem, já que o castelhano é muito próximo do português e simples de se aprender até mesmo com cursos online totalmente gratuitos.

Porém, a característica que destaca o Paraguai dos nossos outros vizinhos latinos é que o português também é um idioma comum por lá. Como milhares de estudantes brasileiros vão para o país, o nosso idioma é compreendido por muitos professores e pode até ser encontrado no comércio local. Uma mão na roda, né?

E não para por aí. Enquanto universidades internacionais costumam pedir um certificado de proficiência no idioma do curso, muitas das universidades paraguaias não exigem esse diploma. Mas lembre-se que o curso continua sendo em espanhol e você precisa saber a língua para ter um bom desempenho.

4. Facilidade de acesso ao curso

Uma das maiores dificuldades de quem deseja fazer um bacharelado em Medicina no Brasil é a prova de ingresso. Tanto quem vai se inscrever pelo Sisu, usando a nota do Enem, quanto quem ingressa por vestibulares enfrenta uma grande concorrência.

No formato adotado no Brasil, não interessa o seu rendimento durante o Ensino Médio. Tudo o que importa é a sua nota em uma única prova. O processo seletivo brasileiro é bem diferente do adotado em outros lugares do mundo, incluindo o Paraguai.

Ainda que algumas instituições realizem provas de ingresso, muitas das universidades paraguaias não exigem nenhum tipo de vestibular para realizarem sua matrícula. Em alguns casos, basta fazer um curso preparatório na própria universidade.

Porém, as vagas continuam sendo limitadas. Para garantir um lugar nas universidades de acesso sem vestibular é necessário fazer sua inscrição com antecedência. Geralmente, o critério de admissão é a ordem de chegada, ou seja, quem se inscreve primeiro consegue a vaga.

É importante lembrar que algumas instituições, como a Universidade Nacional de Assunção exigem que os alunos prestem um exame de ingresso. Nesses casos, apenas os aprovados e classificados no número de vagas disponíveis podem se matricular no curso.

Desvantagens

Ainda que tenha alguns pontos positivos, estudar Medicina no Paraguai também tem desvantagens. Antes de decidir ir para lá, leve em conta os seguintes pontos:

1. É possível encontrar cursos melhores em outros países

O Paraguai não é conhecido internacionalmente por sua boa educação. Apenas uma universidade paraguaia entrou para a lista da QS das melhores instituições de ensino superior do mundo: a Universidade Nacional de Assunção.

De acordo com o QS World University Ranking, a melhor universidade do Paraguai está entre as 1.001 e 1.200 melhores do planeta. Porém, nenhum dos cursos da instituição se destacaram entre os avaliados no QS by Subject, que avalia disciplinas isoladas.

Apenas entrar para a lista da QS é um grande feito. Afinal, estar entre as duas mil melhores universidades do mundo não é pouca coisa. Apenas no Brasil existem 2.364 instituições de ensino superior registradas pelo MEC. Porém, a classificação da UNA é bem inferior à das brasileiras da lista.

Mesmo entre nossos países vizinhos o Paraguai não se sai bem. A Argentina, por exemplo, tem uma das 100 melhores universidades do planeta, enquanto universidades do Chile estão na lista das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo.

2. Nem sempre os cursos são confiáveis

O jornal Estado de São Paulo teve acesso a uma pesquisa realizada pelo Ministério das Relações Exteriores com brasileiros que estudam no Paraguai. Segundo esse levantamento, existem relatos de vários problemas entre os estudantes.

Uma das queixas mais frequentes é a falta de infraestrutura dos cursos. Existem casos de faculdades que funcionam sem a autorização do governo local e em prédios improvisados. Mas não para por aí. Vários alunos relataram que tiveram problemas com o pagamento das mensalidades e até mesmo com assédio.

via GIPHY

Por isso mesmo é muito importante não se empolgar com a possibilidade de gastar pouco. É preciso avaliar bem as opções antes de escolher ir para o Paraguai. Se você quer mesmo ir para lá, escolha apenas entre universidades bastante conhecidas e confiáveis.

3. Os cursos são pagos

É verdade que as mensalidades cobradas no Paraguai são muito inferiores àquelas praticadas no Brasil. Se levarmos em conta os valores dos cursos de Medicina no restante do mundo, escolher uma universidade paraguaia pode parecer ainda mais vantajoso.

Porém, você sabia que a Universidade de Buenos Aires, a 69.ª melhor do planeta, oferece um curso de medicina gratuito e sem necessidade de passar por um vestibular? Na Argentina as universidades públicas são gratuitas, como no Brasil. A vantagem perante ao Paraguai é que a qualidade é muito superior.

LEIA TAMBÉM — Medicina na UBA: conheça o curso da Universidade de Buenos Aires

Além disso, mesmo que os cursos de Medicina no Paraguai fossem excelentes, eles exigem o pagamento de tarifas e não existem muitas bolsas disponíveis para brasileiros durante a graduação. Apenas quem estudou em escolas públicas paraguaias ou com subsídio do governo pode fazer o curso de graça nas universidades públicas do país.

4. Você terá que revalidar seu diploma

Se você fizer qualquer curso no exterior terá que revalidar seu diploma para atuar no Brasil. Isso acontece porque, atualmente, o nosso país não possui nenhum acordo internacional de equivalência de diplomas.

O processo para a revalidação do seu diploma de medicina é o mesmo independente se você estudou no Paraguai ou na Alemanha. Você terá que entrar com uma solicitação em uma universidade pública que ofereça o curso e testar os seus conhecimentos na área.

LEIA TAMBÉM — Como revalidar o diploma de Medicina no Brasil?

O nome da universidade onde você se formou originalmente não importa. Se você for aprovado(a) nas provas teórica e prática você terá o seu diploma revalidado. Porém, quanto melhor for seu curso, maiores suas chances de conseguir a aprovação.

Qual a melhor faculdade de medicina do Paraguai?

Se depois de analisar as vantagens e desvantagens de estudar no Paraguai você ainda deseja fazer seu curso de Medicina lá, a recomendação é escolher uma boa universidade. A opção mais segura é a Universidade Nacional de Assunção.

Um dos motivos para se escolher a UNA é sua tradição. O curso de Medicina foi um dos primeiros da universidade. Sua origem data de 1877, quando foi fundado o Hospital de Caridade. Mais tarde, em 1889 o hospital foi integrado à recém criada Universidade Nacional de Assunção na Faculdade de Ciências Médicas.

a UNA é a melhor opção para fazer medicina no Paraguai(Foto: Chipenda/Wikimedia Commons)

Apesar disso, o primeiro curso de Medicina da UNA só iniciou suas atividades em 1898. A primeira turma se formou entre 1903 e 1904, contando com um total de 12 médicos. Quem se forma na UNA ganha o título de Doutor em Medicina e Cirurgia, ainda que o curso tenha nível de graduação.

Atualmente, são necessários 6 anos de estudo para se tornar um médico pela UNA. A faculdade conta, hoje, com 150 professores e 855 estudantes. Além da graduação em Medicina, a universidade oferece cursos de mestrado em Docência Médica e Nutrição Humana.

Como fazer medicina no Paraguai?

Os critérios para estudar Medicina no Paraguai variam muito conforme a universidade. Aqui vamos focar no processo seletivo da UNA, já que este é um dos cursos que realmente podem valer a pena.

Na Universidade Nacional de Assunção é preciso fazer um Exame de Admissão para ingressar no curso de Medicina. Nesta prova, serão cobrados conhecimentos de:

  • Biologia;
  • Espanhol;
  • Física;
  • Matemática;
  • Química;
  • Responsabilidade Social Universitária (RSU).

Os exames são divididos em três dias e costumam ser realizados em fevereiro. Para participar é preciso pagar uma taxa de 750 mil guaranis e fazer a sua inscrição com os seguintes documentos:

  • Diploma de Ensino Médio revalidado na UNA;
  • Histórico Escolar;
  • Passaporte ou identidade;
  • Comprovante de residência.
  • Exame de tipo sanguíneo;
  • Certificado de antecedentes criminais;
  • 2 fotos 3x4 atualizada.

As inscrições para as provas de ingresso acontecem entre outubro e novembro do ano anterior. Ela é feita por meio de um formulário eletrônico disponível no site do curso de Medicina. Lá também são divulgados os conteúdos das provas.

Todos os anos são oferecidas 150 vagas para o curso de Medicina no campus principal da UNA e outras 40 para o campus secundário. A concorrência gira em torno de 5 alunos por vaga. 

Onde estudar medicina no exterior?

Estudar medicina no Paraguai pode não ser tão vantajoso quanto em outros lugares do mundo. A verdade é que fazer faculdade em países como o Reino Unido e até os Estados Unidos te garante mais qualidade e por um custo muito mais acessível do que você pensa. Clique aqui e descubra quais são os melhores países para estudar medicina no exterior!

consultoria

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

08 Mar 2022

Postagens recentes